dc.description.abstract |
RESUMO: Entende-se que as relações de ensino-aprendizagem envolvendo professoras e alunos/as
acontecem de diversas maneiras nas práticas pedagógicas escolares, na comunidade, nas trocas
de afetos, nos ambientes educativos, e, também, nos desrespeitos, negligências e outros
comportamentos que influenciam as atividades do ensino desenvolvidas pelas/os profissionais
da educação escolar, as quais resultam na esperada aprendizagem das/os alunas/os. Nesse
sentido, considerou-se de importância social estudar este problema visando entender como as
relações de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelas professoras e alunos/as afrodescendentes
do Quilombo Mimbó, Amarante, Piauí, influenciaram nas atividades desenvolvidas no
cotidiano escolar, e algumas consequências destas relações. Realizou-se um estudo de caso,
com abordagem qualitativa, tendo como meios mais viáveis para acessar as informações,
observações participantes nas salas de aula e nos espaços escolares, como também, diálogos em
rodas de conversa com as professoras, enquanto se utilizava um diário de campo. Nessas
atividades, foram tomados todos os cuidados com a saúde das pessoas envolvidas, devido à
situação atual da pandemia da Covid-19, respeitando os protocolos estabelecidos pelo
Ministério da Saúde. A pesquisa baseou-se também, nas leituras de trabalhos de
pesquisadoras/es como Abreu (2014), Batista (2013), Boakari (2007, 2013, 2021), Brandão
(2010), Cunha Junior (2005, 2008, 2012), Dayrell (1996), Fonseca (2001), Freire (1987,1992),
Gomes (2008a), Gomes (2005b, 2012b, 2013b) Machado (2008, 2015), Moura (1991)
Mununga (2005), Nascimento (1970), Santos (2010, 2020), Silva (2017a, 2020a, 2021a) e Silva
(2005b, 2012b). Com este estudo, evidenciaram que existem relações mútuas de ensino e
aprendizagem na Escola Pedro Rabelo da Paixão, onde os alunos/as quilombolas ensinam suas
professoras e não só aprendem os conteúdos escolares necessários, mas compartilham outros
conhecimentos existentes entre escola/comunidade. Ao mesmo tempo, as professoras, também,
ensinam e aprendem com os/as alunos/as.
ABSTRACT: It is understood that the teaching-learning relationships involving teachers and children happen
in different ways in school pedagogical practices, in the community, in exchanges of affection,
in educational environments, and also in disrespect, negligence and other behaviors that
influence activities. of teaching developed by school education professionals, which result in
the expected learning of students. In this sense, it was considered of social importance to study
this problem in order to understand how the teaching-learning relationships developed by the
teachers and Afro-descendant children from Quilombo Mimbó, Amarante, Piauí, influenced the
activities developed in the school routine, and some consequences of these connections. A case
study was carried out, with a qualitative approach, having as the most viable means of accessing
information, participant observations in classrooms and school spaces, as well as dialogues in
conversation circles with the teachers, while using a diary field. In these activities, all care was
taken with the health of the people involved, due to the current situation of the Covid-19
pandemic, respecting the protocols established by the Ministry of Health. The research was also
based on the readings of works by researchers such as Abreu (2014), Batista (2013), Boakari
(2007, 2013, 2021), Brandão (2010), Cunha Junior (2005, 2008, 2012), Dayrell (1996), Fonseca
(2001), Freire (1987,1992), Gomes (2008a), Gomes (2005b, 2012b, 2013b) Machado (2008,
2015), Moura (1991) Mununga (2005), Nascimento (1970) , Santos (2010, 2020), Silva (2017a,
2020a, 2021a) and Silva (2005b, 2012b). With this study, they showed that there are mutual
teaching and learning relationships at the Pedro Rabelo da Paixão School, where Quilombola
children teach their teachers and learn the necessary school contents. At the same time, the
teachers also teach and learn with the children. |
pt_BR |