dc.description.abstract |
RESUMO
As tendências pedagógicas contemporâneas têm enfatizado, nos últimos anos, a relevância do estudo e do desenvolvimento das Competências Socioemocionais, bem como da educaçãosocioemocional, que gradualmente vêm sendo incorporadas ao ambiente escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece os conhecimentos e habilidades fundamentais aos quais todos os estudantes devem ter acesso ao longo da educação básica, além de oferecer subsídios para uma formação integral e humanizadora, que prioriza o desenvolvimento de emoções por meio de um currículo unificado. Nesse contexto, a presente pesquisa fundamenta- se na seguinte problemática: como desenvolver as competências socioemocionais em alunos
dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Assim, o objetivo geral do estudo consiste em
desenvolver as competências socioemocionais em alunos dos anos iniciais do Ensino
Fundamental. Especificamente, buscou-se: identificar a percepção dos professores sobre as competências socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem nos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; descrever como promover o desenvolvimento de competências socioemocionais em alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; caracterizar práticas de ensino no desenvolvimento das competências socioemocionais em situações cotidianas do ambiente escolar. O referencial teórico que sustenta este estudo está baseado nas contribuições de Zabala e Arnau (2014), Perrenoud (2000), Del Prette (2022), Menezes (2020), Abed (2014),Magalhães (2022), Gardner (1995) e Goleman (1999), os quais discutem a importância dasCompetências Socioemocionais na formação discente. Ademais, são considerados os pressupostos da BNCC (2017), bem como os estudos do Instituto Ayrton Senna (2016) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (2015). Metodologicamente, a pesquisa fundamenta-se nas concepções de Minayo (2014), Gatti (2010), Gil (2010) e Moreira e Caleffe (2008). A abordagem adotada é qualitativa e interventiva, pautada no estudo de caso,cujo objetivo é compreender as ações no contexto em que se desenvolve, permitindo uma
análise detalhada de especificações educacionais contemporâneas. O estudo também se apoia na metodologia da pesquisa-ação, estabelecendo, assim, uma relação dialética. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Lindamir Lima, pertencente à rede pública municipal de ensino de Teresina (PI). Os participantes da investigação compreendem professores e estudantes da instituição. Para a coleta de dados, foram empregadas entrevistas e observações participantes,realizadas no âmbito de um projeto de intervenção. Os dados coletados foram organizados,categorizados e detalhados com base na metodologia de análise de conteúdo proposta por Bardin (2022) e Minayo (2014), sendo interpretados à luz do método hermenêutico-interpretativo desenvolvido por Minayo (2014) e Stein (2015). Os resultados evidenciam que a
implementação de estratégias de aprendizagens específicas ao desenvolvimento das
competências socioemocionais no contexto das escolas públicas contribui de maneira
significativa para a formação dos estudantes. Observar que tais estratégias, quando articuladasàs competências cognitivas, favorecem aprendizagens mais significativas, promovendo um ensino mais contextual e oportunizando sentido e significado nas aprendizagens dos alunos para sua formação integral.
Palavras-Chave: Competências socioemocionais; Desenvolvimento da aprendizagem;
Educação socioemocional; Estratégias de aprendizagem; Currículo.
ABSTRACT
Contemporary pedagogical trends have emphasized, in recent years, the relevance of the study and development of Socio-Emotional Skills, as well as socio-emotional education, which have gradually been incorporated into the school environment. The National Common Curricular Base (BNCC) establishes the fundamental knowledge and skills that all students must have access to throughout basic education, in addition to offering subsidies for comprehensive and humanizing training, which prioritizes the development of emotions through a unified curriculum. In this context, this research is based on the following problem: how to develop socio-emotional skills in students in the early years of Elementary School? Thus, the general objective of the study is to develop socio-emotional skills in students in the early years of Elementary School. Specifically, we sought to: identify teachers' perception of socio-emotional skills in the development of learning in students in the early years of Elementary School; describe how to promote the development of socio-emotional skills in students in the early years of Elementary School; characterize teaching practices in the development of socio-emotiona skills in everyday situations in the school environment. The theoretical framework that supports
this study is based on the contributions of Zabala and Arnau (2014), Perrenoud (2000), Del Prette (2022), Menezes (2020), Abed (2014), Magalhães (2022), Gardner (1995) and Goleman (1999), who discuss the importance of Socio-Emotional Skills in student training. Furthermore,the assumptions of the BNCC (2017) are considered, as well as studies by the Ayrton Senna Institute (2016) and the Organization for Economic Cooperation and Development (2015).Methodologically, the research is based on the concepts of Minayo (2014), Gatti (2010), Gil(2010) and Moreira and Caleffe (2008). The approach adopted is qualitative and interventional,based on the case study, whose objective is to understand the actions in the context in which they take place, allowing a detailed analysis of contemporary educational specifications. The study is also based on the methodology of action research, thus establishing a dialectical relationship. The locus of the research was the Lindamir Lima Municipal School, belonging to the municipal public education network in Teresina (PI). The research participants include teachers and students from the institution. For data collection, interviews and participant observations were used, carried out within the scope of an intervention project. The data collected was organized, categorized and detailed based on the content analysis methodology proposed by Bardin (2022) and Minayo (2014), being interpreted in light of the hermeneutic- interpretive method developed by Minayo (2014) and Stein (2015). The results show that the
implementation of specific learning strategies for the development of socio-emotional skills in the context of public schools contributes significantly to the training of students. Note that such strategies, when linked to cognitive skills, favor more meaningful learning, promoting more contextual teaching and providing meaning and meaning in students' learning for their comprehensive education.
Keywords: Socio-emotional skills; Learning development; Socio-emotional education;
Learning strategies; Curriculum. |
pt_BR |