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RESUMO: Este trabalho de dissertação investiga as competências necessárias para profissionais de transferência de tecnologia e o desenvolvimento de programas de capacitação e certificação no Brasil, enfatizando seu papel importante no fortalecimento do ecossistema de inovação do país. Com base em uma abordagem metodológica qualitativa, a pesquisa incluiu uma revisão de literatura, análise documental de relatórios e publicações de casos de sucesso, além de observação direta de atividades práticas em universidades brasileiras de destaque, a partir de participação em reuniões, eventos, entre outros, onde foi observado, em ações pontuais, como os profissionais de TT são necessários na mediação da interação de ICT com outras organizações da tríplice hélice e quais as competências e habilidades eles precisam desenvolver. Os resultados indicam uma lacuna significativa na formação e certificação de profissionais de TT, principalmente quando atuam no papel de intermediários de inovação, destacando a necessidade de aprimorar programas que reforcem as habilidades técnicas e comportamentais dos mesmos. O trabalho se baseia em melhores práticas internacionais, particularmente no modelo de certificação RTTP, da ATTP, para propor uma estrutura de certificação ajustada ao contexto do Brasil, que também pode ser adaptada a outros países em desenvolvimento. Os impactos esperados de programas de certificação incluem maior colaboração entre universidade, indústria e governo, maior eficiência nos processos de transferência de tecnologia e inovação aberta, assim como o aumento de vantagem competitiva por meio da inovação. Como resultado, foi elaborado um RTC (Relatório Técnico Conclusivo), produto de entrega tecnológica da dissertação de mestrado profissional, com recomendações para a implementação de programas de certificação e ações políticas que integrem efetivamente esses profissionais ao ecossistema de inovação do Brasil, transformando o conhecimento científico em benefícios tangíveis para a sociedade.
ABSTRACT: This dissertation investigates the competencies required for technology transfer (TT) professionals and the development of training and certification programs in Brazil, emphasizing their crucial role in strengthening the country's innovation ecosystem. Based on a qualitative methodological approach, the research included a literature review, document analysis of reports and successful case studies, and direct observation of practical activities at prominent Brazilian universities. This involved participation in meetings, events, and other activities, where specific actions demonstrated how TT professionals are essential in mediating interactions between science and technology institutions (STIs) and other organizations within the triple helix. It also identified the competencies and skills they need to develop. The results highlight a significant gap in the training and certification of TT professionals, particularly those serving as innovation intermediaries, emphasizing the need for enhanced programs that reinforce their technical and behavioral skills. The study draws on international best practices, particularly the RTTP certification model by ATTP, to propose a certification framework tailored to Brazil's context. This framework could also be adapted for other developing countries. The expected impacts of certification programs include increased collaboration between universities, industry, and government, greater efficiency in technology transfer and open innovation processes, and enhanced competitive advantage through innovation. As a final output, the dissertation delivers a Conclusive Technical Report (CTR), a technological deliverable of the professional master's program. This report provides recommendations for implementing certification programs and policy actions to effectively integrate these professionals into Brazil's innovation ecosystem. This integration aims to 8
transform scientific knowledge into tangible benefits for society