Repositório Institucional da UFPI

#INSTAFITNESS: estudo das expressões de afetividade por meio das interações na plataforma instagram de perfis fitness

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FORTES, Fernanda Araújo
dc.date.accessioned 2025-07-16T14:54:32Z
dc.date.available 2025-07-16T14:54:32Z
dc.date.issued 2025-07-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3955
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva Examinador: Prof. Dr. Feliciano José Bezerra Filho Examinador: Prof. Dr. Francisco Laerte Juvêncio Magalhães pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As mudanças das configurações sociais proporcionadas pelos avanços tecnológicos implicam novas formas de relações que, por sua vez, impactam diretamente nos modos de interações. Um dos aspectos relevantes que ascendem na atualidade está relacionado às manifestações afetivas dos indivíduos no ambiente on-line, ou ciberespaço. Nesse contexto, as chamadas redes sociais são responsáveis por inaugurar formas de comunicações inéditas e proporcionar o surgimento de novos modos de reconhecimentos sociais. Assim, este estudo dá ênfase ao Instagram e aos perfis que abordam a temática fitness, os “Instafitness”. O problema estabelecido consiste no questionamento: como a afetividade é expressa nas interações dos seguidores dos “Instafitness”? Tem como hipóteses das concepções de que: os seguidores expressam, nas interações, sentimentos, emoções e paixões ao serem instigados pelas postagens com a temática fitness; os seguidores interagem entre si, com os “Instafitness” e com perfis externos àquela comunidade ao serem afetados de modo profundo pelas postagens; os seguidores produzem sentidos a partir das postagens dos perfis fitness, comunicando suas afetações nas interações; os “Instafitness” imprimem em suas postagens características narcisistas; as ferramentas discursivas do Instagram influenciam a produção dos enunciados dos seus usuários. Nessa perspectiva, o interesse deste trabalho é de compreender como os seguidores dos “Instafitness” expressam suas afetividades quando impactados com mensagens desse conteúdo temático, a partir das análises dos comentários instigados por meio de três publicações de cinco desses perfis. Para tanto, é adotado o método empírico com abordagem exploratória, sendo utilizado um delineamento tanto de referencial bibliográfico como de observação para identificar e analisar os enunciados resultantes das interações de três postagens de cada perfil, assim como a abordagem explicativa. Teorias importantes para este estudo são discutidas ao longo do trabalho: a concepção de ciberespaço, por autores como McLuhan (1995), Castells (2005) e Levy (2010); as características da comunicação mediada por computador e o conceito de redes sociais a partir da concepção de Recuero (2012, 2015); a cultura narcisista nas teorias de autores como Lasch (1983), Freud (1990), Giddens (2002) e Lipovetsky (2005); o conceito de afetividade de Wallon (1989, 1995, 2007); e a interação verbal segundo Bakhtin (2002, 2003). Para simular uma conversa face a face, caracterizada pela linguagem não verbal, os seguidores dos “Instafitness” usam elementos que representam entonações emotivas do que se quer dizer, com destaque para os emoticons. ABSTRACT: Advances in technology are having an impact on society. New methods of communication are changing how people interact with one another. One of the biggest drivers of this change is that a significant portion of social interaction and communication now occurs online (cyberspace). Social networks are the new primary channels of human interaction and are responsible for the emergence of new forms of social recognition. This study explores Instagram and fitness themed profiles, known as the Instafitness. The problem statement: How is affectivity expressed in the interactions between Instafitness followers? Hypothesis: Followers express feelings, emotions, and passions when they are exposed to posts associated with the fitness theme. Followers interact with each other through Instafitness and a community of external profiles that are directly affected by the posts. Followers derive meaning from the posts of the fitness profiles and communicate their affections in the interactions with one another. Instafitness posts promote narcissism and Instagram's communication tools prompt reactions from followers. The interest of this work is to understand how Instafitness followers express their affection once exposed to posts through the analysis of their comments related to specific profiles. This is done via an empirical method. An exploratory approach is applied, using both a bibliographic reference and observation framework to identify and analyze comments and responses toward each profile. Important theories for this study are discussed throughout the paper. The conception of cyberspace, by authors such as McLuhan (1995), Castells (2005) and Levy (2010), the characteristics of computer mediated communication and the concept of social networks from Recuero (2012, 2015), the narcissistic culture in the theories of authors such as Lasch (1983), Freud (1990), Giddens (2002) and Lipovetsky (2005), Wallon's concept of affectivity (1989, 1995, 2007), and the verbal interaction according to Bakhtin (2002, 2003). To simulate a face- to-face conversation, as a replacement for non-verbal language, Instafitness followers use representations of emotional intent, specifically emoticons. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afetividade pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Instafitness pt_BR
dc.subject Affectivity pt_BR
dc.subject Interaction pt_BR
dc.subject Instafitness pt_BR
dc.title #INSTAFITNESS: estudo das expressões de afetividade por meio das interações na plataforma instagram de perfis fitness pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account