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ROTULAGEM DE ALIMENTOS INFANTIS E IMPACTO DAS DESIGNAÇÕES FRONTAIS NA DECISÃO DE COMPRA PELOS PAIS

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dc.contributor.advisor
dc.contributor.author COSTA, Dayane Dayse de Melo
dc.date.accessioned 2025-05-26T12:35:46Z
dc.date.available 2025-05-26T12:35:46Z
dc.date.issued 2025-05-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3869
dc.description Orientação de: Profª. Dra. Regilda Saraiva dos Reis Moreira- Araújo Examinadora interna: Profª. Dra. Julianne Viana Freire Portela Examinadora interna: Profª. Dra. Maria Lícia Lopes Morais Araújo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A interpretação dos dados contidos nos rótulos dos alimentos é um passo importante por influenciar o poder de compra e refletir na saúde individual e coletiva. Poucos são os estudos que investigam sobre a tomada de decisão na aquisição de alimentos infantis pelos pais e ou responsáveis. Desta forma, visou-se analisar os rótulos de alimentos infantis e o impacto das alegações frontais no poder de decisão de compra. O projeto foi aprovado pelo comitê de Ética da UFPI sobre parecer nº 6.101.451. A pesquisa é um recorte do projeto intitulado “Criação de um Banco Brasileiro de Rótulos de Alimentos”, coordenado por docentes da UNIFESP e, localmente, pela orientadora deste subprojeto. Os dados foram coletados em supermercados de grande porte de Teresina no segundo semestre de 2023. As informações dos rótulos foram coletadas por meio da Plataforma Otus Solutions, já as informações referentes a obtenção de dados descritivos dos consumidores foram realizadas por meio de aplicação de questionário validado. Foram aplicados 329 questionários com pais que faziam compras no supermercado. Em relação aos rótulos, foram analisados 179 rótulos de alimentos destinados para crianças, subdivididos em 9 grupos (salgadinhos, preparados sólidos para refresco, pó para preparo de bebidas, laticínios, cereais matinais, cereais para preparo de mingau, biscoitos, bebidas e achocolatado em pó). Dos rótulos analisados, observou-se que as alegações com maior frequência foram de vitaminas e minerais. Referente às alegações para ingredientes críticos, apenas dois rótulos estavam condizentes com a legislação. Com a aplicação do questionário, verificou-se que as informações mais procuradas pelos pais nos rótulos são: teor de açúcar (139), validade (105), quantidade de sódio (100), teor de gordura (72), ingredientes (45), calorias (42) e conservantes (41). Os alimentos que os consumidores costumavam verificar nos rótulos foram iogurte (165), biscoitos (158), leite (103), sucos de garrafa (45), achocolatados (37), cereais para preparo de mingaus (35) e suco de caixinha (31). Dentre os participantes, 62,0% (204) eram responsáveis pela aquisição de gêneros alimentícios para crianças e faziam a leitura do rótulo frontal no ato da compra e 62,9% (207) dos pais, considera o rótulo importante e confia nas informações expostas. A maioria da população estudada afirmou que já fez compras de produtos por conter alegações frontais 55,6% (183) e 83,3% (274) dos participantes relataram que as alegações interferem nas suas escolhas no ato da compra. Ainda, 72,3% (238) dos pais respondeu que deixou de adquirir algum produto por conter alegações no rótulo frontal. A literatura corrobora com os resultados obtidos no presente estudo, afirmando que alegações frontais presentes em rótulos exercem poder de compra de alimentos. Concluiuse que as alegações frontais presentes nos rótulos de alimentos destinados ao público infantil interferem na decisão de compra dos pais, independentemente se for uma alegação que contenha informações favoráveis ou desfavoráveis. Das alegações de ingredientes críticos, o maior porcentual dos rótulos não estava condizente com a legislação para alimentos embalados, sendo justificável pelo aumento do prazo para adequação dos rótulos. ABSTRACT: Interpreting the data contained on food labels is an important step as it influences purchasing power and reflects on individual and collective health. Few studies have investigated decisionmaking in the purchase of children's food by parents and/or guardians. The aim was therefore to analyze children's food labels and the impact of front-of-package claims on purchasing decisions. The project was approved by UFPI's Ethics Committee under opinion no. 6.101.451. The research is part of the project entitled "Creation of a Brazilian Food Label Database", coordinated by professors from UNIFESP and, locally, by the supervisor of this sub-project. The data was collected in large supermarkets in Teresina in the second half of 2023. The information on the labels was collected using the Otus Solutions Platform, while the information on obtaining descriptive data from consumers was collected using a validated questionnaire. A total of 329 questionnaires were administered to parents shopping at the supermarket. With regard to labels, 179 food labels for children were analyzed, subdivided into 9 groups (snacks, solid preparations for soft drinks, powder for preparing drinks, dairy products, breakfast cereals, cereals for preparing porridge, cookies, drinks and chocolate powder). Of the labels analyzed, the most frequent claims were for vitamins and minerals. With regard to claims for critical ingredients, only two labels complied with the legislation. The questionnaire showed that the information most sought after by parents on labels is: sugar content (139), shelf life (105), sodium content (100), fat content (72), ingredients (45), calories (42) and preservatives (41). The foods that consumers usually checked the labels for were yogurt (165), cookies (158), milk (103), bottled juices (45), chocolate milk (37), cereals for making porridge (35) and boxed juice (31). Among the participants, 62.0% (204) were responsible for buying food for children and read the front label at the time of purchase and 62.9% (207) of the parents consider the label to be important and trust the information on it. The majority of the population studied said that they had already bought products because they contained front-of-pack claims 55.6% (183) and 83.3% (274) of the participants reported that the claims interfered with their choices at the time of purchase. In addition, 72.3% (238) of parents answered that they had stopped buying a product because it contained claims on the front label. The literature corroborates the results obtained in this study, stating that front-of-label claims exert purchasing power over food. It was concluded that front-of-package claims on food labels aimed at children interfere with parents' purchasing decisions, regardless of whether the claim contains favorable or unfavorable information. Of the critical ingredient claims, the highest percentage of labels did not comply with the legislation for packaged foods, which can be justified by the increase in the deadline for adapting labels. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alegações nutricionais pt_BR
dc.subject Rotulagem pt_BR
dc.subject Poder de Compra dos Pais pt_BR
dc.subject Marketing pt_BR
dc.subject Nutritional claims
dc.subject Parental Purchasing Power
dc.subject Labeling
dc.title ROTULAGEM DE ALIMENTOS INFANTIS E IMPACTO DAS DESIGNAÇÕES FRONTAIS NA DECISÃO DE COMPRA PELOS PAIS pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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