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RESUMO:
Este trabalho discute as práticas performáticas do universo da drag queen, a partir do método da etnografia, realizadas na cidade de Teresina-Piauí, atentando ao dinamismo da mutação instantânea desse devir feminino misterioso e híbrido. Nessa perspectiva, aquendar é um, entre vários termos utilizados pelas drags, e traduz o sentido de estar atento a elas ou com elas. O despertar para a produção desse trabalho surgiu pela necessidade de mapear os territórios de sociabilidades das práticas performáticas desses sujeitos, haja vista o crescimento do movimento drag nessa cidade, nos últimos anos, desde a sua gênese. Na travessia dessas experiências performáticas, pôde-se contar com, além da observação participante, o apoio de drags interlocutoras, que auxiliaram na construção de uma reflexão fluida sobre o discurso de gênero, sexualidade e corporalidade desses atores, de forma a não determiná-la sob uma conclusão amarrada, mas destravada e aberta a novas ressignificações. ABSTRACT:
This work discusses the performance practices of the drag queen universe, from the ethnography method, held in the city of Teresina, Piauí, considering the dynamism of the instant mutation of that becoming feminine and mysterious hybrid. In this perspective, aquendar is one of several terms used by drags, and translates the sense of being aware of them or with them. The awakening to the production of this work came from the need to map the sociability territories of the performance practices of these individuals, given the growth of drag movement in this city in recent years, since its genesis. In crossing these performative experiences, it could be counted on, as well as participant observation, the support of interlocutors drags, who assisted in the construction of a fluid reflection on the gender discourse, sexuality and corporeality of these actors, so as not to determine it tied under a conclusion, but unlocked and open to new reinterpretation. |
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