dc.description.abstract |
RESUMO: A educação em tempo integral ganhou destaque na agenda das políticas educacionais
brasileiras após a aprovação da Constituição Federal (CF) de 1988, a qual fomentou a criação
de leis sobre a ampliação do tempo educativo, ganhando notoriedade no âmbito do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da
Educação (Fundeb) e do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo desta tese foi analisar
o custo-aluno das escolas públicas de ensino fundamental em tempo integral da Rede Municipal
de Ensino de Teresina, cotejando-o com o valor do Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi).
Atinente que a educação integral em tempo integral pressupõe uma educação inclusiva, plural
e integral dos estudantes, com vistas à garantia do desenvolvimento pleno de suas
potencialidades, a tese desta pesquisa consistiu na compreensão de que a rede municipal de
ensino de Teresina precisa destinar um aporte maior de recursos financeiros para implementar
o CAQi e garantir as condições adequadas nas Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTIs).
A pesquisa, de natureza qualiquantitativa, ancorou-se na abordagem crítica e teve por base a
análise documental, mediante adoção de fontes primárias e secundárias relacionadas aos dados
educacionais e financeiros do município de Teresina do ano de 2022, sendo direcionada pela
questão de pesquisa: considerando o custo-aluno real das EMTI, quais os esforços financeiros
que o poder público municipal de Teresina precisa empreender para garantir o CAQi nesses
estabelecimentos de ensino? O levantamento das informações referentes aos custos reais diretos
compreendeu quatro categorias: pessoal; serviços e insumos; merenda escolar e despesas
custeadas com recursos descentralizados. O trabalho fundamenta-se com o apoio teórico de
Poulantzas (1980); Marx e Engels (2004); Tonet (2005); Pinto (2006, 2018); Faleiros (2009);
Marx (2012); Alves (2012); Silveira, Schneider e Alves (2021), entre outros. Os resultados
indicaram que o modelo de financiamento da educação adotado no Brasil, após a instituição do
Fundeb, estimulou a ampliação da jornada escolar na rede municipal investigada, embora não
tenha sido suficiente para cumprir a meta do PNE e do Plano Municipal de Educação de
Teresina (PME). As estimativas dos custos evidenciaram disparidades entre o custo-aluno-ano
praticado entre as Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTIs), sendo possível notar uma
variação significativa entre os valores mínimo (R$ 5.246) e máximo (R$ 12.536), indicando
que existem unidades onde o custo real é 139% maior que em outras. As análises comparativas
revelaram que os custos médios praticados nas ETIs (R$ 671) são 27% maiores que o Valor
Anual por Aluno de tempo integral (VAA-TI) definido no âmbito do Fundeb (R$ 528).
Contudo, são 37% menor que o CAQi médio projetado nacionalmente para o tempo integral
(R$ 917). O cotejamento realizado por escola, excluindo-se a categoria de merenda escolar,
entre o custo-aluno real e o CAQi apontaram que somente dois estabelecimentos, entre os 19
pesquisados, alcançaram o valor aluno CAQi. A diferença do custo-aluno real médio (R$ 671)
e o CAQi das ETIs (R$ 853) chega a 27%. De modo geral, a variação entre os valores dos custos
por aluno nas EMTIs investigadas decorre de vários fatores: a localização da escola; o
quantitativo de matrículas; o número de matrículas por docente; o porte das escolas; a execução
dos recursos descentralizados; o tempo de serviço dos profissionais da educação; o vínculo
empregatício desses profissionais; além das particularidades de cada realidade. Conclui-se pela
necessidade urgente de implantação de um padrão mínimo de qualidade nacional que assegure
financiamento adequado para a educação integral, tendo como referência o sistema CAQi-
CAQ.
ABSTRACT: Full-time education gained prominence on the agenda of Brazilian educational policies after the
approval of the Federal Constitution of 1988 (CF/88), which encouraged the creation of laws
on the expansion of educational time, gaining notoriety within the scope of the Fund for
Maintenance and Development of Basic Education and Development of Education
Professionals (Fundeb) and the National Education Plan (PNE). The objective of this thesis was
to analyze the student cost of full-time public elementary schools in the Municipal Education
Network of Teresina, comparing it with the value of the Initial Quality Student Cost (CAQi).
Regarding that integral education in full-time presupposes an inclusive, plural and integral
education for students, with a view to ensuring the full development of their potential, the thesis
of this research consisted of the understanding that Teresina's municipal education network
needs to allocate a greater contribution of financial resources to implement CAQi and guarantee
adequate conditions in Municipal Full-Time Schools (EMTIs). The research, of a qualitative
and quantitative nature, was anchored in the critical approach and was based on documentary
analysis, through the adoption of primary and secondary sources related to educational and
financial data from the municipality of Teresina from the year 2022, being guided by the
research question: Considering the real student cost of EMTI, what financial efforts does the
municipal government of Teresina need to undertake to guarantee CAQi in these educational
establishments? The collection of information regarding real direct costs comprised four
categories: personnel; services and inputs; school meals and expenses covered with
decentralized resources. The work is based on the theoretical support of Poulantzas (1980);
Marx and Engels (2004); Tonet (2005); Pinto (2006, 2018); Faleiros (2009); Marx (2012);
Alves (2012); Silveira, Schneider and Alves (2021), among others. The results indicated that
the education financing model adopted in Brazil, after the establishment of Fundeb, encouraged
the expansion of the school day in the municipal network investigated, although it was not
enough to meet the target of the PNE and the Teresina Municipal Education Plan (PME). The
cost estimates showed disparities between the cost-student-year practiced between the
Municipal Full-Time Schools (EMTIs), and it was possible to notice a significant variation
between the minimum (R$ 5.246) and maximum (R$ 12.536) values, indicating that there are
units where the real cost is 239% higher than in others. Comparative analyzes revealed that the
average costs charged in ETIs (R$ 671) are 27% higher than the Annual Value per Full-time
Student (VAA-TI) defined within the scope of Fundeb (R$ 528). However, they are 37% lower
than the nationally projected average CAQi for full-time (R$917). The comparison carried out
by school, excluding the school lunch category, between the real student cost and the CAQi
showed that only two establishments, among the 19 surveyed, reached the CAQi student value.
The difference between the average realstudent cost (R$671) and the CAQi of the ETIs(R$853)
reaches 27%. In general, the variation between cost values per student in the EMTIs
investigated results from several factors: the location of the school; the number of enrollments;
the number of enrollments per teacher; the size of the schools; the execution of decentralized
resources; the length ofservice of education professionals; the employment relationship of these
professionals; beyond the particularities of each reality. It is concluded that there is an urgent
need to implement a minimum national quality standard that ensures adequate financing for
integral education, using the CAQi-CAQ system as a reference. |
pt_BR |