Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO INICIAL E ATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE BIOLOGIA EM INÍCIO DE CARREIRA: análise histórico-crítica da relação teoria e prática

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUSA, Naianndra Nery de Sousa
dc.date.accessioned 2025-06-24T17:38:31Z
dc.date.available 2025-06-24T17:38:31Z
dc.date.issued 2025-06-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3919
dc.description Orientação: Profª. Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho Examinador interno: Profª Dra. Cristiane de Sousa Moura Teixeira Examinador externo: Profª. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar - PUC pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A atividade docente desenvolvida pelo professor de Biologia em início de carreira, aqui compreendido como professor iniciante, tem especificidades marcadas pelos desafios do início da docência. Dentre eles, os principais conflitos, identificados por Lopes (2019) e Martinez (2019), são os que envolvem os aprendizados na formação inicial e sua relação com o desenvolvimento da atividade docente. Nesse contexto, é pertinente compreender essa realidade do professor de Biologia em início de carreira, considerando a relação teoria e prática, por meio de suas significações. Assim, esta pesquisa objetiva: Investigar a relação formação inicial e atividade docente por meio das significações produzidas pelo professor de Biologia em início de carreira. As lentes teórico-metodológicas utilizadas na apreensão do objeto de pesquisa são o Materialismo Histórico-Dialético, proposto por Marx e Engels (1998) e Marx (2007), a Psicologia Histórico-Cultural de Leontiev (1978) e Vigotski (2000 e 2018) e a Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Saviani (1998 e 2018). Para apreender as significações produzidas pelos professores e, assim, compreender a relação formação e atividade docente, foram realizadas entrevistas reflexivas com dois professores de Biologia que se encontram em início de carreira. Como procedimento de análise das informações estão os Núcleos de Significações, proposto por Aguiar e Ozella (2015). Por meio da análise das significações, evidenciou-se que os processos formativos vivenciados por esses professores têm fundamentado o desenvolvimento da atividade docente, o que indica que a relação teoria e prática é dialética. Em outras palavras, as vivências formativas, teóricas e práticas, não são isoladas, ao contrário, são processos interdependentes e orientam o desenvolvimento da atividade docente. Os resultados desse estudo, ao evidenciar as múltiplas as determinações que constituem a relação processos formativos e exercício da docência, produziu conhecimentos que poderão subsidiar a elaboração de propostas de formação de professores considerando as necessidades formativas que emergem do desenvolvimento da atividade docente. ABSTRACT: The teaching activity carried out by the Biology teacher at the beginning of his career, understood here as a beginning teacher, has specificities marked by the challenges of beginning teaching. Among them, the main conflicts, identified by Lopes (2019) and Martinez (2019), are those involving learning in initial training and its relationship with the development of teaching activity. In this context, it is pertinent to understand this reality of Biology teachers at the beginning of their careers, considering the relationship between theory and practice, through their meanings. Therefore, this research aims to: Investigate the relationship between initial training and teaching activity through the meanings produced by Biology teachers at the beginning of their careers. The theoretical-methodological lenses used in apprehending the research object are Historical-Dialectical Materialism, proposed by Marx and Engels (1998) and Marx (2007), the Historical-Cultural Psychology of Leontiev (1978) and Vygotski (2000 and 2018) and Historical-Critical Pedagogy, developed by Saviani (1998 and 2018). To grasp the meanings produced by teachers and, thus, understand the relationship between training and teaching activity, reflective interviews were carried out with two Biology teachers who are at the beginning of their careers. As a procedure for analyzing information are the Cores of Meanings, proposed by Aguiar and Ozella (2015). Through the analysis of meanings, it was evident that the training processes experienced by these teachers have supported the development of teaching activity, which indicates that the relationship between theory and practice is dialectical. In other words, training experiences, theoretical and practical, are not isolated, on the contrary, they are interdependent processes and guide the development of teaching activity. The results of this study, by highlighting the multiple determinations that constitute the relationship between training processes and teaching, produced knowledge that could support the development of teacher training proposals considering the training needs that emerge from the development of teaching activity. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação Inicial pt_BR
dc.subject Atividade Docente pt_BR
dc.subject Professor Iniciante pt_BR
dc.subject Formação Humana pt_BR
dc.subject Initial Training pt_BR
dc.subject Teaching Activity pt_BR
dc.subject Beginning Teacher pt_BR
dc.subject Human Formation pt_BR
dc.title FORMAÇÃO INICIAL E ATIVIDADE DOCENTE DO PROFESSOR DE BIOLOGIA EM INÍCIO DE CARREIRA: análise histórico-crítica da relação teoria e prática pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account