Abstract:
RESUMO:Introdução: Dificuldades no processo de adaptação à dinâmica do ensino superior podem impactar de forma negativa na saúde mental, no bem-estar, no desenvolvimento psicossocial e/ou na formação profissional dos universitários durante a graduação. Em decorrência disso, esses alunos podem apresentar quedas acentuadas nos padrões de envolvimento acadêmico, o
que pode contribuir para a evasão no ensino superior. Objetivo: Analisar as motivações
potenciais para a evasão universitária e a relação com os sintomas de depressão, ansiedade e estresse entre graduandos em Enfermagem. Método: Estudo transversal analítico, realizado com 179 graduandos em Enfermagem de uma universidade pública do nordeste brasileiro.Foram incluídos alunos do 1º ao 9º período, com matrícula ativa no curso de graduação em
enfermagem. Excluiu-se os alunos em situação de trancamento/afastamento. Os dados foram
coletados por meio dos instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Escala de Motivos para Evasão no Ensino Superior e Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse. A análise estatística foi realizada por meio do programa Statistical Package for the Social Science (SPSS). Para
responder à questão de pesquisa e aos objetivos específicos, foram realizadas as análises descrita e inferencial dos dados. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, com o número de parecer 5.706.004. Todos os participantes receberam e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os princípios de ética
e confidencialidade da Resolução nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde foram seguidos. Resultados: Dos sete domínios motivacionais analisados, cinco apresentaram dominância do eixo ‘muito forte’ e foram considerados motivos potenciais relevantes para a intenção de abandonar a graduação: Vocacionais (72,1%), Falta de suporte (69,8%),
Institucionais (69,3%), Carreira (59,8%) e Desempenho acadêmico (38,5%). A análise
correlacional entre os escores da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse e da Escala de Motivos para a Evasão Universitária mostrou correlações significativamente positivas, com variação de intensidade. Para a variável ‘Depressão’, os fatores ‘Interpessoais’ (rs=0,335; p<0,001), ‘Vocacionais’ (rs=0,326; p<0,001) e ‘Institucionais’ (rs=0,300; p<0,001)
apresentaram correlação positiva moderada. Para a ‘Ansiedade’, houve correlação
positivamente fraca com seis domínios. Para o ‘Estresse’, todos os coeficientes indicaram o padrão de correlações positivas fracas. Na avaliação de regressão, alunos com sintomas depressivos apresentaram 3,448 vezes mais chances de desistirem por motivos relacionados ao ‘Desempenho acadêmico’; o ‘Estresse’ relacionou-se à probabilidade 2,321 vezes maior de
abandono por motivos relacionados ao ‘Desempenho Acadêmico’; alunos ansiosos tiveram
3,850 vezes mais chances de intencionar a evasão por motivos relacionados à ‘Falta de suporte’. Conclusão: Os desfechos encontrados neste estudo revelam que, embora em intensidade
oscilatória, os motivos para a evasão universitária e os sintomas de ansiedade, depressão e
estresse se correlacionam significativamente. Evidenciou-se ainda que depressão, ansiedade e
estresse podem ser variáveis preditoras na acentuação da força motivacional dos motivos para evasão. Esses resultados sugerem que, em caráter multidimensional, todas as motivações têm alguma influência na intenção do estudante em abandonar o curso de graduação. Demonstra-se que os motivos, contextos e fatores preditivos devem ser analisados de forma complementar
para o entendimento abrangente do complexo fenômeno da evasão universitária.
ABSTRACT:Introduction: Difficulties in the process of adapting to the dynamics of higher education can
negatively impact the mental health, well-being, psychosocial development and/or professional training of university students during graduation. As a result, these students may experience sharp drops in academic engagement standards, which may contribute to dropout rates in higher
education. Objective: To analyze the potential motivations for dropping out of university and
the relationship with symptoms of depression, anxiety and stress among nursing students.
Method: Analytical cross-sectional study, carried out with 179 Nursing undergraduates from a public university in northeastern Brazil. Students from the 1st to the 9th period, actively enrolled in the undergraduate nursing course, were included. Students in a situation of
withdrawal were excluded. Data were collected using the following instruments:
Sociodemographic Questionnaire, Scale of Reasons for Dropping Out of Higher Education and
Scale of Depression, Anxiety and Stress. Statistical analysis was performed using the Statistical Package for the Social Science (SPSS) program. To answer the research question and specific
objectives, described and inferential data analyzes were carried out. This study was approved
by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí, with opinion number
5,706,004. All participants received and signed the Informed Consent Form. The ethics and confidentiality principles of Resolution No. 466/2012 and No. 510/2016 of the National Health Council were followed. Results: Of the seven motivational domains analyzed, five showed dominance of the 'very strong' axis and were considered relevant potential reasons for the intention to abandon graduation: Vocational (72.1%), Lack of support (69.8%), Institutional
(69.3%), Career (59.8%) and Academic performance (38.5%). The correlational analysis
between the scores on the Depression, Anxiety and Stress Scale and the Reasons for Leaving University Scale showed significantly positive correlations, with varying intensity. For the variable 'Depression', the factors 'Interpersonal' (rs=0.335; p<0.001), 'Vocational' (rs=0.326; p<0.001) and 'Institutional' (rs=0.300; p<0.001) showed a positive correlation moderate. For
‘Anxiety’, there was a weak positive correlation with six domains. For ‘Stress’, all coefficients
indicated the pattern of weak positive correlations. In the regression evaluation, students with depressive symptoms were 3.448 times more likely to drop out for reasons related to 'Academic performance'; ‘Stress’ was related to a 2.321 times greater probability of dropping out for reasons related to ‘Academic Performance’; anxious students were 3.850 times more likely to
intend to drop out for reasons related to ‘Lack of support’Conclusion: The outcomes found in this study reveal that, although in oscillatory intensity, the reasons for dropping out of universityand the symptoms of anxiety, depression and stress are significantly correlated. It was also evident that depression, anxiety and stress can be predictive variables in accentuating the
motivational strength of reasons for evasion. These results suggest that, on a multidimensional
basis, all motivations have some influence on the student's intention to abandon the
undergraduate course. It is demonstrated that the reasons, contexts and predictive factors must be analyzed in a complementary way to comprehensively understand the complex phenomenon of university dropout