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INTERFACES EDUCACIONAIS ENTRE AS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS EM ASSOCIAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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dc.contributor.author SOUSA, Caíque Rodrigues de Carvalho
dc.date.accessioned 2025-07-07T17:36:14Z
dc.date.available 2025-07-07T17:36:14Z
dc.date.issued 2025-07-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3936
dc.description Co-orientadora: Profª. Dra. Patrícia Maria Martins Nápolis Examinadora extena: Profª. Dra. Maria José Nascimento Soares - UFS Examinadora externa: Profª Dra. Marlúcia da Silva Bezerra Lacerda - IFPI Examinadora interna: Profª. Dra. Luciana Nobre de Abreu Ferreira Examinador interno: Profº. Dr. Francisco Soares Santos Filho pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A área de Ciências Ambientais, um campo interdisciplinar que analisa a complexa relação entre ambiente, sociedade e economia, habilita profissionais a lidar com questões socioambientais, buscando soluções e promovendo a educação ambiental (EA), sendo esta fundamental para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de agir em prol da sustentabilidade. O ensino de Ciências da Natureza, com seus componentes curriculares ambientais, facilita a integração da EA no processo educacional. Nesse contexto, objetivou-se compreender abordagens de EA em diferentes etapas dos níveis de ensino, por meio de inter-relações e perspectivas diversas entre Ciências Ambientais e Ciências da Natureza. No ensino superior, foram contempladas as etapas de pós-graduação stricto sensu e de graduação, de cursos da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. Na educação básica, o ensino médio da Secretaria de Estado da Educação na zona urbana de Teresina, Piauí, Brasil. As Ciências Ambientais aqui trazidas corresponderam às temáticas socioambientais trabalhadas, especificamente EA, e o contexto das políticas públicas ambientais na pós-graduação. Já as Ciências da Natureza foram traduzidas especificamente nos contextos educacionais de aplicação na graduação e no ensino médio. As atividades aqui desenvolvidas ocorreram em caráter remoto emergencial, com uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), devido à pandemia de COVID-19. A EA interliga as seções desta tese e foi abordada de modo (inter)disciplinar e transversal. Na pós-graduação stricto sensu (Mestrado/Doutorado) em Políticas Públicas, a EA foi associada a políticas públicas ambientais. Após participar de seminários na disciplina Tópicos de Políticas Públicas, o pesquisador-autor elaborou miniartigos científicos correspondentes, aqui denominados papers, promovendo reflexão crítica sobre temas como sustentabilidade e gestão ambiental. Na graduação (Licenciatura/Bacharelado) em Química, a temática de água foi utilizada para explorar a EA na disciplina Química e Educação Ambiental, por meio de visita técnica e discussão mediada promovidas pelo pesquisador-autor sobre tratamentos de águas de piscinas e suas implicações socioambientais. Na graduação (Licenciatura) em Ciências da Natureza, a EA foi abordada de forma ampla na disciplina Educação Ambiental, utilizando diversas metodologias desenvolvidas pelo pesquisador-autor (exposições teórico-dialogadas, indicações de leituras, resumos textuais, problematizações, debate, mapas conceituais e quadros comparativos) para explorar conceitos, abordagens e perspectivas sobre o tema. No ensino médio, em caráter não interventivo, por meio de revisão de literatura e de pesquisa de campo com professores de Biologia da Secretaria de Estado da Educação do Piauí, a importância da EA foi evidenciada como tema transversal, especialmente no ensino de Biologia, e a necessidade de superar desafios como a interdisciplinaridade e a utilização de materiais didáticos específicos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi apontada como importante marco orientador para a implementação da EA na educação básica. Nas etapas dos níveis de ensino trabalhados, constata-se a essencialidade da EA, sendo imprescindível a diversificação de metodologias e a promoção do diálogo interdisciplinar para a consecução de formação ambiental eficaz. ABSTRACT: The Environmental Sciences area, an interdisciplinary field that analyzes the complex relationship between environment, society, and economy, enables professionals to deal with socio-environmental issues, seeking solutions and promoting environmental education (EE), which is fundamental to form conscious and critical citizens, capable of acting towards sustainability. The teaching of Natural Sciences, with its environmental curricular components, facilitates the integration of EE into the educational process. In this context, the objective was to understand EE approaches at different stages of education levels, through interrelationships and diverse perspectives between Environmental Sciences and Natural Sciences. In higher education, the stages of stricto sensu postgraduate and undergraduate courses from the Universidade Federal do Piauí, Ministro Petrônio Portella Campus, were included. In basic education, the high school of the Secretaria de Estado da Educação in the urban area of Teresina, Piauí, Brazil, was covered. The Environmental Sciences presented here corresponded to the socio-environmental themes worked on, specifically EE, and the context of environmental public policies in postgraduate studies. Natural Sciences were specifically translated in the educational contexts of application in undergraduate and high school. The activities developed here took place in an emergency remote character, with the use of Digital Information and Communication Technologies (DICTs), due to the COVID-19 pandemic. EE interconnects the sections of this thesis and was approached in an (inter)disciplinary and transversal way. In stricto sensu postgraduate studies (Master's/Doctorate) in Public Policies, EE was associated with environmental public policies. After