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RESUMO: No Brasil, há necessidade de continuarmos aprofundando nossa compreensão acerca
da problemática do racismo nas suas várias formas. Este estudo, conduzido com
estudantes de uma turma do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da
rede pública no município de Nazária, Piauí, investigou as experiências relacionadas
ao reconhecimento racial por parte de profissionais da escola e de uma mãe de
estudante. Definiu-se como objetivo geral: entender melhor as experiências e desafios
enfrentados por profissionais escolares e comunidade escolar na promoção do
reconhecimento racial no ambiente escolar em uma turma do primeiro ano do ensino
fundamental. Como objetivos específicos, selecionou-se: identificar os principais
desafios enfrentados na promoção de práticas pedagógicas antirracistas no primeiro
ano do ensino fundamental; caracterizar como as crianças do primeiro ano do ensino
fundamental percebem e respondem às iniciativas de reconhecimento racial em sua
escola; analisar a percepção da comunidade escolar (pais e/ou responsáveis), sobre
as iniciativas de reconhecimento racial e sua contribuição para uma educação mais
inclusiva. A relevância deste estudo reside na necessidade de promover práticas
pedagógicas antirracistas e valorizar a diversidade étnico-racial desde a infância,
visando à construção de uma sociedade mais justa e menos desigual. A metodologia
qualitativa empregada incluiu entrevistas semiestruturadas, observação participante,
análise de materiais pedagógicos e realização de oficinas. Essa abordagem
metodológica permitiu uma análise aprofundada das práticas pedagógicas,
contemplando os desafios enfrentados pelos profissionais da escola. Os resultados
desta pesquisa contribuem significativamente para o desenvolvimento de políticas
públicas e práticas pedagógicas mais eficazes na promoção do reconhecimento e
valorização racial no âmbito da educação escolar.
ABSTRACT: In Brazil, there is a need to continue deepening our understanding of the issue of
racism in its various forms. This study, conducted with students from a first-year
elementary school class at a public school in the city of Nazária, Piauí, investigated
the experiences related to racial recognition on the part of school professionals and a
student's mother. The general objective was defined as: better understanding the
experiences and challenges faced by school professionals and the school community
in promoting racial recognition in the school environment in a first-year elementary
school class. As specific objectives, we selected: identify the main challenges faced in
promoting anti-racist pedagogical practices in the first year of elementary school;
characterize how children in the first year of elementary school perceive and respond
to racial recognition initiatives in their school; analyze the perception of the school
community (parents and/or guardians) about racial recognition initiatives and their
contribution to a more inclusive education. The relevance of this study lies in the need
to promote anti-racist pedagogical practices and value ethnic-racial diversity from
childhood, aiming to build a fairer and less unequal society. The qualitative
methodology used included semi-structured interviews, participant observation,
analysis of teaching materials and workshops. This methodological approach allowed
an in-depth analysis of pedagogical practices, contemplating the challenges faced by
school professionals. The results of this research contribute significantly to the
development of more effective public policies and pedagogical practices in promoting
racial recognition and appreciation within the scope of school education. |
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