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RESUMO
Introdução: a Atenção Primária em Saúde constitui-se como o primeiro nível de 
assistência no Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, o cuidado em saúde mental, 
a partir do estabelecimento da Rede de Atenção Psicossocial, incluiu os cuidados 
primários como parte de seus componentes. No entanto, ainda se observa
dificuldade/deficiência entre os profissionais quanto ao manejo ao paciente 
psiquiátrico. Objetivos: construir um vídeo educativo sobre transtornos mentais 
direcionado aos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e validar, em conteúdo e 
aparência, o vídeo educativo sobre transtornos mentais direcionado aos enfermeiros 
da Atenção Primária à Saúde. Método: estudo dividido em duas fases: qualitativa e 
metodológica. A pesquisa foi realizada no município de Teresina, Piauí, Brasil. A
coleta contou com os enfermeiros da Atenção Primária em Saúde. Para construção 
do vídeo educativo sobre os transtornos mentais, dirigido aos profissionais da
Atenção Primária à Saúde, foram extraídas as informações do discurso dos 
enfermeiros entrevistados, bem como do “Manual de intervenções para transtornos 
mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na rede de atenção básica 
à saúde – Versão 2.0”, além de serem complementadas por dados contidos no 
“Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais – DSM V”. E como 
referencial metodológico foi utilizado o de Kindem e Musburger. A validação do 
conteúdo do storyboard foi realizada mediante avaliação de juízes com expertise na 
área de saúde mental e de saúde coletiva, mediante os critérios de Jasper (1994), 
utilizando-se do Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde. Por 
conseguinte, a validação da aparência do vídeo foi realizada pelos representantes 
do público-alvo, com aplicação do Instrumento de Validação de Aparência de 
Tecnologia Educacional em Saúde. Para análise dos dados, foram utilizados os 
cálculos do Índice de Validade de Conteúdo, bem como o teste binomial. O projeto 
contou com a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal 
do Piauí. Resultados: O vídeo foi construído a partir dos princípios da Teoria 
Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, composto por animação digital e narração 
em áudio, possuiu 23 minutos e 42 segundos e contemplou quatro transtornos
psiquiátricos, sendo eles: depressão, transtorno bipolar, transtorno de ansiedade e 
esquizofrenia. Os itens avaliados pelos juízes especialistas obtiveram IVC superior a 
0,8, de forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, 
estrutura/apresentação e relevância. Na avaliação dos enfermeiros, mediante
análise do IVC, que mostrou valores acima de 80%, exceto para o item 4 –
considerou-se o vídeo válido quanto ao conteúdo e aparência. Conclusão: o vídeo 
educativo sobre transtornos mentais direcionado aos enfermeiros da Atenção 
Primária à Saúde apresentou validade quanto aos critérios de Conteúdo e 
Aparência.
Palavras-chave: Tecnologia educacional; Mídia Audiovisual; Pessoal de saúde; 
Saúde mental; Atenção Primária à Saúde.
ABSTRACT
System. In this context, mental health care, since the establishment of the 
Psychosocial Care Network, has included primary care as part of its components. 
However, difficulties/deficiencies are still observed among professionals regarding 
the management of psychiatric patients. Objectives: to create an educational video 
on mental disorders aimed at nurses in Primary Health Care and to validate, in terms 
of content and appearance, the educational video on mental disorders aimed at 
nurses in Primary Health Care. Method: this study was divided into two phases: 
qualitative and methodological. The research was conducted in the city of Teresina, 
Piauí, Brazil. The data collection included nurses in Primary Health Care. To create 
the educational video on mental disorders aimed at professionals in Primary Health 
Care, information was extracted from the discourse of the nurses interviewed, as well 
as from the “Manual of Interventions for Mental, Neurological, and Alcohol and Other 
Drug Use Disorders in the Primary Health Care Network– Version 2.0”, in addition to 
being complemented by data contained in the “Diagnostic and Statistical Manual of 
Mental Disorders – DSM V”. And as a methodological reference, the one by Kindem 
and Musburger was used. The content of the storyboard was validated by judges 
with expertise in the areas of mental health and public health, according to Jasper's 
criteria (1994), using the Health Education Content Validation Instrument. 