participating in seminars in the Public Policy Topics discipline, the researcher-author elaborated corresponding mini-scientific articles, here called papers, promoting critical reflection on topics such as sustainability and environmental management. In undergraduate studies (Bachelor's/Licentiate) in Chemistry, the theme of water was used to explore EE in the Chemistry and Environmental Education discipline, through a technical visit and mediated discussion promoted by the researcher-author, on pool water treatments and their socio-environmental implications. In undergraduate studies (Licentiate) in Natural Sciences, EE was broadly addressed in the Environmental Education discipline, using various methodologies developed by the researcher-author (theoretical-dialogued expositions, reading indications, textual summaries, problematizations, debate, conceptual maps, and comparative charts) to explore concepts, approaches, and perspectives on the theme. In high school, in a non-interventionist character, through literature review and field research with Biology teachers from the Secretaria de Estado da Educação do Piauí, the importance of EE was evidenced as a transversal theme, especially in the teaching of Biology, and the need to overcome challenges such as interdisciplinarity and the use of specific didactic materials. The National Common Curricular Base (NCCB) was pointed out as an important guiding framework for the implementation of EE in basic education. In the stages of the education levels worked on, the essentiality of EE is noted, with the diversification of methodologies and the promotion of interdisciplinary dialogue being essential for the achievement of effective environmental training. RESUMEN: El área de Ciencias Ambientales, un campo interdisciplinario que analiza la compleja relación entre ambiente, sociedad y economía, capacita a profesionales para lidiar con cuestiones socioambientales, buscando soluciones y promoviendo la educación ambiental (EA), siendo esta fundamental para formar ciudadanos conscientes y críticos, capaces de actuar en pro de la sostenibilidad. La enseñanza de Ciencias de la Naturaleza, con sus componentes curriculares ambientales, facilita la integración de la EA en el proceso educativo. En este contexto, se objetivó comprender abordajes de EA en diferentes etapas de los niveles de enseñanza, por medio de interrelaciones y perspectivas diversas entre Ciencias Ambientales y Ciencias de la Naturaleza. En la educación superior, se contemplaron las etapas de posgrado stricto sensu y de grado, de cursos de la Universidad Federal do Piauí Campus Ministro Petrônio Portella. En la educación básica, la enseñanza media de la Secretaria de Estado da Educação en la zona urbana de Teresina, Piauí, Brasil, fue cubierta. Las Ciencias Ambientales aquí traídas correspondieron a las temáticas socioambientales trabajadas, específicamente EA, y el contexto de las políticas públicas ambientales en el posgrado. Ya las Ciencias de la Naturaleza fueron traducidas específicamente en los contextos educativos de aplicación en el grado y en la enseñanza media. Las actividades aquí desarrolladas ocurrieron en carácter remoto emergencial, con uso de Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICs), debido a la pandemia de COVID-19. La EA interliga las secciones de esta tesis y fue abordada de modo (inter)disciplinario y transversal. En el posgrado stricto sensu (Maestría/Doctorado) en Políticas Públicas, la EA fue asociada a políticas públicas ambientales. Después de participar en seminarios en la disciplina Tópicos de Políticas Públicas, el investigador-autor elaboró miniartículos científicos correspondientes, aquí denominados papers, promoviendo reflexión crítica sobre temas como sostenibilidad y gestión ambiental. En el grado (Licenciatura/Bachillerato) en Química, la temática de agua fue utilizada para explorar la EA en la disciplina Química y Educación Ambiental, por medio de visita técnica y discusión mediada promovidas por el investigador-autor, sobre tratamientos de aguas de piscinas y sus implicaciones socioambientales. En el grado (Licenciatura) en Ciencias de la Naturaleza, la EA fue abordada de forma amplia en la disciplina Educación Ambiental, utilizando diversas metodologías desarrolladas por el investigador-autor (exposiciones teórico-dialogadas, indicaciones de lecturas, resúmenes textuales, problematizaciones, debate, mapas conceptuales y cuadros comparativos) para explorar conceptos, abordajes y perspectivas sobre el tema. En la enseñanza media, en carácter no interventivo, por medio de revisión de literatura y de investigación de campo con profesores de Biología de la Secretaria de Estado da Educação do Piauí, la importancia de la EA fue evidenciada como tema transversal, especialmente en la enseñanza de Biología, y la necesidad de superar desafíos como la interdisciplinariedad y la utilización de materiales didácticos específicos. La Base Nacional Común Curricular (BNCC) fue señalada como importante marco orientador para la implementación de la EA en la educación básica. En las etapas de los niveles de enseñanza trabajados, se constata la esencialidad de la EA, siendo imprescindible la diversificación de metodologías y la promoción del diálogo interdisciplinario para la consecución de una formación ambiental eficaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject BNCC pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Metodologias de Ensino pt_BR
dc.subject Níveis Educacionais pt_BR
dc.subject TDICs pt_BR
dc.subject Temáticas Socioambientais pt_BR
dc.subject NCCB pt_BR
dc.subject Interdisciplinarity pt_BR
dc.subject Teaching Methodologies pt_BR
dc.subject Educational Levels pt_BR
dc.subject DICTs pt_BR
dc.subject Socio-Environmental Themes pt_BR
dc.title INTERFACES EDUCACIONAIS ENTRE AS CIÊNCIAS AMBIENTAIS E AS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS EM ASSOCIAÇÃO COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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