Abstract:
RESUMO: No ano de 2020, a pandemia da Covid-19 provocou mudanças na dinâmica econômica, social,
política e cultural da sociedade. Tais mudanças ainda permanecem no presente, considerando
que a realidade pandêmica produziu impactos que ainda hoje reverberam na educação,
sobretudo, a escolar. Considerando esse contexto e o que dizem as pesquisas realizadas entre
os anos de 2020-2023, o processo de escolarização dos estudantes foi profundamente afetado,
sobretudo quando se trata dos estudantes com deficiência. Neste sentido, partindo do
pressuposto de que o processo de escolarização desses estudantes foi profundamente impactado
pela realidade pandêmica, nesta pesquisa, interessou-nos investigar as significações produzidas
por docentes sobre esses impactos, tendo em vista responder a seguinte questão: como se
constituem as significações de docentes sobre a escolarização de estudantes com deficiência
nas séries finais do Ensino Fundamental, durante o Ensino Remoto Emergencial no contexto da
pandemia da covid-19? Assim, realizou-se a pesquisa com o objetivo geral: investigar o
processo de constituição das significações de docentes sobre a escolarização de estudantes com
deficiência, nas séries finais do Ensino Fundamental, no Ensino Remoto Emergencial no
contexto da pandemia da covid-19. A pesquisa fundamentou-se nos aportes do Materialismo
Histórico-Dialético e da Psicologia Histórico-Cultural. Para produção de dados utilizou-se o
questionário online e a Entrevista Narrativa, aplicados a três professores que atuaram com
estudantes com deficiência no Ensino Fundamental na pandemia. Para a análise de dados,
utilizou-se Núcleos de Significação. O resultado da investigação levou à conclusão de que as
condições nas quais se deram o ensino remoto oferecido aos estudantes com deficiência tornam
nulas quaisquer possibilidade de realização de uma educação dirigida para a humanização
desses estudantes, uma vez que o processo educativo se deu em condições precárias, reduzidas
à distribuição de tarefas e a orientações em grupos de Whatsapp, sem as devidas interações
necessárias entre professores e alunos em situações planejadas, organizadas e estruturadas para
isso. De acordo com as significações produzidas pelos professores, as estratégias de ensino, a
participação dos estudantes e o suporte escolar e familiar não foram suficientes para garantir a
qualidade necessária aos processos de apropriação e objetivação do saber, fato que exige de
todos nós um esforço coletivo no sentido de superar o legado de prejuízos que a pandemia nos
deixou. Nessa direção, espera-se que o resultado evidenciado contribua para ações que
possibilitem superar tais prejuízos causados pela pandemia, além de despertar para a busca por
condições objetivas e subjetivas que possibilitem uma educação para a formação humana dos
estudantes com deficiência.
ABSTRACT: In 2020, the Covid-19 pandemic induced significant changes in the economic, social, political,
and cultural dynamics of society. These changes persist today, as the pandemic's effects
continue to reverberate in education, particularly within the school system. Based on this
context and findings from research conducted between 2020 and 2023, the educational process
forstudents has been profoundly affected, especially forstudents with disabilities. Accordingly,
assuming that the educational trajectory of these students has been significantly impacted by
the pandemic reality, this study aims to investigate the meanings produced by teachers regarding
these impacts, addressing the following question: how do teachers’ significations regarding the
schooling of students with disabilities in the final years of elementary education during
emergency remote teaching in the context of the Covid-19 pandemic constitute themselves?
Thus, the research was conducted with the overarching objective of investigating the
construction of teachers’ significations concerning the schooling of students with disabilities in
the final years of elementary education during emergency remote teaching amid the pandemic.
The research was grounded in the tenets of Historical-Dialectical Materialism and Historical-
Cultural Psychology. To gather data, an online questionnaire and Narrative Interviews were
utilized, administered to three teachers who worked with students with disabilities during the
pandemic. For data analysis, Signification Nuclei were employed. The findings of the
investigation led to the conclusion that the conditions under which remote teaching was
delivered to students with disabilities rendered any possibility of achieving an education aimed
at the humanization of these students void, given that the educational process occurred under
precarious conditions, limited to task distribution and guidance via WhatsApp groups, lacking
the necessary interactions between teachers and students in planned, organized, and structured
situations. According to the significations produced by the teachers, teaching strategies, student
participation, and school and family support were insufficient to ensure the quality necessary
for knowledge appropriation and objectification processes, a fact that demands a collective
effort from all to overcome the detrimental legacy left by the pandemic. In this regard, it is
hoped that the evidenced results contribute to actions aimed at mitigating such damage caused
by the pandemic, as well as to inspire the pursuit of objective and subjective conditions that
enable humanistic education for students with disabilities.