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RESUMO: As mudanças das configurações sociais proporcionadas pelos avanços tecnológicos implicam
novas formas de relações que, por sua vez, impactam diretamente nos modos de interações.
Um dos aspectos relevantes que ascendem na atualidade está relacionado às manifestações
afetivas dos indivíduos no ambiente on-line, ou ciberespaço. Nesse contexto, as chamadas
redes sociais são responsáveis por inaugurar formas de comunicações inéditas e proporcionar
o surgimento de novos modos de reconhecimentos sociais. Assim, este estudo dá ênfase ao
Instagram e aos perfis que abordam a temática fitness, os “Instafitness”. O problema
estabelecido consiste no questionamento: como a afetividade é expressa nas interações dos
seguidores dos “Instafitness”? Tem como hipóteses das concepções de que: os seguidores
expressam, nas interações, sentimentos, emoções e paixões ao serem instigados pelas
postagens com a temática fitness; os seguidores interagem entre si, com os “Instafitness” e
com perfis externos àquela comunidade ao serem afetados de modo profundo pelas postagens;
os seguidores produzem sentidos a partir das postagens dos perfis fitness, comunicando suas
afetações nas interações; os “Instafitness” imprimem em suas postagens características
narcisistas; as ferramentas discursivas do Instagram influenciam a produção dos enunciados
dos seus usuários. Nessa perspectiva, o interesse deste trabalho é de compreender como os
seguidores dos “Instafitness” expressam suas afetividades quando impactados com mensagens
desse conteúdo temático, a partir das análises dos comentários instigados por meio de três
publicações de cinco desses perfis. Para tanto, é adotado o método empírico com abordagem
exploratória, sendo utilizado um delineamento tanto de referencial bibliográfico como de
observação para identificar e analisar os enunciados resultantes das interações de três
postagens de cada perfil, assim como a abordagem explicativa. Teorias importantes para este
estudo são discutidas ao longo do trabalho: a concepção de ciberespaço, por autores como
McLuhan (1995), Castells (2005) e Levy (2010); as características da comunicação mediada
por computador e o conceito de redes sociais a partir da concepção de Recuero (2012, 2015);
a cultura narcisista nas teorias de autores como Lasch (1983), Freud (1990), Giddens (2002) e
Lipovetsky (2005); o conceito de afetividade de Wallon (1989, 1995, 2007); e a interação
verbal segundo Bakhtin (2002, 2003). Para simular uma conversa face a face, caracterizada
pela linguagem não verbal, os seguidores dos “Instafitness” usam elementos que representam
entonações emotivas do que se quer dizer, com destaque para os emoticons.
ABSTRACT: Advances in technology are having an impact on society. New methods of communication are
changing how people interact with one another. One of the biggest drivers of this change is
that a significant portion of social interaction and communication now occurs online
(cyberspace). Social networks are the new primary channels of human interaction and are
responsible for the emergence of new forms of social recognition. This study explores
Instagram and fitness themed profiles, known as the Instafitness. The problem statement:
How is affectivity expressed in the interactions between Instafitness followers? Hypothesis:
Followers express feelings, emotions, and passions when they are exposed to posts associated
with the fitness theme. Followers interact with each other through Instafitness and a
community of external profiles that are directly affected by the posts. Followers derive
meaning from the posts of the fitness profiles and communicate their affections in the
interactions with one another. Instafitness posts promote narcissism and Instagram's
communication tools prompt reactions from followers. The interest of this work is to
understand how Instafitness followers express their affection once exposed to posts through
the analysis of their comments related to specific profiles. This is done via an empirical
method. An exploratory approach is applied, using both a bibliographic reference and
observation framework to identify and analyze comments and responses toward each profile.
Important theories for this study are discussed throughout the paper. The conception of
cyberspace, by authors such as McLuhan (1995), Castells (2005) and Levy (2010), the
characteristics of computer mediated communication and the concept of social networks from
Recuero (2012, 2015), the narcissistic culture in the theories of authors such as Lasch (1983),
Freud (1990), Giddens (2002) and Lipovetsky (2005), Wallon's concept of affectivity (1989,
1995, 2007), and the verbal interaction according to Bakhtin (2002, 2003). To simulate a face-
to-face conversation, as a replacement for non-verbal language, Instafitness followers use
representations of emotional intent, specifically emoticons. |
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