Repositório Institucional da UFPI

EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELIGIÃO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO CURSO NORMAL DO PATRONATO SOUSA CARVALHO EM IPU-CEARÁ (1951-1985)

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author VASCONCELOS, Francisca Verônica Pontes
dc.date.accessioned 2025-06-02T12:44:36Z
dc.date.available 2025-06-02T12:44:36Z
dc.date.issued 2025-06-02
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3882
dc.description Autor(a): Francisca Verônica Pontes Vasconcelos; Orientador: Antônio de Pádua Carvalho Lopes UFPI; Membro da Banca: Jane Bezerra de Sousa UFPI; Membro da Banca: Fátima Maria Leitão Araújo UECE; Membro da Banca: Samara Mendes Araújo Silva UFPR; Membro da Banca: Luís Carlos Sales UFPI. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o processo formativo de professoras primárias no âmbito de uma instituição confessional católica, tendo como campo de estudo a Escola Patronato Sousa Carvalho de Ipu-Ceará. Para tanto, analisa-se o contexto histórico de implantação do Colégio Patronato Sousa Carvalho por meio das articulações político-religiosas e dos discursos dos agentes do poder local; procura- se compreender a Cultura Escolar da Instituição Patronato Sousa Carvalho e relacionar a proposta formadora da escola aos ideais católicos. O recorte investigativo tem como temporalidade o período entre 1951 e 1985, marcando, assim, para início de estudo da pesquisa, o ato de inauguração e funcionamento do Patronato, ocorrido em 1951, e como marco final, o ano que ingressa a primeira turma mista do Curso Normal, ocorrido em 1985, com a admissão de matrículas de ambos os sexos. A pesquisa é uma investigação no campo da História da Educação, sendo utilizada análise documental, entrevistas semiestruturadas e a historiografia sobre o tema e a cidade de Ipu. Inserida no contexto das escolas confessionais católicas, a instituição aqui pesquisada representou, por muitos anos, uma referência na região em educação, principalmente na formação de mulheres. Ao estudar essa escola, procura- se seguir a linha de trabalho existente sobre instituições escolares que tomam como dispositivo fundamental a análise das práticas educativas e da cultura escolar. Nesta pesquisa, trabalhou-se com o seguinte referencial teórico: para o estudo gênero e a relação com o magistério: Del Priore (1988), Louro (1997), Almeida (1998) e Perrot (2019); na perspectiva da História cultural, Pesavento (2014) e Foucault (1987); memória com Halbwachs (1990); História local com Farias Filho (2018) e Mello (1985); no Campo das instituições escolares e da educação, com Magalhães (2004), Vieira (2002) e Araújo (2014). Cultura Escolar, com Julia (2001), dentre outros. Foram utilizadas como fontes a documentação escolar, Livro de Tombo da Paróquia São Sebastião, jornais em circulação no período, entrevistas com ex-alunas, pais, freiras e professores, acervos particulares (fotografias, cadernos e boletins), dentre outras. Embora a escola tenha ofertado os cursos primários e ginasiais no período estudado, analisou-se a formação de professoras do curso primário, considerando as contribuições destas à expansão da rede escolar da região. Nesse sentido, esta pesquisa teve como resultado a compreensão das práticas educativas e da cultura escolar de uma escola católica, no qual, as mulheres foram partícipes de um projeto educacional e religioso para a cidade de Ipu e região que implicava na formação acadêmica, profissional, religiosa e assistencial. Este último, componente do ideário religioso da escola e desenvolvida com o empenho das alunas nas atividades assistenciais executadas pela escola na cidade.ABSTRACT The central objective of this research is to analyze the training process of primary school teachers within a Catholic confessional institution, having as its field of study the Patronato Sousa Carvalho School in Ipu-Ceará. For that, we analyze the historical context of implantation of the Colégio Patronato Sousa Carvalho through the political- religious articulations and the speeches of the agents of the local power; we seek to understand the School Culture of the Patronato Sousa Carvalho Institution and relate the school's educational proposal to Catholic ideals. The investigative cut has as temporality the period between 1951 and 1985, marking, thus, for the beginning of the study of the research the act of inauguration and functioning of the Patronage, occurred in 1951 and as final mark the year that enters the first mixed class of the Normal Course, occurred in 1985 with the admission of enrollments of both sexes. The research is an investigation in the field of History of Education, using document analysis, semi- structured interviews and historiography on the subject and the city of Ipu. Inserted in the context of Catholic confessional schools, the institution researched here, represented for many years a reference in the region in education, mainly in the training of women. When studying this school, we tried to follow the existing line of work on school institutions that take the analysis of educational practices and school culture as a fundamental device. In this research we work with the following theoretical framework: for the study of gender and the relationship with the teaching profession: Del Priore (1988), Louro (1997), Almeida (1998) and Perrot (2019); From the perspective of Cultural History we work with Pesavento (2014) and Foucault (1987); memory with Halbwachs (1990); Local history with Farias Filho (2018) and Mello (1985); in the field of school institutions and education with Magalhães (2004), Vieira (2002) and Araújo (2014). School Culture with Julia (2001), among others. School documentation, the Tombo Book of the São Sebastião Parish, newspapers in circulation at the time, interviews with former students, parents, nuns and teachers, private collections (photographs, notebooks, newsletters), among others, were used as sources. Although the school offered primary and junior high school courses during the period studied, we analyzed the training of primary teachers by considering the contribution given to the expansion of the school network in the region. In this sense, this research resulted in understanding the educational practices and school culture of a Catholic school in which women were participants in an educational and religious project for the city of Ipu and region that involved academic and professional, religious and assistance training, this last component of the school's religious ideals and developed with the participation of the students in the assistance activities carried out by the school in the city. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Educação feminina pt_BR
dc.subject Instituição confessional católica pt_BR
dc.subject Escola Normal pt_BR
dc.subject History of education pt_BR
dc.subject Female education pt_BR
dc.subject Catholic confessional institution pt_BR
dc.subject Normal School pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELIGIÃO: UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS NO CURSO NORMAL DO PATRONATO SOUSA CARVALHO EM IPU-CEARÁ (1951-1985) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account