Repositório Institucional da UFPI

SIGNIFICAÇÕES DE DOCENTES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Thaís Laina Pereira
dc.date.accessioned 2025-06-13T12:37:28Z
dc.date.available 2025-06-13T12:37:28Z
dc.date.issued 2025-06-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3908
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Eliana de Sousa de Alencar Marques Examinadora interna: Profª. Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho Examinadora externa: Profª. Dra. Sonia Mari Shima Barroco - UFRO pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No ano de 2020, a pandemia da Covid-19 provocou mudanças na dinâmica econômica, social, política e cultural da sociedade. Tais mudanças ainda permanecem no presente, considerando que a realidade pandêmica produziu impactos que ainda hoje reverberam na educação, sobretudo, a escolar. Considerando esse contexto e o que dizem as pesquisas realizadas entre os anos de 2020-2023, o processo de escolarização dos estudantes foi profundamente afetado, sobretudo quando se trata dos estudantes com deficiência. Neste sentido, partindo do pressuposto de que o processo de escolarização desses estudantes foi profundamente impactado pela realidade pandêmica, nesta pesquisa, interessou-nos investigar as significações produzidas por docentes sobre esses impactos, tendo em vista responder a seguinte questão: como se constituem as significações de docentes sobre a escolarização de estudantes com deficiência nas séries finais do Ensino Fundamental, durante o Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia da covid-19? Assim, realizou-se a pesquisa com o objetivo geral: investigar o processo de constituição das significações de docentes sobre a escolarização de estudantes com deficiência, nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia da covid-19. A pesquisa fundamentou-se nos aportes do Materialismo Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Para produção de dados utilizou-se o questionário online e a Entrevista Narrativa, aplicados a três professores que atuaram com estudantes com deficiência no Ensino Fundamental na pandemia. Para a análise de dados, utilizou-se Núcleos de Significação. O resultado da investigação levou à conclusão de que as condições nas quais se deram o ensino remoto oferecido aos estudantes com deficiência tornam nulas quaisquer possibilidade de realização de uma educação dirigida para a humanização desses estudantes, uma vez que o processo educativo se deu em condições precárias, reduzidas à distribuição de tarefas e a orientações em grupos de Whatsapp, sem as devidas interações necessárias entre professores e alunos em situações planejadas, organizadas e estruturadas para isso. De acordo com as significações produzidas pelos professores, as estratégias de ensino, a participação dos estudantes e o suporte escolar e familiar não foram suficientes para garantir a qualidade necessária aos processos de apropriação e objetivação do saber, fato que exige de todos nós um esforço coletivo no sentido de superar o legado de prejuízos que a pandemia nos deixou. Nessa direção, espera-se que o resultado evidenciado contribua para ações que possibilitem superar tais prejuízos causados pela pandemia, além de despertar para a busca por condições objetivas e subjetivas que possibilitem uma educação para a formação humana dos estudantes com deficiência. ABSTRACT: In 2020, the Covid-19 pandemic induced significant changes in the economic, social, political, and cultural dynamics of society. These changes persist today, as the pandemic's effects continue to reverberate in education, particularly within the school system. Based on this context and findings from research conducted between 2020 and 2023, the educational process forstudents has been profoundly affected, especially forstudents with disabilities. Accordingly, assuming that the educational trajectory of these students has been significantly impacted by the pandemic reality, this study aims to investigate the meanings produced by teachers regarding these impacts, addressing the following question: how do teachers’ significations regarding the schooling of students with disabilities in the final years of elementary education during emergency remote teaching in the context of the Covid-19 pandemic constitute themselves? Thus, the research was conducted with the overarching objective of investigating the construction of teachers’ significations concerning the schooling of students with disabilities in the final years of elementary education during emergency remote teaching amid the pandemic. The research was grounded in the tenets of Historical-Dialectical Materialism and Historical- Cultural Psychology. To gather data, an online questionnaire and Narrative Interviews were utilized, administered to three teachers who worked with students with disabilities during the pandemic. For data analysis, Signification Nuclei were employed. The findings of the investigation led to the conclusion that the conditions under which remote teaching was delivered to students with disabilities rendered any possibility of achieving an education aimed at the humanization of these students void, given that the educational process occurred under precarious conditions, limited to task distribution and guidance via WhatsApp groups, lacking the necessary interactions between teachers and students in planned, organized, and structured situations. According to the significations produced by the teachers, teaching strategies, student participation, and school and family support were insufficient to ensure the quality necessary for knowledge appropriation and objectification processes, a fact that demands a collective effort from all to overcome the detrimental legacy left by the pandemic. In this regard, it is hoped that the evidenced results contribute to actions aimed at mitigating such damage caused by the pandemic, as well as to inspire the pursuit of objective and subjective conditions that enable humanistic education for students with disabilities. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Pessoa do Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Formação Humana pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Human Formation pt_BR
dc.subject Inclusive Education pt_BR
dc.subject Covid-19 Pandemic pt_BR
dc.title SIGNIFICAÇÕES DE DOCENTES SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account