Repositório Institucional da UFPI

APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DOS PROFESSORES FORMADORES DA UPÚNGUЀ-MOÇAMBIQUE: há mudança na prática educativa com base na reflexão?

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MAQUISSENE, Júlio Laissone
dc.date.accessioned 2025-05-23T19:49:08Z
dc.date.available 2025-05-23T19:49:08Z
dc.date.issued 2025-05-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3865
dc.description Orientação de: Profª. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo Examinadora interna: Profª. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora externa: Profª. Dra. Maria Teresa Ribeiro Pessôa - UFC Examinadora externa: Profª. Dra. Lélia Cristina Silveira de Moraes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objeto de estudo foi a aprendizagem da docência ao longo do desenvolvimento profissional docente de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia da Universidade Púnguè – Moçambique/Manica, ancorada em fundamentos teóricos-metodológicos atinentes aos processos formativos inicial e continuado que promovem a capacidade reflexiva para uma mudança na prática educativa. A tese proposta é que a aprendizagem da docência com vistas a uma mudança na prática educativa, baseada na reflexão, ocorre por meio da formação inicial e prossegue na formação continuada no processo de desenvolvimento profissional do professor formador do ensino superior, mediada por condições objetivas e subjetivas. Para esta investigação, partiu-se da seguinte questão-problema: como ocorre a aprendizagem da docência nos processos formativos inicial e continuado durante o desenvolvimento profissional de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè, de Moçambique-Manica, para uma mudança na prática educativa com base na reflexão? Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa analisar os processos de aprendizagem da docência ao longo do desenvolvimento profissional dos professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè, de Moçambique-Manica, quanto às mudanças na prática educativa, com base na reflexão. Para o alcance do objetivo proposto, elencaram-se como objetivos específicos: identificar os processos formativos inicial e continuado de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè, de Moçambique – Manica; descrever os processos de aprendizagem da docência no desenvolvimento profissional de professores formadores do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè, de Moçambique – Manica; e caracterizar as mudanças em razão das aprendizagens da docência, quanto aos processos de reflexão da prática educativa, durante o desenvolvimento profissional de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè, de Moçambique – Manica. As discussões sobre ensino superior, desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência dos professores formadores respaldou-se nos estudos de Anastasiou (2008), Costa (2008), Cunha (2002), Day (2001), Garcia, (1999), Gómez (1992), Hargreaves (1999), Imbernón, (2011), Martins (2019), Masetto (1998, 2003), Morosini (2000), Nóvoa, (2009), Ramalho (2004), Roldão (2005), Shulman (1996), Schon (2000), Veiga (2012), Zabalza (2004), entre outros. A fundamentação metodológica baseou-se em Bertaux (2010), Clandinin e Connelly (2015), entre outros teóricos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa, com base no método autobiográfico, desenvolvida com seis professores formadores da Universidade Púnguè, de Moçambique – Manica. Para a produção de dados, lançou-se mão da entrevista narrativa, do memorial de formação e da carta pedagógica. Organizaram-se os dados empíricos produzidos em categorias e subcategorias, cujas análises se basearam nas proposições de Souza (2014) e de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os professores formadores, em seu processo formativo inicial e continuado, foram construindo vários conhecimentos no processo de desenvolvimento profissional, contribuindo para uma atuação mais segura, para a tomada de decisões no cotidiano, para uma prática educativa mais inovadora, refletindo qualitativamente no processo de ensino aprendizagem dos educandos no ensino superior. Logo, o desenvolvimento profissional dos professores formadores subsidia a construção e a reconstrução de experiências, mediante reflexões acerca dos processos formativos, na perspectiva de produzir uma autonomia profissional que se fundamente em um terreno capaz de oportunizar ao professor formador se perceber como um sujeito que sabe analisar as condições objetivas nem sempre favoráveis à prática educativa, assumindo um compromisso com a qualidade de sua ação no ensino, na pesquisa e na extensão, como elemento basilar para a transformação da realidade. ABSTRACT: The object of study was the learning of teaching throughout the professional development of higher education teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University - Mozambique/Manica, anchored in theoretical-methodological foundations related to initial and continuing formative processes that promote reflective capacity for a change in educational practice. The proposed thesis is that the learning of teaching aimed at a change in educational practice, based on reflection, occurs through initial training and continues in continuing education in the professional development process of higher education teacher trainers, mediated by objective and subjective conditions. For this research, the following problem question was posed: how does the learning of teaching occur in initial and continuing formative processes during the professional development of higher education teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-Manica, for a change in educational practice based on reflection? The general objective of the research was to analyze the processes of teaching learning throughout the professional development of higher education teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-Manica, regarding changes in educational practice based on reflection. To achieve the proposed objective, the following specific objectives were outlined: to identify the initial and continuing formative processes of higher education teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-Manica; to describe the processes of teaching learning in the professional development of teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique- Manica; and to characterize the changes due to teaching learning, regarding the processes of reflection on educational practice, during the professional development of higher education teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-Manica. Discussions on higher education, professional development, and teaching learning of teacher trainers were supported by studies by Anastasiou (2008), Costa (2008), Cunha (2002), Day (2001), Garcia (1999), Gómez (1992), Hargreaves (1999), Imbernón (2011), Martins (2019), Masetto (1998, 2003), Morosini (2000), Nóvoa (2009), Ramalho (2004), Roldão (2005), Shulman (1996), Schon (2000), Veiga (2012), Zabalza (2004), among others. The methodological foundation was based on Bertaux (2010), Clandinin and Connelly (2015), among other theorists. This is a qualitative narrative research, based on the autobiographical method, developed with six teacher trainers from Púnguè University, Mozambique-Manica. For data production, narrative interviews, training memoranda, and pedagogical letters were used. The empirical data produced were organized into categories and subcategories, whose analysis was based on the propositions of Souza (2014) and Bardin (2016). The results showed that teacher trainers, in their initial and continuing formative process, constructed various knowledge in the process of professional development, contributing to a more confident performance, to decision-making in daily life, to a more innovative educational practice, qualitatively reflecting on the teaching-learning process of students in higher education. Therefore, the professional development of teacher trainers supports the construction and reconstruction of experiences through reflections on formative processes, aiming to produce a professional autonomy based on a ground capable of enabling the teacher trainer to perceive themselves as a subject who knows how to analyze objective conditions not always favorable to educational practice, assuming a commitment to the quality of their action in teaching, research, and extension, as a fundamental element for the transformation of reality. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem da Docência pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Profissional pt_BR
dc.subject Professor Formador pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Teaching and Learning pt_BR
dc.subject Professional Development pt_BR
dc.subject Teacher Educator pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.title APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DOS PROFESSORES FORMADORES DA UPÚNGUЀ-MOÇAMBIQUE: há mudança na prática educativa com base na reflexão? pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account