Consequently, the video's appearance was validated by representatives of the target 
audience, using the Health Education Technology Appearance Validation Instrument. 
Data analysis was performed using the Content Validity Index calculations and the 
binomial test. The project was approved by the Research Ethics Committee of the 
Federal University of Piauí. Results: the video was constructed based on the 
principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning, composed of digital 
animation and audio narration, was 23 minutes and 42 seconds long, and covered 
four psychiatric disorders: depression, bipolar disorder, anxiety disorder, and 
schizophrenia. The items evaluated by the expert judges obtained a CVI higher than 
0.8, so the video was considered valid in terms of objectives, structure/presentation, 
and relevance. In the nurses’ assessment, through analysis of the CVI, which 
showed values above 80%, except for item 4 – the video was considered valid in 
terms of content and appearance. Conclusion: the educational video on mental 
disorders aimed at nurses in Primary Health Care showed validity in terms of Content 
and Appearance.
Keywords: Educational technology; Audiovisual media; Health personnel; Mental 
health; Primary Health Care.
RESUMEN
Introducción: la Atención Primaria de Salud es el primer nivel asistencial del 
Sistema Único de Salud. En este sentido, la atención a la salud mental, a partir de la 
constitución de la Red de Atención Psicosocial, incluyó la atención primaria como 
parte de sus componentes. Sin embargo, aún existe dificultad/deficiencia entre los 
profesionales en cuanto al manejo de pacientes psiquiátricos. Objetivos: construir 
un video educativo sobre trastornos mentales dirigido a enfermeros de Atención 
Primaria a la Salud y validar, en contenido y apariencia, el video educativo sobre 
trastornos mentales dirigido a enfermeros de Atención Primaria a la Salud. 
Método: estudio dividido en dos fases: cualitativa y metodológica. La investigación 
se llevó a cabo en el municipio de Teresina, Piauí, Brasil. La recogida incluyó 
enfermeros de Atención Primaria de Salud. Para la creación del vídeo educativo 
sobre trastornos mentales, dirigido a profesionales de Atención Primaria de Salud, 
se extrajo información de los discursos de los enfermeros entrevistados, así como 
del “Manual de intervenciones para trastornos mentales, neurológicos y por consumo 
de alcohol y otras drogas en la red de atención primaria de salud – Versión 2.0”, 
además de complementarse con datos contenidos en el “Manual diagnóstico y 
estadístico de los trastornos mentales – DSM V”. Como referente metodológico se 
utilizó Kindem y Musburger. La validación del contenido del storyboard se realizó 
mediante evaluación por jueces con experiencia en el área de salud mental y salud 
colectiva, utilizando los criterios de Jasper (1994), utilizando el Instrumento de 
Validación de Contenido Educativo en Salud. Por consiguiente, la validación de la 
apariencia del video fue realizada por representantes del público objetivo, utilizando 
el Instrumento de Validación de Apariencia de Tecnología Educativa en Salud. Para 
el análisis de los datos se utilizó el cálculo del Índice de Validez de Contenido, así 
como la prueba binomial. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en 
Investigación de la Universidad Federal de Piauí. Resultados: el video fue 
construido con base en los principios de la Teoría Cognitiva del Aprendizaje 
Multimedia, compuesto por animación digital y narración en audio, tuvo una duración 
de 23 minutos y 42 segundos y abarcó cuatro trastornos psiquiátricos, a saber: 
depresión, trastorno bipolar, trastorno de ansiedad y esquizofrenia. Los ítems 
evaluados por los jueces expertos obtuvieron un CVI superior a 0,8, por lo que el 
vídeo se consideró válido en cuanto a objetivos, estructura/presentación y 
relevancia. En la evaluación de los enfermeros, a través del análisis del CVI, que 
presentó valores superiores al 80%, excepto el ítem 4, el video fue considerado 
válido en cuanto a contenido y apariencia. Conclusión: el video educativo sobre 
trastornos mentales dirigido a enfermeros de Atención Primaria de Salud fue válido 
en cuanto a criterios de Contenido y Apariencia.
Palabras clave: Tecnología educativa; Medios Audiovisuales; Personal de salud; 
Salud mental; Atención Primaria de Salud. | 
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