Abstract:
RESUMO
O objeto de investigação do estudo são os desafios dos professores do Ensino Médio da rede
estadual do Piauí na implementação da BNCC e o cotidiano da prática docente. Está vinculado
ao Programa de Pós-Graduação em Educação (UFPI), na Linha de Pesquisa: Formação de
Professores e Práticas da Docência e ao Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão
e Currículo (NUFAGEC). Partimos da seguinte questão: Quais os desafios dos professores da
rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio, na implementação do currículo com base
na BNCC, considerando o cotidiano da prática docente no âmbito da escola? Tem como objetivo
compreender os desafios dos professores da rede estadual do Piauí, que atuam no Ensino Médio,
na implementação do currículo com base na BNCC, considerando o cotidiano da prática
docente no âmbito da escola pública e, de forma específica: Descrever como os professores do
Ensino Médio compreendem o currículo no cotidiano escolar, a partir do que estabelece a Base
Nacional Comum Curricular; Analisar como os docentes da formação geral básica
implementam o currículo nas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, considerando as
aprendizagens essenciais definidas na BNCC do Ensino Médio; Identificar os desafios
presentes na prática dos professores do Ensino Médio quanto à implementação do currículo
conforme prescreve o documento curricular; Partimos do pressuposto de que a participação dos
professores é fundamental tanto no processo de produção e implantação da BNCC quanto do
currículo no Ensino Médio, considerando os desafios que se manifestam no cotidiano escolar.
Esta pesquisa está alicerçada nos princípios da Etnometodologia enquanto teoria do social, e na
Teoria da Atuação como bases metodológicas para, a partir dos dispositivos observação
participante, memorial de formação e prática e rodas de conversa construir e analisar os dados.
O campo empírico constitui-se de duas escolas públicas do estado do Piauí (sendo uma na zona
rural e a outra na zona urbana), situadas no município de Piripiri-PI e quatro (04) professores
da formação geral básica, que ministram aulas nas turmas de 1ª a 3ª séries do ensino médio. Os
dados revelam inúmeros desafios que atravessam o cotidiano docente dificultando e
fragilizando as relações no processo de ensinar e aprender. As conclusões se encaminham no
sentido de que os professores revelam a importância de conhecer melhor esses documentos e
reafirmam a necessidade de orientações e estudos mais sistematizados, considerando que tanto
o texto da BNCC como o do Novo Currículo do Ensino Médio ainda são complexos,
principalmente quando se manifestam em suas práticas. Por fim reafirmamos a importância de
se entender que tanto a BNCC como o currículo se configuram para além do ato de dominar o
que a legislação e os reguladores educacionais ordenam, ou orientam diante das políticas
educacionais curriculares para a prática de ensino, considerando que o professor precisa
compreender a relevância do currículo e sua implementação diante do sistema escolar, para
repensar e construir sua própria prática como sujeitos atuantes dessa política. ABSTRACT
The object of investigation of the study are the challenges of teachers from the Piauí state
network who work in high school and are linked to the Postgraduate Program in Education
(UFPI), in the Research Line: Teacher Training and Teaching Practices and the Center for
Studies on Training, Assessment, Management and Curriculum (NUFAGEC). We start with the
following question: What are the challenges faced by teachers from the state network of Piauí,
who work in high school, in implementing the curriculum based on the BNCC, considering the
daily teaching practice within the school? and aims to understand the challenges of teachers
from the state network of Piauí, who work in high school, in implementing the curriculum based
on the BNCC, considering the daily teaching practice within the public school and, specifically:
Describe how the High school teachers understand the curriculum in their daily school life,
based on what is established by the National Common Curricular Base; Analyze how basic
general education teachers implement the curriculum in pedagogical practices in everyday
school life, considering the essential learning defined in the BNCC for Secondary Education;
Identify the challenges present in the practice of high school teachers regarding the
implementation of the curriculum as prescribed in the curriculum document; We start from the
assumption that the participation of teachers is fundamental both in the production and
implementation process of the BNCC and the curriculum in high school, considering the
challenges that manifest themselves in everyday school life. This research is based on the
principles of Ethnomethodology as a theory of the social, and on the Theory of Action as
methodological bases for, using participant observation devices, training and practice
memorials and conversation circles to construct and analyze the data. The empirical field
consists of two public schools in the state of Piauí (one in the rural area and the other in the
urban area), located in the municipality of Piripiri-PI and four (04) basic general education
teachers, who teach classes in the classes from 1st to 3rd grades of high school. The data reveal
numerous challenges that permeate daily teaching, making relationships difficult and fragile in
the process of teaching and learning. The conclusions are in the sense that teachers reveal the
importance of knowing these documents better and reaffirm the need for more systematic
guidance and studies, considering that both the BNCC text and the New High School
Curriculum are still complex, especially when manifest themselves in their practices. Finally,
we reaffirm the importance of understanding that both the BNCC and the curriculum are
configured beyond the act of mastering what legislation and educational regulators order, or
guide in the face of curricular educational policies for teaching practice, considering that the
teacher needs to understand the relevance of the curriculum and its implementation in the school
system, to rethink and build their own practice as active subjects of this policy.