Abstract:
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo central analisar o processo formativo de professoras primárias
no âmbito de uma instituição confessional católica, tendo como campo de estudo a Escola
Patronato Sousa Carvalho de Ipu-Ceará. Para tanto, analisa-se o contexto histórico de
implantação do Colégio Patronato Sousa Carvalho por meio das articulações político-religiosas
e dos discursos dos agentes do poder local; procura- se compreender a Cultura Escolar da
Instituição Patronato Sousa Carvalho e relacionar a proposta formadora da escola aos ideais
católicos. O recorte investigativo tem como temporalidade o período entre 1951 e 1985,
marcando, assim, para início de estudo da pesquisa, o ato de inauguração e funcionamento do
Patronato, ocorrido em 1951, e como marco final, o ano que ingressa a primeira turma mista do
Curso Normal, ocorrido em 1985, com a admissão de matrículas de ambos os sexos. A pesquisa
é uma investigação no campo da História da Educação, sendo utilizada análise documental,
entrevistas semiestruturadas e a historiografia sobre o tema e a cidade de Ipu. Inserida no
contexto das escolas confessionais católicas, a instituição aqui pesquisada representou, por
muitos anos, uma referência na região em educação, principalmente na formação de mulheres.
Ao estudar essa escola, procura- se seguir a linha de trabalho existente sobre instituições
escolares que tomam como dispositivo fundamental a análise das práticas educativas e da
cultura escolar. Nesta pesquisa, trabalhou-se com o seguinte referencial teórico: para o estudo
gênero e a relação com o magistério: Del Priore (1988), Louro (1997), Almeida (1998) e Perrot
(2019); na perspectiva da História cultural, Pesavento (2014) e Foucault (1987); memória com
Halbwachs (1990); História local com Farias Filho (2018) e Mello (1985); no Campo das
instituições escolares e da educação, com Magalhães (2004), Vieira (2002) e Araújo (2014).
Cultura Escolar, com Julia (2001), dentre outros. Foram utilizadas como fontes a documentação
escolar, Livro de Tombo da Paróquia São Sebastião, jornais em circulação no período,
entrevistas com ex-alunas, pais, freiras e professores, acervos particulares (fotografias, cadernos
e boletins), dentre outras. Embora a escola tenha ofertado os cursos primários e ginasiais no
período estudado, analisou-se a formação de professoras do curso primário, considerando as
contribuições destas à expansão da rede escolar da região. Nesse sentido, esta pesquisa teve
como resultado a compreensão das práticas educativas e da cultura escolar de uma escola
católica, no qual, as mulheres foram partícipes de um projeto educacional e religioso para a
cidade de Ipu e região que implicava na formação acadêmica, profissional, religiosa e
assistencial. Este último, componente do ideário religioso da escola e desenvolvida com o
empenho das alunas nas atividades assistenciais executadas pela escola na cidade.ABSTRACT
The central objective of this research is to analyze the training process of primary school
teachers within a Catholic confessional institution, having as its field of study the Patronato
Sousa Carvalho School in Ipu-Ceará. For that, we analyze the historical context of
implantation of the Colégio Patronato Sousa Carvalho through the political- religious
articulations and the speeches of the agents of the local power; we seek to understand the
School Culture of the Patronato Sousa Carvalho Institution and relate the school's
educational proposal to Catholic ideals. The investigative cut has as temporality the period
between 1951 and 1985, marking, thus, for the beginning of the study of the research the act
of inauguration and functioning of the Patronage, occurred in 1951 and as final mark the year
that enters the first mixed class of the Normal Course, occurred in 1985 with the admission of
enrollments of both sexes. The research is an investigation in the field of History of
Education, using document analysis, semi- structured interviews and historiography on the
subject and the city of Ipu. Inserted in the context of Catholic confessional schools, the
institution researched here, represented for many years a reference in the region in education,
mainly in the training of women. When studying this school, we tried to follow the existing
line of work on school institutions that take the analysis of educational practices and school
culture as a fundamental device. In this research we work with the following theoretical
framework: for the study of gender and the relationship with the teaching profession: Del
Priore (1988), Louro (1997), Almeida (1998) and Perrot (2019); From the perspective of
Cultural History we work with Pesavento (2014) and Foucault (1987); memory with
Halbwachs (1990); Local history with Farias Filho (2018) and Mello (1985); in the field of
school institutions and education with Magalhães (2004), Vieira (2002) and Araújo (2014).
School Culture with Julia (2001), among others. School documentation, the Tombo Book of
the São Sebastião Parish, newspapers in circulation at the time, interviews with former
students, parents, nuns and teachers, private collections (photographs, notebooks,
newsletters), among others, were used as sources. Although the school offered primary and
junior high school courses during the period studied, we analyzed the training of primary
teachers by considering the contribution given to the expansion of the school network in the
region. In this sense, this research resulted in understanding the educational practices and
school culture of a Catholic school in which women were participants in an educational and
religious project for the city of Ipu and region that involved academic and professional,
religious and assistance training, this last component of the school's religious ideals and
developed with the participation of the students in the assistance activities carried out by the
school in the city.