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RESUMO: A pesquisa etnomicológica permite uma melhor compreensão do uso de macrofungos por
grupos étnicos e fornece uma imagem mais clara da cosmovisão que as pessoas têm sobre a
ecologia, uso, classificação e conservação dos macrofungos. Objetivou-se com o estudo
investigar e sistematizar o conhecimento tradicional dos povos originários Guajajara sobre os
macrofungos, destacando sua diversidade e percepção, apresentando revisão sistemática do
tema, importância ecológica e usos tradicionais, e cartilha educativa que promova a
conservação destes organismos nas aldeias indígenas. A pesquisa se delineou nos seguintes
questionamentos: Como os fungos são percebidos no ambiente e como é transmitido o
conhecimento etnomicológico entre as gerações? Há usos das espécies e como resgatar esse
conhecimento para conservá-las? Duas Hipóteses foram elencadas: Os Guajajara conhecem e
fazem uso dos macrofungos encontrados no ambiente e que eles transferem o conhecimento
ao longo das gerações. As Aldeias Pé de Galinha e Três Irmãos de Barra do Corda/MA, foram
escolhidas para a realização do estudo. Como aportes metodológicos, utilizou-se na análise
qualitativa, as técnicas do rapport, turnês-guiada, caderno de campo, checklist-entrevista e
entrevista semiestruturada. O Valor de Uso, índice de diversidade de Shannon-Weiner, índice
de Sørensen e Método Prisma (2020), foram utilizados na análise quantitativa. O material
coletado foi incorporado ao Herbário Graziela Barroso (TEPB) da UFPI. O Universo amostral
contou com 96 indígenas, entre jovens, adultos e idosos. Os resultados revelaram que os
Guajajara reconhecem e já fizeram uso de pelo menos seis espécies das documentadas.
Concordaram que Auricularia tremellosa (Fr.) Pat. foi usada na alimentação dos antepassados.
Na ludicidade, Calvatia rugosa (Berk. & M.A. Curtis) D.A. Reid, Geastrum hariotii Lloyd. e
G. javanicum Lev. e ocasionalmente para fins medicinais, citaram o Pycnoporus sanguineus
(L.) Murrill e Lentinus crinitus (L.) Fr. A transmissão vertical foi a responsável pela dinâmica
do conhecimento sobre os macrofungos. Embora o interesse pela Etnomicologia tenha
avançado nos últimos anos, poucos estudos (6,6%) foram conduzidos com povos indígenas do
Brasil, recuperando 15 trabalhos sobre a temática entre 2014 a 2024. As comunidades urbanas
(27%) e rurais (67%) tiveram maior representatividade que as indígenas (6%). A região
Nordeste foi a que obteve maior destaque nas publicações (46%). Documentou-se 42 espécies
dos filos Basidiomycota e Ascomycota. A família Polyporaceae foi a melhor representada, com
nove espécies catalogadas. A maioria das espécies é sapróbia (65%). O índice de Sørensen
revelou alta similaridade entre as aldeias (0,41) e maior diversidade de Shannon encontrada na
Aldeia Três Irmãos. Para os Guajajara, a estação chuvosa (88%) é o período que os
macrofungos mais aparecem, e crescem em sua maioria nos troncos das arvores (51%). Dado
o exposto, podemos assegurar que essas aldeias não possuem total aversão aos macrofungos,
sendo consideradas parcialmente micofílicas. Mais estudos são necessários para a divulgação
da Etnomicologia entre os povos originários, com vistas a minimizar as lacunas sobre a
biodiversidade e conservação fúngica, sobretudo para o estado do Maranhão.
ABSTRACT: Ethnomycological research allows for a better understanding of the use of macrofungi by ethnic
groups and provides a clearer picture of the worldview that people have about the ecology, use,
classification, and conservation of macrofungi. The objective of this study was to investigate
and systematize the traditional knowledge of the Guajajara native peoples about macrofungi,
presenting a systematic review of the theme, highlighting their diversity, ecological importance
and traditional uses, in order to develop an educational booklet that promotes the conservation
of these organisms in indigenous villages. The research was outlined in the following
questions: how are fungi perceived in the environment and how is ethnomological knowledge
transmitted between generations? Are there uses of species and how can we rescue this
knowledge to conserve species? Two hypotheses were listed to understand the questions
presented: the Guajajara know and make use of the macrofungi found in the environment. The
Pé de Galinha and Três Irmãos villages of the Guajajara ethnic group in Barra do Corda/MA,
were chosen to carry out the study. As methodological contributions, the qualitative analysis
used the techniques of rapport, guided tours for the collection of mycological material, field
notebook, checklist-interview, with semi-structured interview. The use value, Shannon-Weiner
diversity index, Sørensen index and Prisma method were used for quantitative analysis. The
collected material was incorporated into the Graziela Barroso Herbarium (TEPB) of UFPI. The
sample universe had 96 indigenous people, including young people, adults and the elderly. The
results revealed that the Guajajara recognize and have already made use of at least six species
of those documented. They agreed that Auricularia tremellosa (Fr.) Pat. Was used in the
feeding of the ancestors. On playfulness: Calvatia rugosa (Berk. & M.A. Curtis) D.A. Reid,
Geastrum hariotii Lloyd. And G. javanicum Lev. And occasionally for medicinal purposes
they cited Pycnoporus sanguineus (L.) Murrill and Lentinus crinitus (L.) Fr. The use value was
not so expressive. Vertical transmission was responsible for the dynamics of knowledge about
macrofungi. Although interest in Ethnomycology has advanced in recent years, few studies
(6.6%) have been conducted with indigenous peoples in Brazil, recovering 15 studies on the
subject between 2014 and 2024. Urban (27%) and rural (67%) communities had greater
representation than indigenous communities (6%). The Northeast region was the one that stood
out the most in the publications (46%). 42 species of the phyla Basidiomycota and Ascomycota
were documented. The polyporaceae family was the best represented, with nine species
cataloged. Most species are saprobic (65%). The Sørensen index revealed high similarity
between the villages (0.41) and greater Shannon diversity found in the Três Irmãos village. For
the Guajajara, the rainy season (88%) is the period in which macrofungi appear the most, and
they grow mostly on tree trunks (51%). Given the above, we can assure you that these villages
do not have a total aversion to macrofungi, being considered partially mycophilic. More
studies are needed for the dissemination of Ethnomycology among native peoples, with a view
to minimizing the gaps in biodiversity and fungal conservation, especially for the state of
Maranhão. |
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