Abstract:
RESUMO
Esta dissertação tem como objeto de estudo a formação continuada de alfabet izadores, a
partir da seguinte questão-problema: Quais pressupostos teórico-metodológicos, em
relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, fundamentam a formação
continuada de alfabetizadores no município de Timo n/MA? Em consonância co m o
problema da pesquisa apresenta como objet ivo geral: Analisar pressupostos teóricos-
metodológicos, em relação ao processo de apropriação da linguagem escrita, que
fundamentam a formação continuada de alfabet izadores no município de Timo n/MA. De
modo específico, o estudo objet iva: caracterizar a formação continuada ofertada aos
alfabet izadores no município de Timo n/MA, identificar os conhecimentos, referentes ao
processo de apropriação da linguagem escrita, privilegiados na formação continuada de
alfabet izadores no município de Timo n / MA e compreender as concepções de
alfabet ização emergentes da formação continuada de alfabet izadores ofertada no
município de Timo n/MA. A temática do estudo vincula-se ao Núcleo de Estudos e
Pesquisas sobre Formação e Profissio nalização Docente em pedagogia/NUPPED e à linha
de pesquisa formação de professores e práticas da docência, do Programa de Pós -
Graduação da Universidade Federal do Piauí. Para embasar teoricamente o estudo, quanto
à formação continuada, recorri aos estudos de Zeichner (1983), Gatti (2 009), Imbernón
(2010), Nóvoa (2009), que abordam a formação continuada. Sobre o processo de
apropriação da linguagem escrita, o estudo tem como fundamentos as contribuições de
Brito (2021), Soares (2020), Colello (2020), entre outros. No que se refere aos aspectos
metodológicos, trata-se de uma invest igação em sintonia co m os pressupostos da
abordagem biográfica, conforme Josso (2004), Nóvoa (2010), Passeggi (2008), Prado e
Soligo (2007) e Souza (2006), que reconhecem o potencial da narrativa autobiográfica no
desenvolvimento da reflexão, no autoconhecimento e na produção de informações sobre
as experiências vividas pelos narradores. Para mobilizar a produção de narrativas utilizei
como disposit ivos de produção de dados o memorial de for mação e as rodas de conversa.
Colaboraram co m a pesquisa três professores efetivos de uma esco la pública de ensino
fundamental, que atuam em turmas de alfabetização. A análise co mpreensiva-
interpretativa, proposta por Souza (2006), figura como opção analít ica em relação às
narrativas oriundas da empiria. ABSTRACT
This dissertation has as its object of study the continuing educat ion of literacy teach ers, based
on the following quest ion-problem: What theoretical-methodological assumpt ions, in relat ion
to the process of appropriat ion o f written language, underlie the cont inuing educat ion of literac y
teachers in the municipalit y of Timo n/MA? In line with the research problem, the genera l
object ive is to analyze theoretical-methodological assumpt ions, in relat ion to the process o f
appropriation of written language, which underlie the continuing educat ion of literacy teachers
in the municipalit y o f Timo n/MA. Specifically, the study aims to: characterize the continuing
education o ffered to literacy teachers in the municipalit y o f Timo n/MA, identify the knowledge,
referring to the process of appropriat ion of written language, privileged in the continuing
education o f literacy teachers in the municipalit y of T imon/MA and understand the lit erac y
conceptions emerging fro m the continuing educat ion of literacy teachers offered in the cit y o f
Timo n/MA. The theme of the study is linked to the Nucleus of Studies and Research on Teacher
Training and Professio nalizat ion in Pedagogy/NUPPED and to the research line o f teacher
training and teaching practices, of the Graduate Program of the Federal Universit y of Piauí. To
theoretically support the study, regarding continuing education, I resorted to studies by Zeichner
(1983), Gatti (2009), Imbernón (2010), Nóvoa (2009), which address cont inuing educat ion.
About the process of appropriat ion of written language, the study is based on the contributions
of Brito (2021), Soares (2020), Colello (2020), amo ng others. With regard to methodological
aspects, this is an invest igat ion in line with the assumpt ions of the biographical approach,
according to Josso (2004), Nóvoa (2010), Passeggi (2008), Prado and Soligo (2007) and Souza
(2006), who recognize the potential o f the autobiographical narrative in the development of
reflect ion, self-knowledge and the production of informat ion about the experiences, lived by
the narrators. To mobilize the production of narratives, I used the training memor ial and
conversation circles as data product ion devices. Three effective teachers fro m a public
elementary school, who work in literacy classes, collaborated with the research. The
comprehensive-interpretative analysis, proposed by Souza (2006), appears as an analyt ica l
option in relation to narratives derived from empiricism.