Abstract:
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da Educação Básica historicamente marcada pela violência estrutural, assumindo contornos interseccionais de violação de direitos humanos, dadas as condições às quais os/as estudantes são submetidos/as. Em meio a essa população, as alunas negras, que vivem em situações de vulnerabilidade social, são as mais afetadas, com a trajetória escolar comprometida pela condição periférica e carente de políticas de inclusão. A pesquisa, de intervenção cartográfica (Alvarez; Passos, 2010), teve por objetivo geral analisar as experiências narrativas de mulheres negras sobre educar em direitos humanos. Especificamente, buscou-se identificar nas narrativas saberes experienciais das mulheres negras da EJA; identificar os problemas e formas de resistência dessas mulheres; e caracterizar modos de educar em direitos humanos reveladores das experiências narrativas das mulheres negras da EJA. O estudo envolveu quatro mulheres negras, maiores de 18 anos, alunas da IV etapa da modalidade EJA. No processo de produção de dados, foram utilizadas as técnicas “Bonecas que falam: criações de mulheres negras da EJA” e “Quarto do espelho: narrativas de mulheres negras da EJA", com as quais foi possível acessar suas narrativas escritas e orais. Os principais dispositivos utilizados foram poemas, criação de personagens conceituais, confecção de bonecas de pano, escrita de diário de itinerância das participantes e da pesquisadora e entrevista semiestruturada. A análise de dados desenvolveu-se na perspectiva da interseccionalidade (Collins; Bilge, 2021), observando transversalidades de gênero, raça e classe na EJA (Arroyo, 2017). O estudo mostrou que essas mulheres estudantes têm seus saberes experienciais influenciados pelas condições de gênero, raça e classe, situação perceptível em suas narrativas sobre, por exemplo, o cuidado com os filhos, a casa, os cabelos, o que conflui para que seus principais problemas sejam a conciliação das tarefas escolares com o cuidado com a casa, o atraso escolar por não tido acesso à escola na infância e por morar no campo, a falta de acompanhamento dos pais quando mais jovem e a falta de apoio do companheiro. Entre suas formas de resistência, destacam-se: a experiência de “não se prender aos obstáculos”, a capacidade de amar, a busca pela leitura, inclusive da Bíblia, como forma de transcender a realidade cotidiana. Adversamente, as narrativas das estudantes pesquisadas quebram estereótipos, pois, em meio às dificuldades enfrentadas, a EJA tem sido para elas uma ponte para a superação de desafios cotidianos, validando essa modalidade de ensino como a “escola da fronteira”, um cruzamento entre uma realidade e outra, definição dada a um Centro de Educação de Jovens e Adultos da periferia de Teresina-PI. Assim, a EJA, para elas, é um território de sonhos e de fugas de opressões domésticas. As narrativas das mulheres também apontam para a educação que valoriza o acolhimento, o cuidado, o empoderamento feminino, identitário e coletivo, o que direciona à perspectiva da educação em direitos humanos.
ABSTRACT: Youth and Adult Education (EJA) is a form of basic education historically marked by structural violence, taking on intersectional contours of human rights violations, given the conditions to which students are subjected. Among this population, black students, who generally live in a situation of social vulnerability, are the most affected, with their school trajectory compromised by their peripheral location and lack of inclusion policies. The overall aim of this cartographic intervention research (Alvarez; Passos, 2010) was to analyze the narrative experiences of black women about educating in human rights. Specifically, the aim was to identify in the narratives the experiential knowledge of black women in the EJA; to identify the problems and forms of resistance of these women; and to characterize ways of educating in human rights that reveal the narrative experiences of black women in the EJA. The study involved four black women over the age of 18, students in the fourth stage of the EJA program. In the data production process, the techniques “Dolls that speak: creations by black women in the EJA” and “Mirror room: narratives by black women in the EJA” were used to get in touch with their written and oral narratives. The main devices used were poems, creating conceptual characters, making rag dolls, writing a diary of the participants' and the researcher's journeys and semi-structured interviews. The data was analyzed from the perspective of intersectionality (Collins; Bilge, 2021), in order to observe the cross-cutting aspects of gender, race and class in the EJA (Arroyo, 2017). The study showed that these women students have their experiential knowledge influenced by gender, race and class conditions, a situation that can be seen in their narratives about, for example, caring for their children, the house and their hair, which means that their main problems are reconciling schoolwork with caring for the home, falling behind in school because they didn't have access to school in childhood and because they live in the countryside, the lack of parental support when they were younger and the lack of support from their partner. Among their forms of resistance, the following stand out: the experience of “not getting caught up in obstacles”, the ability to love, the search for reading, including the Bible, as a way of transcending everyday reality. Adversely, the narratives of the black women surveyed break stereotypes, because, in the midst of the difficulties they face, the EJA has been a bridge for them to overcome everyday challenges, validating this type of education as the “border school”, an extreme, a crossroads between one reality and another, a definition given to a Youth and Adult Education Center on the outskirts of Teresina-PI. For them, the EJA is a territory of dreams and escapes from domestic oppression. The women's narratives also point to education that values welcoming, care, female empowerment, identity and collective, which leads to the perspective of human rights education.