Abstract:
RESUMO:
Este trabalho apresenta como proposta o uso de uma ferramenta tecnológica, o Software
R, como auxílio ao ensino de Estatística para os estudantes da 3a série do Ensino Médio.
O uso desse programa em laboratório tem por objetivo complementar os conteúdos ministrados
em sala de aula e assim ajudar no processo ensino-aprendizagem da Matemática,
mais especificamente de Estatística. Neste trabalho encontra-se uma proposta de apostila
para a utilização do R relacionando-o aos conteúdos propostos para Estatística no Ensino
Médio, assim como um relatório com os resultados da aplicação do uso do software
elaborado a partir de um questionário respondido pelos próprios alunos. ABSTRACT: This paper presents proposal as the use of a technological tool, R Software, as an aid to
Statistics teaching for students of the 3rd year of High school . The use of the laboratory
program intends to complement the contents taught in the classroom and thus help in
the teaching and learning of mathematics, speci cally Statistics. This work is a handout
proposal for the use of R relating to the proposed content for Statistics in high school, as
well as a report with the results of software application usage drawn from a questionnaire
answered by the students.