Abstract:
RESUMO: Esta dissertação de mestrado versa sobre a prática alfabetizadora de professoras da rede
municipal de Teresina-Pi. Assim, temos como objetivo geral analisar a prática alfabetizadora
de professoras da rede municipal de Teresina (PI) e as possibilidades de promover a formação
humana dos alunos. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na Psicologia
Histórico-Cultural, sobretudo nas contribuições de Vigotski (2004; 2007; 2009) e em alguns
pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético. Os dados empíricos foram produzidos
junto a duas professoras alfabetizadoras da rede municipal de Teresina-Pi. Como instrumentos
para produção de dados, foram utilizadas uma entrevista individual e uma entrevista coletiva,
conforme discutido por Araújo e Carvalho (2020). Os dados foram analisados e interpretados
por meio do procedimento dos Núcleos de Significação, elaborado por Aguiar e Ozella (2013;
2015; 2021). Da análise, resultaram dois núcleos de significação: o social e o afetivo,
determinando significações sobre ser professora alfabetizadora; prática alfabetizadora: do real
ao possível. A discussão das zonas de sentido articuladas nos núcleos de significação revela
que a prática alfabetizadora das professoras é constituída pelos processos formativos
vivenciados na rede municipal de Teresina e pelas experiências em sala de aula. Além disso, o
reconhecimento pelas professoras de que, no processo de alfabetização, o que dá resultados
são os métodos tradicionais, alternando entre o método sintético e o analítico. Além disso, as
significações produzidas durante a realização da entrevista coletiva criaram condições para as
professoras refletirem sobre sua prática educativa. A pesquisa ainda evidenciou o letramento
como processo que deve ser desenvolvido simultaneamente com a alfabetização, além de ser
uma possibilidade para desenvolver a formação humana das crianças.
ABSTRACT: This master's dissertation is about the literacy practice of teachers of the Teresina-Pi
municipal network. Thus, we aim to analyze the literacy practice of teachers of the municipal
network of Teresina (PI) and the possibilities to promote the human formation of students..
The theoretical-methodological foundation is anchored in the Historical-Cultural Psychology,
especially in the contributions of Vigotski (2004; 2007; 2009) and in some assumptions of
Historical-Dialectical Materialism. The empirical data were produced together with two
literate teachers of the municipal network of Teresina-Pi. As instruments for data production,
an individual interview and a collective interview were used, as discussed by Araújo and
Carvalho (2020). The data were analyzed and interpreted through the Nucleus of Significance
procedure, prepared by Aguiar and Ozella (2013; 2015; 2021). Two kernels of significance
resulted from the analysis: social and affective, determining meanings about being a literate
teacher; literate practice: from real to possible. The discussion of the areas of meaning
articulated in the nucleus of meaning reveals that the literacy practice of the teachers is
constituted by the formative processes experienced in the municipal network of Teresina and
the experiences in the classroom. Moreover, teacher recognition that in the literacy process,
what gives results are traditional methods, alternating between synthetic and analytical
methods. In addition, the meanings produced during the collective interview created
conditions for teachers to reflect on their educational practice. The research also highlighted
reading as a process that must be developed simultaneously with literacy, as well as being a
possibility to develop the human formation of children.