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RESUMO: A área de Ciências Ambientais, um campo interdisciplinar que analisa a complexa relação entre
ambiente, sociedade e economia, habilita profissionais a lidar com questões socioambientais,
buscando soluções e promovendo a educação ambiental (EA), sendo esta fundamental para
formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de agir em prol da sustentabilidade. O ensino
de Ciências da Natureza, com seus componentes curriculares ambientais, facilita a integração
da EA no processo educacional. Nesse contexto, objetivou-se compreender abordagens de EA
em diferentes etapas dos níveis de ensino, por meio de inter-relações e perspectivas diversas
entre Ciências Ambientais e Ciências da Natureza. No ensino superior, foram contempladas as
etapas de pós-graduação stricto sensu e de graduação, de cursos da Universidade Federal do
Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella. Na educação básica, o ensino médio da Secretaria de
Estado da Educação na zona urbana de Teresina, Piauí, Brasil. As Ciências Ambientais aqui
trazidas corresponderam às temáticas socioambientais trabalhadas, especificamente EA, e o
contexto das políticas públicas ambientais na pós-graduação. Já as Ciências da Natureza foram
traduzidas especificamente nos contextos educacionais de aplicação na graduação e no ensino
médio. As atividades aqui desenvolvidas ocorreram em caráter remoto emergencial, com uso
de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), devido à pandemia de
COVID-19. A EA interliga as seções desta tese e foi abordada de modo (inter)disciplinar e
transversal. Na pós-graduação stricto sensu (Mestrado/Doutorado) em Políticas Públicas, a EA
foi associada a políticas públicas ambientais. Após participar de seminários na disciplina
Tópicos de Políticas Públicas, o pesquisador-autor elaborou miniartigos científicos
correspondentes, aqui denominados papers, promovendo reflexão crítica sobre temas como
sustentabilidade e gestão ambiental. Na graduação (Licenciatura/Bacharelado) em Química, a
temática de água foi utilizada para explorar a EA na disciplina Química e Educação Ambiental,
por meio de visita técnica e discussão mediada promovidas pelo pesquisador-autor sobre
tratamentos de águas de piscinas e suas implicações socioambientais. Na graduação
(Licenciatura) em Ciências da Natureza, a EA foi abordada de forma ampla na disciplina
Educação Ambiental, utilizando diversas metodologias desenvolvidas pelo pesquisador-autor
(exposições teórico-dialogadas, indicações de leituras, resumos textuais, problematizações,
debate, mapas conceituais e quadros comparativos) para explorar conceitos, abordagens e
perspectivas sobre o tema. No ensino médio, em caráter não interventivo, por meio de revisão
de literatura e de pesquisa de campo com professores de Biologia da Secretaria de Estado da
Educação do Piauí, a importância da EA foi evidenciada como tema transversal, especialmente
no ensino de Biologia, e a necessidade de superar desafios como a interdisciplinaridade e a
utilização de materiais didáticos específicos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi
apontada como importante marco orientador para a implementação da EA na educação básica.
Nas etapas dos níveis de ensino trabalhados, constata-se a essencialidade da EA, sendo
imprescindível a diversificação de metodologias e a promoção do diálogo interdisciplinar para
a consecução de formação ambiental eficaz.
ABSTRACT: The Environmental Sciences area, an interdisciplinary field that analyzes the complex
relationship between environment, society, and economy, enables professionals to deal with
socio-environmental issues, seeking solutions and promoting environmental education (EE),
which is fundamental to form conscious and critical citizens, capable of acting towards
sustainability. The teaching of Natural Sciences, with its environmental curricular components,
facilitates the integration of EE into the educational process. In this context, the objective was
to understand EE approaches at different stages of education levels, through interrelationships
and diverse perspectives between Environmental Sciences and Natural Sciences. In higher
education, the stages of stricto sensu postgraduate and undergraduate courses from the
Universidade Federal do Piauí, Ministro Petrônio Portella Campus, were included. In basic
education, the high school of the Secretaria de Estado da Educação in the urban area of Teresina,
Piauí, Brazil, was covered. The Environmental Sciences presented here corresponded to the
socio-environmental themes worked on, specifically EE, and the context of environmental
public policies in postgraduate studies. Natural Sciences were specifically translated in the
educational contexts of application in undergraduate and high school. The activities developed
here took place in an emergency remote character, with the use of Digital Information and
Communication Technologies (DICTs), due to the COVID-19 pandemic. EE interconnects the
sections of this thesis and was approached in an (inter)disciplinary and transversal way. In
stricto sensu postgraduate studies (Master's/Doctorate) in Public Policies, EE was associated
with environmental public policies. After participating in seminars in the Public Policy Topics
discipline, the researcher-author elaborated corresponding mini-scientific articles, here called
papers, promoting critical reflection on topics such as sustainability and environmental
management. In undergraduate studies (Bachelor's/Licentiate) in Chemistry, the theme of water
was used to explore EE in the Chemistry and Environmental Education discipline, through a
technical visit and mediated discussion promoted by the researcher-author, on pool water
treatments and their socio-environmental implications. In undergraduate studies (Licentiate) in
Natural Sciences, EE was broadly addressed in the Environmental Education discipline, using
various methodologies developed by the researcher-author (theoretical-dialogued expositions,
reading indications, textual summaries, problematizations, debate, conceptual maps, and
comparative charts) to explore concepts, approaches, and perspectives on the theme. In high
school, in a non-interventionist character, through literature review and field research with
Biology teachers from the Secretaria de Estado da Educação do Piauí, the importance of EE
was evidenced as a transversal theme, especially in the teaching of Biology, and the need to
overcome challenges such as interdisciplinarity and the use of specific didactic materials. The
National Common Curricular Base (NCCB) was pointed out as an important guiding
framework for the implementation of EE in basic education. In the stages of the education levels
worked on, the essentiality of EE is noted, with the diversification of methodologies and the
promotion of interdisciplinary dialogue being essential for the achievement of effective
environmental training.
