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SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ (SAEPI): potencialidades e limites no ensino médio da rede Estadual de ensino

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dc.contributor.author SILVA, Cleudiana Maria de Oliveira
dc.date.accessioned 2025-06-25T15:11:32Z
dc.date.available 2025-06-25T15:11:32Z
dc.date.issued 2025-06-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3922
dc.description Orientação: Profª. Dra. Luísa Xavier de Oliveira Examinadora externa: Profª. Dra. Eloísa Maia Vidal Examinador interno: Profº. Dr. Luís Carlos Sales pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Há mais de duas décadas, a avaliação educacional em larga escala ocupa posição de destaque no cenário nacional. Desde a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a avaliação educacional não apenas manteve-se longeva, como foi capaz de desenvolver-se, expandindo-se do nível federal centralizado para os estados e municípios. Esse movimento pode ser observado com a criação, em especial a partir dos anos 2000, de inúmeros sistemas próprios de avaliação estaduais e municipais. Com base nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as potencialidades e os limites do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) no desempenho escolar dos alunos do ensino médio na rede estadual. Tal objetivo desmembrou-se nos seguintes objetivos específicos: contextualizar a história das avaliações em larga escala no Brasil em seus diferentes processos históricos; conhecer o processo de implementação do SAEPI; compreender a percepção dos participantes da pesquisa em relação ao SAEPI; analisar o uso dos resultados do SAEPI no desenho da política educacional piauiense. As leituras de Alavarse (2013), Bonamino (2002), Brooke (2006), Carvalho (2016), Freitas (2009), Gamboa (2013), Minayo (2001), Peroni (2003), Richardson (2012), Vasconcelos (2006), Vergara (2005), Viana (2014), Werle (2011), entre outros, contribuíram para o embasamento teórico da pesquisa. Em virtude do problema, objetivos e hipótese, a abordagem apensada é qualitativa, de caráter exploratório, organizando-se a partir da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo, tendo como procedimento de coleta de dados, o Estudo de Caso Múltiplos. O lócus da pesquisa compreende dois municípios piauienses que compõem a 5a Gerência Regional de Ensino do Estado do Piaui. Na condução da pesquisa no espaço empírico, foi empregado como instrumento inicial, um questionário aplicado a professores de língua portuguesa e matemática, com o propósito de identificar àqueles que possuíam experiência prévia com o SAEPI. Posteriormente, uma entrevista semiestruturada foi realizada com o grupo selecionado desses professores, considerando o critério de participação no SAEPI. Além disso, foram conduzidas entrevistas com os técnicos da SEDUC, da 5a Gerência Regional de Ensino, com os núcleos gestores e professores. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2002) e os resultados estruturados em três eixos: perfil docente, percepção dos participantes em relação ao SAEPI e uso dos resultados do SAEPI. Os resultados sugerem que as avaliações realizadas pelo SAEPI estão acontecendo, gerando dados, no entanto, os resultados destas não estão sendo utilizados pelas escolas, como mecanismo de melhoria do ensino no Estado do Piauí. ABSTRACT: For over two decades, large-scale educational assessment has held a prominent position on the national stage. Since the creation of the Basic Education Assessment System (SAEB), educational assessment has not only remained long-lasting, but has also been able to develop and expand from a centralized federal level to states and municipalities. This movement can be observed with the creation, particularly from the 2000s onwards, of numerous state and municipal assessment systems. Based on this context, the main objective of this research is to analyze the potentialities and limitations of the Piauí Educational Assessment System (SAEPI) in the academic performance of high school students in the state network. This objective was split into the following specific objectives: contextualize the history of large-scale assessments in Brazil in its different historical processes; understand the implementation process of SAEPI; comprehend the perception of the research participants regarding SAEPI; analyze the use of SAEPI results in the design of the educational policy in the state of Piauí. The readings of Alavarse (2013), Bonamino (2002), Brooke (2006), Carvalho (2016), Freitas (2009), Gamboa (2013), Minayo (2001), Peroni (2003), Richardson (2012), Vasconcelos (2006), Vergara (2005), Viana (2014), Werle (2011), among others, contributed to the theoretical foundation of the research. Due to the problem, objectives, and hypothesis, the chosen approach is qualitative, exploratory in nature, based on bibliographic research, documentary research, and field research. The data collection procedure is Multiple Case Study. The research takes place in two municipalities in Piauí that make up the 5th Regional Education Administration of the State of Piauí. During the research process aimed at collecting data in the empirical space, an initial instrument of inquiry was employed, consisting of a questionnaire administered to Portuguese and Mathematics teachers with the purpose of identifying those who had previous experience with SAEPI. Subsequently, a semi-structured interview was conducted with the selected group of these teachers, considering the participation criteria in SAEPI. Interviews were also conducted with technicians from the State Department of Education (SEDUC), the 5th Regional Education Management, management teams, and teachers. The data was analyzed using Bardin's content analysis technique (2002), and the results were structured into three main areas: teacher profile, participants' perception of Saepi, and the use of SAEPI results. The results suggest that the evaluations carried out by SAEPI are indeed taking place and generating data. However, these results are not being used by schools as a mechanism for improving education in the state of Piauí. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) pt_BR
dc.subject Avaliação Externa/larga Escala pt_BR
dc.subject Sistema de Avaliação Educacional pt_BR
dc.subject Piauí Educational Evaluation System (SAEPI) pt_BR
dc.subject External/large-scale Assessment pt_BR
dc.subject Educational Assessment System pt_BR
dc.title SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ (SAEPI): potencialidades e limites no ensino médio da rede Estadual de ensino pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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