Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo sugerir uma proposta de abordagem dos
conteúdos de probabilidade e genética promovendo uma maior interação entre a Matem
ática e Biologia, utilizando uma sequência adequada para o ensino de probabilidade
em turmas do segundo e terceiro ano do ensino médio, tendo como base a genética, através
da análise de cruzamentos e das características dos descendentes. Os problemas propostos
estão sequenciados e divididos de acordo com os seguintes temas: espaço amostral,
probabilidade de eventos independentes e probabilidade condicional. Eles foram resolvidos
abordando a teoria por meio de conceitos e alguns resultados, e usando as fórmulas
de probabilidade, com o objetivo de que os alunos tenham um melhor entendimento do
conteúdo, evitando que simplesmente decorem as regras do “e” e a regra do “ou”, quando
se trata da probabilidade de ocorrer, simultaneamente, dois ou mais eventos independentes.
Espera-se que com este trabalho o professor de biologia e matemática possam
trabalhar de uma maneira interdisciplinar e mais contextualizada. E que o aluno tenha
uma real compreensão dos conteúdos por ter em suas mãos diferentes ferramentas.
ABSTRACT: This paper aims to suggest a proposed approach to probability and genetic content
promoting an interaction between mathematics and biology, using an appropriate sequence
for teaching probability in the second and third high school years’ classes, based
genetics, through the analysis of intersections and the characteristics of the offspring. The
proposed problems are sequenced and divided according to the following topics: sample
space, probability of independent events and conditional probability. They were resolved
by addressing the theory by means of concepts and some results, and using probability formulas,
in order to give students a better understanding of the content, preventing simply
memorize the rules of the “and” and the rule “or” when it is the probability of occurring
simultaneously two or more independent events. It is hoped with this work the professors
of biology and mathematics can work in an interdisciplinary and more contextualized way.
And the student has a real understanding of the contents to have in their hands different
tools.