RESUMEN: El área de Ciencias Ambientales, un campo interdisciplinario que analiza la compleja relación
entre ambiente, sociedad y economía, capacita a profesionales para lidiar con cuestiones
socioambientales, buscando soluciones y promoviendo la educación ambiental (EA), siendo
esta fundamental para formar ciudadanos conscientes y críticos, capaces de actuar en pro de la
sostenibilidad. La enseñanza de Ciencias de la Naturaleza, con sus componentes curriculares
ambientales, facilita la integración de la EA en el proceso educativo. En este contexto, se
objetivó comprender abordajes de EA en diferentes etapas de los niveles de enseñanza, por
medio de interrelaciones y perspectivas diversas entre Ciencias Ambientales y Ciencias de la
Naturaleza. En la educación superior, se contemplaron las etapas de posgrado stricto sensu y de
grado, de cursos de la Universidad Federal do Piauí Campus Ministro Petrônio Portella. En la
educación básica, la enseñanza media de la Secretaria de Estado da Educação en la zona urbana
de Teresina, Piauí, Brasil, fue cubierta. Las Ciencias Ambientales aquí traídas correspondieron
a las temáticas socioambientales trabajadas, específicamente EA, y el contexto de las políticas
públicas ambientales en el posgrado. Ya las Ciencias de la Naturaleza fueron traducidas
específicamente en los contextos educativos de aplicación en el grado y en la enseñanza media.
Las actividades aquí desarrolladas ocurrieron en carácter remoto emergencial, con uso de
Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (TDICs), debido a la pandemia de
COVID-19. La EA interliga las secciones de esta tesis y fue abordada de modo
(inter)disciplinario y transversal. En el posgrado stricto sensu (Maestría/Doctorado) en Políticas
Públicas, la EA fue asociada a políticas públicas ambientales. Después de participar en
seminarios en la disciplina Tópicos de Políticas Públicas, el investigador-autor elaboró
miniartículos científicos correspondientes, aquí denominados papers, promoviendo reflexión
crítica sobre temas como sostenibilidad y gestión ambiental. En el grado
(Licenciatura/Bachillerato) en Química, la temática de agua fue utilizada para explorar la EA
en la disciplina Química y Educación Ambiental, por medio de visita técnica y discusión
mediada promovidas por el investigador-autor, sobre tratamientos de aguas de piscinas y sus
implicaciones socioambientales. En el grado (Licenciatura) en Ciencias de la Naturaleza, la EA
fue abordada de forma amplia en la disciplina Educación Ambiental, utilizando diversas
metodologías desarrolladas por el investigador-autor (exposiciones teórico-dialogadas,
indicaciones de lecturas, resúmenes textuales, problematizaciones, debate, mapas conceptuales
y cuadros comparativos) para explorar conceptos, abordajes y perspectivas sobre el tema. En la
enseñanza media, en carácter no interventivo, por medio de revisión de literatura y de
investigación de campo con profesores de Biología de la Secretaria de Estado da Educação do
Piauí, la importancia de la EA fue evidenciada como tema transversal, especialmente en la
enseñanza de Biología, y la necesidad de superar desafíos como la interdisciplinariedad y la
utilización de materiales didácticos específicos. La Base Nacional Común Curricular (BNCC)
fue señalada como importante marco orientador para la implementación de la EA en la
educación básica. En las etapas de los niveles de enseñanza trabajados, se constata la
esencialidad de la EA, siendo imprescindible la diversificación de metodologías y la promoción
del diálogo interdisciplinario para la consecución de una formación ambiental eficaz. |
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