Abstract:
RESUMO: Introdução: a terceira etapa é primordial para a garantia dos cuidados ao bebê no domicílio,
uma vez que ela dá continuidade ao que foi iniciado no ambiente hospitalar, principalmente por
meio da Atenção Básica, momento em que os enfermeiros avaliam as fragilidades e o potencial
das necessidades que os pais e os filhos podem apresentar no domicílio. A partir desse
diagnóstico, reforçam as orientações e avaliam as condições maternas quanto aos aspectos
ginecológicos e psicológicos. Entretanto, a participação dos enfermeiros da Atenção Básica no
Método Canguru ainda é retraída e o cuidado ao bebê prematuro e/ou de baixo peso, rodeado
de inseguranças e incertezas. Objetivo: construir uma matriz teórica explicativa, a partir dos
significados atribuídos ao acompanhamento dos recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso,
na terceira etapa do Método Canguru na Atenção Básica pelos enfermeiros. Metodologia:
utilizou-se a abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria
Fundamentada nos Dados e o Interacionismo Simbólico como referencial teórico. A amostra
pode ser considerada intencional, composta por oito enfermeiros da Atenção Básica. Os dados
foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade, realizadas entre 14 de dezembro de
2021 e 28 de março de 2022. As entrevistas foram gravadas com consentimento dos
participantes e transcritas na íntegra, totalizando uma hora, três minutos e 49 segundos de
entrevista. Em seguida, procedeu-se às codificações sistemáticas e à elaboração de categorias
preliminares com seus respectivos códigos. Os participantes foram selecionados por meio da
experiência com recém-nascidos, bem como por conhecimentos e habilidades teórico-práticas
para lidar com esse público. Este estudo possui consentimento do Comitê de Ética em Pesquisa
da Universidade Federal do Piauí e dos locais do estudo sob o Parecer no 4.971.432.
Resultados: os dados trouxeram a materialização de uma categoria central: Desafiando-se na
assistência ao RN prematuro e/ou de baixo peso na Atenção Básica diante dos limites da
continuidade no atendimento e na operacionalização de rotinas assistenciais individualizadas;
de cinco categorias iniciais: Reconhecendo a rotina assistencial; Percebendo os recém-nascidos
prematuros e/ou de baixo peso; Entendendo o sistema de referência e de contrarreferência;
Compreendendo os entraves na eficácia do Método Canguru na Atenção Básica; Criando
estratégias para endossar o Método Canguru na Atenção Básica e de 15 subcategorias:
Generalizando a rotina assistencial; Especificando a rotina assistencial; Desvelando a
importância do Método Canguru ao recém-nascido prematuro e/ou de baixo peso; Revelando a
visão do enfermeiro; Afirmando as necessidades individuais; Apresentando as limitações da
funcionalidade do sistema; Afirmando a importância da continuidade da assistência;
Enfatizando a restrição das visitas domiciliares; Priorizando o serviço especializado;
Responsabilizando o hospital; Expressando a incipiência do enfermeiro; Revelando os
sentimentos e as dificuldades das mães no cuidado ao recém-nascido; Buscando ações
inovadoras; Utilizando a comunicação; Envolvendo a equipe multiprofissional. Unidas, elas
formam o arcabouço explicativo do fenômeno. Conclusão: a matriz ilustrou-se por meio da
análise sistemática e contínua dos dados emergidos das falas dos participantes, desafiando-se
na assistência ao RN prematuro e/ou de baixo peso na Atenção Básica diante dos limites da
continuidade no atendimento e na operacionalização de rotinas assistenciais individualizadas.
ABSTRACT: Introduction: the third stage is essential to guarantee care for the baby at home, since it
continues what was started in the hospital environment, mainly through Primary Care Units,
when nurses assess the weaknesses and potential needs that parents and children may present
at home. Based on this diagnosis, they reinforce the guidelines and assess maternal conditions
in terms of gynecological and psychological aspects. However, the participation of primary care
nurses in the Kangaroo Method is still shy and the care of premature and/or low birth weight
babies is surrounded by insecurities and uncertainties. Objective: to build an explanatory
theoretical matrix based on the meanings attributed to the monitoring of premature and/or low
weight newborns in the third stage of the Kangaroo Method in Primary Care by nurses.
Methodology: a qualitative approach was used, via the Grounded Theory as a methodological
framework and symbolic interactionism as a theoretical framework. The sample can be
considered intentional, composed of 8 Primary Care nurses. Data were obtained through in-
depth interviews, carried out between December 14, 2021 and March 28, 2022. The interviews
were recorded with the consent of the participants and transcribed in full, totaling 1 hour, 3
minutes and 49 seconds of interview. Then, the systematic coding and the elaboration of
preliminary categories with their respective codes were implemented. Participants were
selected through experience with newborns, as well as theoretical-practical knowledge and
skills to deal with this audience. This study has consent from the Research Ethics Committee
of the Federal University of Piauí and the study sites, report n. 4.971.432. Results: the data
brought the materialization of a central category: challenging oneself in the care of premature
and/or low birth weight NBs in Primary Care in the face of the limits of continuity in care and
in the operationalization of individualized care routines; five initial categories: Recognizing the
care routine; Perceiving premature and/or low birth weight newborns; Understanding the
reference and counter-reference system; Understanding the barriers to the effectiveness of the
Kangaroo Method in Primary Care; Creating strategies to endorse the Kangaroo Method in
Primary Care; and 15 subcategories: Generalizing the care routine; Specifying the care routine;
Unveiling the importance of the Kangaroo Method to premature and/or low birth weight
newborns; Revealing the nurse's vision; Affirming individual needs; Introducing the limitations
of system functionality; Affirming the importance of continuity of care; Emphasizing the
restriction of home visits; Prioritizing the specialized service; Making the hospital responsible;
Expressing the nurse's incipience; Revealing the feelings and difficulties of mothers in caring
for the newborn; Seeking innovative actions; Using communication; Involving a
multidisciplinary team; which, together, form the explanatory framework of the phenomenon.
Conclusion: the matrix illustrated, through the systematic and continuous analysis of the data
emerging from the speeches of the participants, challenging themselves in the care of premature
and/or low birth weight NB in Primary Care given the limits of continuity in care and
operationalization of individualized care routines.
Description:
Orientadora: Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha
Examinadora externa: Profa. Dra. Gláucia Valente Valadares -UFRJ
Examinadora externa: Profa. Dra. Emanuella Silva Joventino Melo
Examinador interno: Prof. Dr. José Wictor Pereira Borges
Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia
Examinadora interna suplente: Profa. Dra. Herla Maria Furtado Jorge
Examinadora interna suplente: Profa. Dra. Grazielle Roberta Freitas da Silva