dc.description.abstract |
RESUMO
A valorização do magistério, assegurada na Constituição Federal de 1988 como um princípio,
constitui uma política que foi ratificada e garantida nas posteriores legislações educacionais,
infraconstitucionais. Configura-se como arcabouço da luta dos profissionais do magistério no
Brasil por políticas de formação inicial e continuada, carreira, remuneração e condições de
trabalho, algo, historicamente, negligenciado pelas políticas públicas educacionais. Este estudo
teve como objetivo analisar as políticas de valorização do magistério público da educação
básica no Brasil, implantadas após a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei Nº
9.394/1996, na efetivação das melhorias na formação e remuneração docentes. Consiste em
uma pesquisa de abordagem quantiqualitativa, baseada em dados secundários, primariamente
produzidos e disponibilizados pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira), em formato de microdados. A população amostral delimitada para o estudo foram
professores do 5º Ano do Ensino Fundamental, de escolas das redes públicas de ensino do
Brasil, que responderam ao questionário docente durante a aplicação da Prova SAEB, edição
2021, totalizando 24.078 docentes. O processo fundamental para a análise dos dados
quantitativos foi a estatística descritiva, com o auxílio do programa IBM SPSS (Statistical
Package for the Social Sciences). O estudo revelou, de modo geral, que as políticas implantadas
após a aprovação da LDB/96, especificamente quanto aos fundos de financiamento da educação
(Fundef, Fundeb e Fundeb permanente) e à Lei nº 11.738/2008 (Lei do Piso), de modo geral,
trouxeram avanços significativos para a valorização do magistério, no que se refere à efetivação
das melhorias nas dimensões salariais e formação docente. Aponta ainda para a necessidade de
avançar, sobretudo, em relação ao incentivo à qualificação de professores, desde que os
percentuais apresentados evidenciam um ínfimo incentivo à realização das pós-graduações
stricto sensu, quando deveria haver maior incentivo por parte dos gestores para alcançar o que
foi estabelecido na meta 16 do PNE 2014-2024 e não foi materializado. Faz-se mister também
avanços no tocante à execução do piso salarial, em termos de reajuste integral e linear, haja
vista que, a partir dos procedimentos e dados de análise, considerando os valores encontrados,
em termos de salários brutos dos docentes, e ponderando o Piso Salarial Profissional Nacional,
estabelecido para o vencimento em 2021, que era de R$ 2.886,24 (dois mil, oitocentos e oitenta
e seis reais e vinte e quatro centavos), verifica-se que aproximadamente 20% dos professores
dessa amostra recebiam abaixo do valor do piso. Observa-se ainda que a diferença entre a
remuneração dos professores em início e final de carreira é relativamente pequena,
configurando um possível achatamento na carreira. Dessa forma, a valorização prescinde a
implantação e estruturação de uma carreira que possibilite avanços remuneratórios,
significativo vencimento inicial e final, valorização das titulações e incentivo à formação inicial
e continuada, bem como boas condições de trabalho para os docentes. ABSTRACT
Teachers’ appreciation, guaranteed as a principle in the 1988 Federal Constitution, consists of
a policy that was ratified and guaranteed in subsequent educational, infra-constitutional
legislation. It is configured as a framework for the struggle of teaching professionals in Brazil
for policies on initial and continued training, career, remuneration and working conditions,
historically neglected by public educational policies. The study aims to analyze the policies for
valuing public teaching in basic education in Brazil, implemented after the current Education
Guidelines and Bases Law, Law No. 9,394/1996, in implementing teacher training and
remuneration improvements. It is both a quantitative and qualitative research based on
secondary data, primarily produced and made available by INEP (National Institute of
Educational Research Anísio Teixeira), in microdata format. The sample population delimited
for the study were 5th-grade teachers of Elementary Education from public schools in Brazil,
who responded to the teaching questionnaire during the application of the SAEB Test, 2021
edition, totaling 24,078 teachers. The fundamental process for analyzing quantitative data was
descriptive statistics, with the help of the IBM SPSS (Statistical Package for the Social
Sciences) program. It was revealed in the study, overall, that the policies implemented after the
approval of LDB/96, specifically regarding education financing funds (Fundef, Fundeb and
permanent Fundeb) and Law nº 11.738/2008 (Minimum Wage Law), altogether, brought
significant advances in the valorization of teachers, regarding the implementation of
improvements in the dimensions of salaries and teacher training. It also highlights the need to
move forward, especially concerning encouraging the qualification of teachers, since the
percentages presented show a minimal incentive to carry out stricto sensu postgraduate courses,
when there should be a greater incentive from part of managers to achieve what was established
in target 16 of the PNE 2014-2024, but which was not materialized. Advances are also needed
concerning the implementation of the minimum wage, in terms of full and linear readjustment,
given that, based on the procedures and analysis data and the values found, regarding teachers'
gross salaries, and considering the National Professional Minimum Wage, established for
remuneration in 2021, which was R$ 2,886.24 (two thousand, eight hundred eighty-six reais
and twenty-four cents), it was found that approximately 20% of the teachers in this sample
received below the minimum value. It was also observed that the difference between the
remuneration of teachers at the beginning and end of their career was relatively small,
configuring a possible salary flattening. Thus, such valorization does not require the
implementation and structuring of a career that allows salary advances, significant initial and
final salaries, appreciation of qualifications and incentives for initial and continued training, as
well as good working conditions for teachers. |
pt_BR |