dc.description.abstract |
RESUMO: Observa-se na atualidade um crescente aumento no número de matrículas de alunos com
cegueira na educação básica como resultado de políticas educacionais em uma perspectiva
inclusiva. No contexto do Ensino Médio, o ensino da matemática constitui-se como desafio
para esse público devido à sua natureza e às características próprias dessa área do
conhecimento, sendo necessária a utilização de metodologias de ensino diferenciadas. Esse
estudo objetivou analisar, na perspectiva de distintos atores, o processo de ensino e
aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Médio por aluno com cegueira. Trata-se de
pesquisa de cunho qualitativo do tipo descritivo. Adotou-se como instrumento a entrevista
semiestruturada. Participaram do estudo uma professora de matemática do Ensino Médio, duas
professoras do Atendimento Educacional Especializado que atendem ao educando, um aluno
com cegueira e um professor especialista com graduação em Matemática. Entre os resultados
encontrados foi possível constatar que se faz necessária a inserção no processo formativo de
professores de matemática de conteúdos relativos à educação especial. Há déficits no processo
de aprendizagem do educando de assuntos relacionados a gráficos, tabelas e figuras espaciais.
Não há colaboração entre a professora da classe comum e aquelas do Atendimento Educacional
Especializado.
ABSTRACT: There is currently a growing increase in the number of blind students enrolled in basic education
as a result of educational policies from an inclusive perspective. In the context of high school,
teaching mathematics is a challenge for this group due to its nature and the characteristics of
this area of knowledge, requiring the use of differentiated teaching methodologies. This study
aimed to analyze, from the perspective of different actors, the process of teaching and learning
mathematical concepts in high school by blind students. This is a qualitative, descriptive
research. The instrument adopted was a semi-structured interview. The study included a high
school mathematics teacher, two teachers from the Specialized Educational Service who work
with the student, a blind student and a specialist teacher with a degree in Mathematics. Among
the results found, it was possible to confirm that it is necessary to include content related to
special education in the training process of mathematics teachers. There are deficits in the
learning process of students on subjects related to graphs, tables and spatial figures. There is no
collaboration between the regular class teacher and those of the Specialized Educational
Service. |
pt_BR |