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PROBABILIDADE: aplicação ao estudo de genética

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dc.contributor.author ARAÚJO, João Henrique Fontenele de
dc.date.accessioned 2017-01-16T16:24:57Z
dc.date.available 2017-01-16T16:24:57Z
dc.date.issued 2017-01-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/399
dc.description Orientador: Prof. MSc. Cleyton Natanael Lopes Carvalho Cunha. Membro Interno: Prof. MSc. Marcelo de Oliveira Rêgo. Membro Externo: Prof. MSc. Weslay Vieira de Araújo (IFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo sugerir uma proposta de abordagem dos conteúdos de probabilidade e genética promovendo uma maior interação entre a Matem ática e Biologia, utilizando uma sequência adequada para o ensino de probabilidade em turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio, tendo como base a genética, através da análise de cruzamentos e das características dos descendentes. Os problemas propostos estão sequenciados e divididos de acordo com os seguintes temas: espaço amostral, probabilidade de eventos independentes e probabilidade condicional. Eles foram resolvidos abordando a teoria por meio de conceitos e alguns resultados, e usando as fórmulas de probabilidade, com o objetivo de que os alunos tenham um melhor entendimento do conteúdo, evitando que simplesmente decorem as regras do “e” e a regra do “ou”, quando se trata da probabilidade de ocorrer, simultaneamente, dois ou mais eventos independentes. Espera-se que com este trabalho o professor de biologia e matemática possam trabalhar de uma maneira interdisciplinar e mais contextualizada. E que o aluno tenha uma real compreensão dos conteúdos por ter em suas mãos diferentes ferramentas. ABSTRACT: This paper aims to suggest a proposed approach to probability and genetic content promoting an interaction between mathematics and biology, using an appropriate sequence for teaching probability in the second and third high school years’ classes, based genetics, through the analysis of intersections and the characteristics of the offspring. The proposed problems are sequenced and divided according to the following topics: sample space, probability of independent events and conditional probability. They were resolved by addressing the theory by means of concepts and some results, and using probability formulas, in order to give students a better understanding of the content, preventing simply memorize the rules of the “and” and the rule “or” when it is the probability of occurring simultaneously two or more independent events. It is hoped with this work the professors of biology and mathematics can work in an interdisciplinary and more contextualized way. And the student has a real understanding of the contents to have in their hands different tools. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Probabilidade pt_BR
dc.subject Genética pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Biologia pt_BR
dc.subject Probability pt_BR
dc.subject Genetics pt_BR
dc.subject Mathematical pt_BR
dc.subject Biology pt_BR
dc.title PROBABILIDADE: aplicação ao estudo de genética pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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