Repositório Institucional da UFPI

REVISITANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BRITO, Ilmara Cordeiro
dc.date.accessioned 2025-06-05T19:30:09Z
dc.date.available 2025-06-05T19:30:09Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3892
dc.description Autor: Ilmara Cordeiro Brito; Orientadora: Antonia Edna Brito (UFPI); Membro da Banca: Josânia Portela Carvalhêdo (UFPI); Membro da Banca: Shirlane Maria Batista Miranda (UEMA). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esta dissertação tem como objeto de estudo a formação continuada de alfabet izadores, a partir da seguinte questão-problema: Quais pressupostos teórico-metodológicos, em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, fundamentam a formação continuada de alfabetizadores no município de Timo n/MA? Em consonância co m o problema da pesquisa apresenta como objet ivo geral: Analisar pressupostos teóricos- metodológicos, em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, que fundamentam a formação continuada de alfabet izadores no município de Timo n/MA. De modo específico, o estudo objet iva: caracterizar a formação continuada ofertada aos alfabet izadores no município de Timo n/MA, identificar os conhecimentos, referentes ao processo de apropriação da linguagem escrita, privilegiados na formação continuada de alfabet izadores no município de Timo n / MA e compreender as concepções de alfabet ização emergentes da formação continuada de alfabet izadores ofertada no município de Timo n/MA. A temática do estudo vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissio nalização Docente em pedagogia/NUPPED e à linha de pesquisa formação de professores e práticas da docência, do Programa de Pós - Graduação da Universidade Federal do Piauí. Para embasar teoricamente o estudo, quanto à formação continuada, recorri aos estudos de Zeichner (1983), Gatti (2 009), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), que abordam a formação continuada. Sobre o processo de apropriação da linguagem escrita, o estudo tem como fundamentos as contribuições de Brito (2021), Soares (2020), Colello (2020), entre outros. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma invest igação em sintonia co m os pressupostos da abordagem biográfica, conforme Josso (2004), Nóvoa (2010), Passeggi (2008), Prado e Soligo (2007) e Souza (2006), que reconhecem o potencial da narrativa autobiográfica no desenvolvimento da reflexão, no autoconhecimento e na produção de informações sobre as experiências vividas pelos narradores. Para mobilizar a produção de narrativas utilizei como disposit ivos de produção de dados o memorial de for mação e as rodas de conversa. Colaboraram co m a pesquisa três professores efetivos de uma esco la pública de ensino fundamental, que atuam em turmas de alfabetização. A análise co mpreensiva- interpretativa, proposta por Souza (2006), figura como opção analít ica em relação às narrativas oriundas da empiria. ABSTRACT This dissertation has as its object of study the continuing educat ion of literacy teach ers, based on the following quest ion-problem: What theoretical-methodological assumpt ions, in relat ion to the process of appropriat ion o f written language, underlie the cont inuing educat ion of literac y teachers in the municipalit y of Timo n/MA? In line with the research problem, the genera l object ive is to analyze theoretical-methodological assumpt ions, in relat ion to the process o f appropriation of written language, which underlie the continuing educat ion of literacy teachers in the municipalit y o f Timo n/MA. Specifically, the study aims to: characterize the continuing education o ffered to literacy teachers in the municipalit y o f Timo n/MA, identify the knowledge, referring to the process of appropriat ion of written language, privileged in the continuing education o f literacy teachers in the municipalit y of T imon/MA and understand the lit erac y conceptions emerging fro m the continuing educat ion of literacy teachers offered in the cit y o f Timo n/MA. The theme of the study is linked to the Nucleus of Studies and Research on Teacher Training and Professio nalizat ion in Pedagogy/NUPPED and to the research line o f teacher training and teaching practices, of the Graduate Program of the Federal Universit y of Piauí. To theoretically support the study, regarding continuing education, I resorted to studies by Zeichner (1983), Gatti (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), which address cont inuing educat ion. About the process of appropriat ion of written language, the study is based on the contributions of Brito (2021), Soares (2020), Colello (2020), amo ng others. With regard to methodological aspects, this is an invest igat ion in line with the assumpt ions of the biographical approach, according to Josso (2004), Nóvoa (2010), Passeggi (2008), Prado and Soligo (2007) and Souza (2006), who recognize the potential o f the autobiographical narrative in the development of reflect ion, self-knowledge and the production of informat ion about the experiences, lived by the narrators. To mobilize the production of narratives, I used the training memor ial and conversation circles as data product ion devices. Three effective teachers fro m a public elementary school, who work in literacy classes, collaborated with the research. The comprehensive-interpretative analysis, proposed by Souza (2006), appears as an analyt ica l option in relation to narratives derived from empiricism. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professores alfabetizadores pt_BR
dc.subject Linguagem escrita pt_BR
dc.subject Pesquisa Autobiográfica pt_BR
dc.subject Literacy teachers pt_BR
dc.subject Written language pt_BR
dc.subject Autobiographical Research pt_BR
dc.title REVISITANDO PRESSUPOSTOS TEÓRICOS-METODOLÓGICOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE ALFABETIZADORES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account