Abstract:
RESUMO: Estudos mostram que a capacidade humana de aprender, ao contrário do crescimento orgânico, evolui ao longo da vida, em consonância com as experiências que a pessoa vai adquirindo. No campo do ensino, desde a década de 80 do século XX, tem sido dado ênfase à necessidade de os professores compreenderem como os alunos aprendem. Muitas pesquisas têm sido desenvolvidas nessa direção. Ocorre que os professores também são sujeitos aprendentes em permanente processo de formação e de desenvolvimento e, embora possa haver similaridade entre o aprendizado do aluno e o do professor, a aprendizagem destes envolve saberes e conhecimentos mais complexos, pois vai além dos conteúdos científicos, englobando também os saberes pedagógicos, experienciais, tecnológicos e os do contexto social. Assim, nossa pesquisa apresenta a seguinte questão/problema: Como a compreensão do processo de aprendizagem e de desenvolvimento profissional e pessoal do adulto professor contribui para a ressignificação da prática educativa? Para tanto, delineamos o seguinte objetivo: Compreender o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional do adulto professor, com vistas à ressignificação da prática educativa. A pesquisa teve como campo empírico uma unidade educacional do Instituto Federal do Piauí e, como informantes, cinco professores das licenciaturas de Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química e duas professoras das disciplinas pedagógicas. Metodologicamente, configura-se como pesquisa qualitativa, de cunho biográfico-narrativa, na qual foi utilizado o recurso metodológico das Cartas Pedagógicas para recolha dos dados que foram organizados por meio da técnica de análise das narrativas, associada à etiquetagem e categorização, e interpretados mediante a ferramenta da Análise de Discurso. A pesquisa está fundamentada na literatura que discute a aprendizagem e o desenvolvimento do professor como processo multidimensional, relacional/interativo e integrador que envolve conhecimentos/saberes, valores, aspectos mentais, sociocognitivos, afetivos, atitudinais, sociais, modos de ser, experienciar, refletir, perceber, interpretar os contextos. Os resultados apontam que os professores compreendem a aprendizagem como um processo ativo e singular, individual e coletivo, de (re)descoberta, entendimento e relação de ideias, conhecimentos e contextos, que possibilita o processo de formação de pessoas autônomas, críticas e participativas, no qual devem ser valorizadas e problematizadas as contribuições do meio social e cultural, visto que influenciam nos modos de ser, estar, pensar e agir do indivíduo. Também contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional como resultante da formação, que atualiza e inova os conhecimentos, e da prática, pela qual adquirem e (re)constroem experiências e produzem saberes, permitindo-lhes aprender, refletir sobre o ensinar-aprender, revisar a prática educativa e (re)configurá-la. Conclui que os professores aprendem e se desenvolvem, transformando-se e à prática educativa, estudando; observando, interagindo com os pares e alunos; trocando experiências; compartilhando saberes; problematizando conhecimentos; refletindo sobre a prática, as metodologias de ensino e os contextos individuais dos alunos; e participando coletivamente de projetos.
ABSTRACT: Studies demonstrate the human capacity of learning, unlike organic growth, evolves throughout
life, in consonance with experiences a person acquires. In the field of teaching, since the 1980s
in 20th century, has been given enphasis on the need for teachers comprehend how students
learn. Much research has been developed in this direction. It occurs that teachers are also
learners subjects in a permanent process of formation and development and, although there may
be similaries between the learnin g of the students and that of the teachers, their learning
involves more complex knowledge and expertise, as it goes beyond scientific content and also
includes pedagogical, experiential, technological and social contextual knowledge.Thus, our
research pre sents the following question/problem: How does understanding of the learning
process and the professional and personal development of adult teachers contribute to re
signifying educational practice? In order to do this, it was set the following objective: to
comprehend the process of learnig and personal and professional development of adult teachers,
in view of re signifying to educacional practice. The empirical field of the research was an
educational unit of the Federal Institute of Piauí and the inform ants were five teachers of
Biological Sciences, Physics, Mathematics and Chemistry and two teachers of pedagogical
subjects. Methodologically, this research is configured as qualitative, biographical narrative
study, in which the methodological resource of Pedagogical Letters was used to collect the data,
which was organized using the technique of narrative analysis, associated with labeling and
categorization, and interpreted using the tool of Discourse Anlysis. The research is based on
literature that dis cusses teacher learning and development as a multidimensional,
relational/interactive and integrative process that involves knowledge/know how, values,
mental, socio cognitive, affective, attitudinal and social aspects, ways of being, experiencing,
reflect ing, perceiving and interpreting contexts. The results indicate that the teachers understand
learning as an active and singular process, as well individual and collective, of (re)discovering,
understanding and relating ideas, knowledge and contexts, which enables the process of
forming autonomous, critical and participative people, in which the contributions of the social
and cultural environment must be valued and problematized, since they influence the
individual's ways of being, thinking and acting. It a lso contributes to personal and professional
development as a result of training, which updates and innovates the knowledge, and of practice,
through which they acquire and (re)construct experiences and produce knowledge, allowing
them to learn, reflect on teaching and learning, review educational practice and (re)configure it.
The research concludes that teachers learn and develop, transforming themselves and their
educational practice by studying, observing, interacting with peers and students; exchanging
experiences; sharing knowledge; problematizing knowledge; reflecting on practice, teaching
methodologies and students' individual contexts; and participating collectively in projects.