dc.description.abstract |
RESUMO: A atividade docente desenvolvida pelo professor de Biologia em início de carreira, aqui
compreendido como professor iniciante, tem especificidades marcadas pelos desafios do início
da docência. Dentre eles, os principais conflitos, identificados por Lopes (2019) e Martinez
(2019), são os que envolvem os aprendizados na formação inicial e sua relação com o
desenvolvimento da atividade docente. Nesse contexto, é pertinente compreender essa realidade
do professor de Biologia em início de carreira, considerando a relação teoria e prática, por meio
de suas significações. Assim, esta pesquisa objetiva: Investigar a relação formação inicial e
atividade docente por meio das significações produzidas pelo professor de Biologia em início
de carreira. As lentes teórico-metodológicas utilizadas na apreensão do objeto de pesquisa são
o Materialismo Histórico-Dialético, proposto por Marx e Engels (1998) e Marx (2007), a
Psicologia Histórico-Cultural de Leontiev (1978) e Vigotski (2000 e 2018) e a Pedagogia
Histórico-Crítica, desenvolvida por Saviani (1998 e 2018). Para apreender as significações
produzidas pelos professores e, assim, compreender a relação formação e atividade docente,
foram realizadas entrevistas reflexivas com dois professores de Biologia que se encontram em
início de carreira. Como procedimento de análise das informações estão os Núcleos de
Significações, proposto por Aguiar e Ozella (2015). Por meio da análise das significações,
evidenciou-se que os processos formativos vivenciados por esses professores têm
fundamentado o desenvolvimento da atividade docente, o que indica que a relação teoria e
prática é dialética. Em outras palavras, as vivências formativas, teóricas e práticas, não são
isoladas, ao contrário, são processos interdependentes e orientam o desenvolvimento da
atividade docente. Os resultados desse estudo, ao evidenciar as múltiplas as determinações que
constituem a relação processos formativos e exercício da docência, produziu conhecimentos
que poderão subsidiar a elaboração de propostas de formação de professores considerando as
necessidades formativas que emergem do desenvolvimento da atividade docente.
ABSTRACT: The teaching activity carried out by the Biology teacher at the beginning of his career,
understood here as a beginning teacher, has specificities marked by the challenges of beginning
teaching. Among them, the main conflicts, identified by Lopes (2019) and Martinez (2019), are
those involving learning in initial training and its relationship with the development of teaching
activity. In this context, it is pertinent to understand this reality of Biology teachers at the
beginning of their careers, considering the relationship between theory and practice, through
their meanings. Therefore, this research aims to: Investigate the relationship between initial
training and teaching activity through the meanings produced by Biology teachers at the
beginning of their careers. The theoretical-methodological lenses used in apprehending the
research object are Historical-Dialectical Materialism, proposed by Marx and Engels (1998)
and Marx (2007), the Historical-Cultural Psychology of Leontiev (1978) and Vygotski (2000
and 2018) and Historical-Critical Pedagogy, developed by Saviani (1998 and 2018). To grasp
the meanings produced by teachers and, thus, understand the relationship between training and
teaching activity, reflective interviews were carried out with two Biology teachers who are at
the beginning of their careers. As a procedure for analyzing information are the Cores of
Meanings, proposed by Aguiar and Ozella (2015). Through the analysis of meanings, it was
evident that the training processes experienced by these teachers have supported the
development of teaching activity, which indicates that the relationship between theory and
practice is dialectical. In other words, training experiences, theoretical and practical, are not
isolated, on the contrary, they are interdependent processes and guide the development of
teaching activity. The results of this study, by highlighting the multiple determinations that
constitute the relationship between training processes and teaching, produced knowledge that
could support the development of teacher training proposals considering the training needs that
emerge from the development of teaching activity. |
pt_BR |