Abstract:
RESUMO: Introdução: O amálgama e a resina composta são os materiais de uso direto disponíveis para
dentes posteriores. O amálgama é um material de baixo custo e com elevada longevidade. O
aprimoramento das propriedades mecânicas, químicas, físicas e estéticas das resinas
compostas e o desenvolvimento dos sistemas adesivos possibilitam a indicação com
segurança também para dentes posteriores. A evolução das resinas e questionamentos sobre
segurança do uso do amálgama induzem ao maior emprego das resinas compostas em dentes
posteriores em relação ao amálgama. Como consequência, há uma tendência de diminuição
ou eliminação do ensino do amálgama nos cursos de odontologia. Objetivo: Determinar quais
materiais e técnicas restauradoras são incluídas nos currículos e identificar fatores associados
ao uso de amálgama. Materiais e Métodos: Um questionário validado foi enviado a 183
cursos de graduação em odontologia. Resultados: Na análise bivariada, instituições privadas
apresentaram 62% menor chance de utilização de amálgama em clínicas, em relação às
públicas (OR=0,38; IC95%=0,16-0,88). Instituições que ministram aulas laboratoriais com
amálgama tiveram 40% maior chance de utilizarem amálgama na clínica (OR=1,40;
IC95%=1,25-1,57). Conclusão: A resina composta, seja por técnica direta, indireta ou semi-
direta destaca-se como principal material ensinado e utilizado nos cursos de Odontologia no
Brasil. O ensino do amálgama dental ainda é realizado na maioria das instituições
pesquisadas, mas em menor proporção em instituições privadas do que em públicas. No
entanto, novos estudos devem ser conduzidos para verificar a demanda por este assunto,
considerando sua importância no treinamento de habilidades manuais e por ser um material
ainda comercializado no Brasil.
ABSTRACT: Introduction: Amalgam and composite resin are the materials available for direct use in
posterior teeth. Amalgam is a low-cost material with high longevity. The improvement of the
mechanical, chemical, physical and aesthetic properties of composite resins and the
development of adhesive systems allow their safe use in posterior teeth as well. The evolution
of resins and questions about the safety of amalgam use have led to the greater use of
composite resins in posterior teeth compared to amalgam. As a consequence, there is a
tendency to reduce or eliminate the teaching of amalgam in dentistry courses. Objective: To
determine which restorative materials and techniques are included in the curricula and to
identify factors associated with the use of amalgam. Materials and Methods: A validated
questionnaire was sent to 183 undergraduate dentistry courses. Results: In the bivariate
analysis, private institutions had a 62% lower chance of using amalgam in their clinics,
compared to public institutions (OR=0.38; 95%CI=0.16-0.88). Institutions that provide
laboratory classes with amalgam had a 40% higher chance of using amalgam in their clinics
(OR=1.40; 95%CI=1.25-1.57). Conclusion: Composite resin, whether by direct, indirect or
semi-direct technique, stands out as the main material taught and used in Dentistry courses in
Brazil. Dental amalgam teaching is still carried out in most of the institutions surveyed, but to
a lesser extent in private institutions than in public ones. However, new studies should be
conducted to verify the demand for this subject, considering its importance in training manual
skills and because it is a material still commercialized in Brazil.