Repositório Institucional da UFPI

METODOLOGIAS DE ENSINO E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BRITO, Herbert Portela
dc.date.accessioned 2025-06-26T01:11:03Z
dc.date.available 2025-06-26T01:11:03Z
dc.date.issued 2025-06-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3925
dc.description Orientadora: Profª Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa Examinadora externa: Profª. Dra. Joseane Pereira Torres - UFMG Examinador interno: Profº Dr. Neuton Alves de Araújo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Observa-se na atualidade um crescente aumento no número de matrículas de alunos com cegueira na educação básica como resultado de políticas educacionais em uma perspectiva inclusiva. No contexto do Ensino Médio, o ensino da matemática constitui-se como desafio para esse público devido à sua natureza e às características próprias dessa área do conhecimento, sendo necessária a utilização de metodologias de ensino diferenciadas. Esse estudo objetivou analisar, na perspectiva de distintos atores, o processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Médio por aluno com cegueira. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo do tipo descritivo. Adotou-se como instrumento a entrevista semiestruturada. Participaram do estudo uma professora de matemática do Ensino Médio, duas professoras do Atendimento Educacional Especializado que atendem ao educando, um aluno com cegueira e um professor especialista com graduação em Matemática. Entre os resultados encontrados foi possível constatar que se faz necessária a inserção no processo formativo de professores de matemática de conteúdos relativos à educação especial. Há déficits no processo de aprendizagem do educando de assuntos relacionados a gráficos, tabelas e figuras espaciais. Não há colaboração entre a professora da classe comum e aquelas do Atendimento Educacional Especializado. ABSTRACT: There is currently a growing increase in the number of blind students enrolled in basic education as a result of educational policies from an inclusive perspective. In the context of high school, teaching mathematics is a challenge for this group due to its nature and the characteristics of this area of knowledge, requiring the use of differentiated teaching methodologies. This study aimed to analyze, from the perspective of different actors, the process of teaching and learning mathematical concepts in high school by blind students. This is a qualitative, descriptive research. The instrument adopted was a semi-structured interview. The study included a high school mathematics teacher, two teachers from the Specialized Educational Service who work with the student, a blind student and a specialist teacher with a degree in Mathematics. Among the results found, it was possible to confirm that it is necessary to include content related to special education in the training process of mathematics teachers. There are deficits in the learning process of students on subjects related to graphs, tables and spatial figures. There is no collaboration between the regular class teacher and those of the Specialized Educational Service. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias de Ensino pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Deficiência Visual pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Teaching Methodologies pt_BR
dc.subject Secondary Education pt_BR
dc.subject Visual Impairment pt_BR
dc.subject Mathematics Teaching pt_BR
dc.title METODOLOGIAS DE ENSINO E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account