Repositório Institucional da UFPI

RECONHECIMENTO RACIAL NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiências no contexto de uma escola municipal de Nazária, Piauí

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ARAÚJO, Ayla Miceia dos Santos
dc.date.accessioned 2025-06-23T15:23:20Z
dc.date.available 2025-06-23T15:23:20Z
dc.date.issued 2025-06-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3918
dc.description Orientação: Prof. Dr. Francis Musa Boakari Examinadora interna: Profa. Dra. Cristiane de Sousa Moura Teixeira Examinador externo: Prof. Dr. Roberto Carlos da Silva - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No Brasil, há necessidade de continuarmos aprofundando nossa compreensão acerca da problemática do racismo nas suas várias formas. Este estudo, conduzido com estudantes de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública no município de Nazária, Piauí, investigou as experiências relacionadas ao reconhecimento racial por parte de profissionais da escola e de uma mãe de estudante. Definiu-se como objetivo geral: entender melhor as experiências e desafios enfrentados por profissionais escolares e comunidade escolar na promoção do reconhecimento racial no ambiente escolar em uma turma do primeiro ano do ensino fundamental. Como objetivos específicos, selecionou-se: identificar os principais desafios enfrentados na promoção de práticas pedagógicas antirracistas no primeiro ano do ensino fundamental; caracterizar como as crianças do primeiro ano do ensino fundamental percebem e respondem às iniciativas de reconhecimento racial em sua escola; analisar a percepção da comunidade escolar (pais e/ou responsáveis), sobre as iniciativas de reconhecimento racial e sua contribuição para uma educação mais inclusiva. A relevância deste estudo reside na necessidade de promover práticas pedagógicas antirracistas e valorizar a diversidade étnico-racial desde a infância, visando à construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. A metodologia qualitativa empregada incluiu entrevistas semiestruturadas, observação participante, análise de materiais pedagógicos e realização de oficinas. Essa abordagem metodológica permitiu uma análise aprofundada das práticas pedagógicas, contemplando os desafios enfrentados pelos profissionais da escola. Os resultados desta pesquisa contribuem significativamente para o desenvolvimento de políticas públicas e práticas pedagógicas mais eficazes na promoção do reconhecimento e valorização racial no âmbito da educação escolar. ABSTRACT: In Brazil, there is a need to continue deepening our understanding of the issue of racism in its various forms. This study, conducted with students from a first-year elementary school class at a public school in the city of Nazária, Piauí, investigated the experiences related to racial recognition on the part of school professionals and a student's mother. The general objective was defined as: better understanding the experiences and challenges faced by school professionals and the school community in promoting racial recognition in the school environment in a first-year elementary school class. As specific objectives, we selected: identify the main challenges faced in promoting anti-racist pedagogical practices in the first year of elementary school; characterize how children in the first year of elementary school perceive and respond to racial recognition initiatives in their school; analyze the perception of the school community (parents and/or guardians) about racial recognition initiatives and their contribution to a more inclusive education. The relevance of this study lies in the need to promote anti-racist pedagogical practices and value ethnic-racial diversity from childhood, aiming to build a fairer and less unequal society. The qualitative methodology used included semi-structured interviews, participant observation, analysis of teaching materials and workshops. This methodological approach allowed an in-depth analysis of pedagogical practices, contemplating the challenges faced by school professionals. The results of this research contribute significantly to the development of more effective public policies and pedagogical practices in promoting racial recognition and appreciation within the scope of school education. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Reconhecimento Racial pt_BR
dc.subject Anos Iniciais pt_BR
dc.subject Cultura Afrodescendente pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Racial Recognition pt_BR
dc.subject Early Years pt_BR
dc.subject Afrodescendant Culture pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.title RECONHECIMENTO RACIAL NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: experiências no contexto de uma escola municipal de Nazária, Piauí pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account