Repositório Institucional da UFPI

SIGNIFICAÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROGRAMA CHÃO DA ESCOLA: “não é a gente que está à frente do processo como era antigamente…”

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTANA, Cláudia Solange Alves
dc.date.accessioned 2025-06-05T19:06:59Z
dc.date.available 2025-06-05T19:06:59Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3891
dc.description Orientadora: Prof.ª Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques - UFPI Examinadora externa: Profª. Dra. Nilma Margarida de Castro Crusoé - UESB Examinadora interna: Profª. Dra.Cristiane de Sousa Moura Teixeira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A dissertação em tela tem como objeto de investigação as significações produzidas por coordenadores pedagógicos acerca da formação continuada que realizam na escola voltadas para professores. O foco da pesquisa foi o programa criado pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí, denominado Programa No Chão da Escola. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as significações produzidas pelos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada pelo Programa No Chão da Escola e seus impactos em sua atuação profissional. Especificamente, a pesquisa buscou apreender as significações dos coordenadores pedagógicos sobre formação continuada, compreender as significações dos coordenadores pedagógicos sobre a relação entre a vivência no Programa No Chão da Escola e a sua atuação junto aos professores e apreender os afetos constituídos pelos coordenadores pedagógicos e por professores na vivência do Programa No Chão da Escola. O Materialismo Histórico-dialético e a Psicologia Histórico-Cultural consistiram nas bases teórico-metodológicas que orientaram e direcionaram a investigação realizada, em razão de se constituírem em arcabouço que consideram o humano como síntese de múltiplas mediações e a realidade como processo histórico-dialético em contínuo movimento. A pesquisa contou com a participação de 02 (dois) coordenadores. Metodologicamente, foram adotados os seguintes procedimentos para o levantamento e produção de dados: a) questionário para levantamento de informações individuais para traçar um perfil dos coordenadores pedagógicos participantes; b) narrativas de formação; c) entrevistas reflexivas individuais e d) análise documental do Documento Orientador do Programa No Chão da Escola versão 2020. Os dados foram analisados à luz do dispositivo analítico denominado Núcleos de Significação. A descrição, análise e interpretação dos dados produzidos levou à constituição de dois Núcleos de significação: a) Significações sobre formação continuada e o desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico: condições criadas pelo Programa No Chão da Escola e b) Significações sobre sentimentos e afetos que medeiam a relação do coordenador e dos professores com o Programa No Chão da Escola. No primeiro núcleo, as significações produzidas pelos coordenadores apontam que o programa de formação continuada Chão da Escola, cria as possibilidades para seu desenvolvimento e atuação profissional junto aos professores. No segundo núcleo, as significações apontam para os sentimentos e afetos constituídos pelos coordenadores na vivência das ações do programa. A pesquisa vincula-se à Linha Formação Humana e Processos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí, apresentando-se como uma alternativa para estudantes e pesquisadores acerca dos processos formativos voltados para o coordenador pedagógico que atuam especificamente em contexto escolar e que nestes, são os responsáveis pelo processo de formação continuada de professores. Diante do estudo realizado, percebeu-se o quão importante e fundamental é a função e atuação profissional do coordenador pedagógico, sobretudo frente à formação continuada dos professores, ao funcionamento da escola e a qualidade do processo de ensino. Porém, o que se verificou na prática é que para esse profissional ainda não há uma política de formação continuada específica estritamente voltada para sua função, desenvolvimento e atuação profissional, que atenda às singularidades de seu trabalho e as demandas típicas do que deve fazer no contexto da escola. ABSTRACT: The dissertation on screen has as its object of investigation the meanings produced by pedagogical coordinators about the continuing education they carry out at school aimed at teachers. The focus of the research was the program created by the Secretary of Education of the State of Piauí, called No Chão da Escola Program. The general objective of the research was to analyze the meanings produced by the pedagogical coordinators about continuing education in the Chão da Escola Program and its impacts on their professional performance. Specifically, the research sought to apprehend the meanings of the pedagogical coordinators about continuing education, to analyze the meanings of the pedagogical coordinators about the relationship between the experience in the School Floor Program and their performance with the teachers and, to apprehend the affections constituted by the pedagogical coordinators in the experience of the School Floor Program. Historical Dialectical Materialism and Historical- Cultural Psychology were the theoretical-methodological bases that guided and directed the research carried out, since they constitute a theoretical-methodological framework that considers the human being as a synthesis of multiple mediations and reality as a dialectical historical process in continuous movement. The research of critical nature had the participation of 02 (two) coordinators. Methodologically, the following procedures were adopted for data collection and production: a) questionnaire to collect individual information to draw a profile of the participating pedagogical coordinators; b) training narratives; c) individual reflective interviews and d) documentary analysis of the Guiding Document of the Chão da Escola Program and the Pedagogical Proposal of that program. The data were analyzed in the light of the analytical device called Nuclei of Meaning. The description, analysis and interpretation of the data produced led to the constitution of two nuclei of meaning: a) Meanings about continuing education and the professional development of the pedagogical coordinator: conditions created by the Chão da Escola Program and b) Meanings about feelings and affections that mediate the relationship of the coordinator and teachers with the Chão da Escola Program. In the first nucleus, the meanings produced by the coordinators point out that the Chão da Escola continuing education program creates the possibilities for their development and professional performance with teachers. In the second nucleus, the meanings point to the feelings and affections constituted by the coordinators in the experience of the program's actions. The research is linked to the Human Formation and Educational Processes Line of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Piauí. and presents itself as an alternative for students and researchers about the training processes aimed at the pedagogical coordinator who work specifically in the school context and who, in these, are responsible for the process of continuing teacher training. In view of the study carried out, it was realized how important and fundamental is the function and professional performance of the pedagogical coordinator, especially in the face of continuing teacher training, the functioning of the school and the quality of the teaching process. However, what was verified in practice is that for this professional there is still no specific and effective continuing education policy strictly focused on their function, development and professional performance, which meets the singularities of their work and the typical demands of what they must do in the context of the school. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Programa no Chão da Escola pt_BR
dc.subject Formação Continuada pt_BR
dc.subject Coordenador Pedagógico pt_BR
dc.subject Significado e Sentido pt_BR
dc.subject School Floor Program pt_BR
dc.subject Continuing Education pt_BR
dc.subject Pedagogical Coordinator pt_BR
dc.subject Meaning and Sense pt_BR
dc.title SIGNIFICAÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO PROGRAMA CHÃO DA ESCOLA: “não é a gente que está à frente do processo como era antigamente…” pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account