Abstract:
RESUMO: Há mais de duas décadas, a avaliação educacional em larga escala ocupa posição de
destaque no cenário nacional. Desde a criação do Sistema de Avaliação da Educação
Básica (SAEB), a avaliação educacional não apenas manteve-se longeva, como foi
capaz de desenvolver-se, expandindo-se do nível federal centralizado para os estados
e municípios. Esse movimento pode ser observado com a criação, em especial a partir
dos anos 2000, de inúmeros sistemas próprios de avaliação estaduais e municipais.
Com base nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral: analisar as
potencialidades e os limites do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI)
no desempenho escolar dos alunos do ensino médio na rede estadual. Tal objetivo
desmembrou-se nos seguintes objetivos específicos: contextualizar a história das
avaliações em larga escala no Brasil em seus diferentes processos históricos;
conhecer o processo de implementação do SAEPI; compreender a percepção dos
participantes da pesquisa em relação ao SAEPI; analisar o uso dos resultados do
SAEPI no desenho da política educacional piauiense. As leituras de Alavarse (2013),
Bonamino (2002), Brooke (2006), Carvalho (2016), Freitas (2009), Gamboa (2013),
Minayo (2001), Peroni (2003), Richardson (2012), Vasconcelos (2006), Vergara
(2005), Viana (2014), Werle (2011), entre outros, contribuíram para o embasamento
teórico da pesquisa. Em virtude do problema, objetivos e hipótese, a abordagem
apensada é qualitativa, de caráter exploratório, organizando-se a partir da pesquisa
bibliográfica, documental e pesquisa de campo, tendo como procedimento de coleta
de dados, o Estudo de Caso Múltiplos. O lócus da pesquisa compreende dois
municípios piauienses que compõem a 5a Gerência Regional de Ensino do Estado do
Piaui. Na condução da pesquisa no espaço empírico, foi empregado como instrumento
inicial, um questionário aplicado a professores de língua portuguesa e matemática,
com o propósito de identificar àqueles que possuíam experiência prévia com o SAEPI.
Posteriormente, uma entrevista semiestruturada foi realizada com o grupo
selecionado desses professores, considerando o critério de participação no SAEPI.
Além disso, foram conduzidas entrevistas com os técnicos da SEDUC, da 5a Gerência
Regional de Ensino, com os núcleos gestores e professores. Os dados foram
analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2002) e os resultados
estruturados em três eixos: perfil docente, percepção dos participantes em relação ao
SAEPI e uso dos resultados do SAEPI. Os resultados sugerem que as avaliações
realizadas pelo SAEPI estão acontecendo, gerando dados, no entanto, os resultados
destas não estão sendo utilizados pelas escolas, como mecanismo de melhoria do
ensino no Estado do Piauí.
ABSTRACT: For over two decades, large-scale educational assessment has held a prominent
position on the national stage. Since the creation of the Basic Education Assessment
System (SAEB), educational assessment has not only remained long-lasting, but has
also been able to develop and expand from a centralized federal level to states and
municipalities. This movement can be observed with the creation, particularly from the
2000s onwards, of numerous state and municipal assessment systems. Based on this
context, the main objective of this research is to analyze the potentialities and
limitations of the Piauí Educational Assessment System (SAEPI) in the academic
performance of high school students in the state network. This objective was split into
the following specific objectives: contextualize the history of large-scale assessments
in Brazil in its different historical processes; understand the implementation process of
SAEPI; comprehend the perception of the research participants regarding SAEPI;
analyze the use of SAEPI results in the design of the educational policy in the state of
Piauí. The readings of Alavarse (2013), Bonamino (2002), Brooke (2006), Carvalho
(2016), Freitas (2009), Gamboa (2013), Minayo (2001), Peroni (2003), Richardson
(2012), Vasconcelos (2006), Vergara (2005), Viana (2014), Werle (2011), among
others, contributed to the theoretical foundation of the research. Due to the problem,
objectives, and hypothesis, the chosen approach is qualitative, exploratory in nature,
based on bibliographic research, documentary research, and field research. The data
collection procedure is Multiple Case Study. The research takes place in two
municipalities in Piauí that make up the 5th Regional Education Administration of the
State of Piauí. During the research process aimed at collecting data in the empirical
space, an initial instrument of inquiry was employed, consisting of a questionnaire
administered to Portuguese and Mathematics teachers with the purpose of identifying
those who had previous experience with SAEPI. Subsequently, a semi-structured
interview was conducted with the selected group of these teachers, considering the
participation criteria in SAEPI. Interviews were also conducted with technicians from
the State Department of Education (SEDUC), the 5th Regional Education
Management, management teams, and teachers. The data was analyzed using
Bardin's content analysis technique (2002), and the results were structured into three
main areas: teacher profile, participants' perception of Saepi, and the use of SAEPI
results. The results suggest that the evaluations carried out by SAEPI are indeed taking
place and generating data. However, these results are not being used by schools as a
mechanism for improving education in the state of Piauí.