Abstract:
RESUMO: O objeto de estudo foi a aprendizagem da docência ao longo do desenvolvimento profissional
docente de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia da Universidade
Púnguè – Moçambique/Manica, ancorada em fundamentos teóricos-metodológicos atinentes
aos processos formativos inicial e continuado que promovem a capacidade reflexiva para uma
mudança na prática educativa. A tese proposta é que a aprendizagem da docência com vistas a
uma mudança na prática educativa, baseada na reflexão, ocorre por meio da formação inicial e
prossegue na formação continuada no processo de desenvolvimento profissional do professor
formador do ensino superior, mediada por condições objetivas e subjetivas. Para esta
investigação, partiu-se da seguinte questão-problema: como ocorre a aprendizagem da docência
nos processos formativos inicial e continuado durante o desenvolvimento profissional de
professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè, de
Moçambique-Manica, para uma mudança na prática educativa com base na reflexão?
Estabeleceu-se como objetivo geral da pesquisa analisar os processos de aprendizagem da
docência ao longo do desenvolvimento profissional dos professores formadores do ensino
superior do Curso de Pedagogia na Universidade Púnguè, de Moçambique-Manica, quanto às
mudanças na prática educativa, com base na reflexão. Para o alcance do objetivo proposto,
elencaram-se como objetivos específicos: identificar os processos formativos inicial e
continuado de professores formadores do ensino superior do Curso de Pedagogia na
Universidade Púnguè, de Moçambique – Manica; descrever os processos de aprendizagem da
docência no desenvolvimento profissional de professores formadores do Curso de Pedagogia
na Universidade Púnguè, de Moçambique – Manica; e caracterizar as mudanças em razão das
aprendizagens da docência, quanto aos processos de reflexão da prática educativa, durante o
desenvolvimento profissional de professores formadores do ensino superior do Curso de
Pedagogia na Universidade Púnguè, de Moçambique – Manica. As discussões sobre ensino
superior, desenvolvimento profissional e aprendizagem da docência dos professores formadores
respaldou-se nos estudos de Anastasiou (2008), Costa (2008), Cunha (2002), Day (2001),
Garcia, (1999), Gómez (1992), Hargreaves (1999), Imbernón, (2011), Martins (2019), Masetto
(1998, 2003), Morosini (2000), Nóvoa, (2009), Ramalho (2004), Roldão (2005), Shulman
(1996), Schon (2000), Veiga (2012), Zabalza (2004), entre outros. A fundamentação
metodológica baseou-se em Bertaux (2010), Clandinin e Connelly (2015), entre outros teóricos.
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa, com base no método
autobiográfico, desenvolvida com seis professores formadores da Universidade Púnguè, de
Moçambique – Manica. Para a produção de dados, lançou-se mão da entrevista narrativa, do
memorial de formação e da carta pedagógica. Organizaram-se os dados empíricos produzidos
em categorias e subcategorias, cujas análises se basearam nas proposições de Souza (2014) e
de Bardin (2016). Os resultados evidenciaram que os professores formadores, em seu processo
formativo inicial e continuado, foram construindo vários conhecimentos no processo de
desenvolvimento profissional, contribuindo para uma atuação mais segura, para a tomada de
decisões no cotidiano, para uma prática educativa mais inovadora, refletindo qualitativamente
no processo de ensino aprendizagem dos educandos no ensino superior. Logo, o
desenvolvimento profissional dos professores formadores subsidia a construção e a
reconstrução de experiências, mediante reflexões acerca dos processos formativos, na
perspectiva de produzir uma autonomia profissional que se fundamente em um terreno capaz
de oportunizar ao professor formador se perceber como um sujeito que sabe analisar as
condições objetivas nem sempre favoráveis à prática educativa, assumindo um compromisso
com a qualidade de sua ação no ensino, na pesquisa e na extensão, como elemento basilar para
a transformação da realidade.
ABSTRACT: The object of study was the learning of teaching throughout the professional development of
higher education teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University -
Mozambique/Manica, anchored in theoretical-methodological foundations related to initial and
continuing formative processes that promote reflective capacity for a change in educational
practice. The proposed thesis is that the learning of teaching aimed at a change in educational
practice, based on reflection, occurs through initial training and continues in continuing
education in the professional development process of higher education teacher trainers,
mediated by objective and subjective conditions. For this research, the following problem
question was posed: how does the learning of teaching occur in initial and continuing formative
processes during the professional development of higher education teacher trainers from the
Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-Manica, for a change in educational
practice based on reflection? The general objective of the research was to analyze the processes
of teaching learning throughout the professional development of higher education teacher
trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-Manica, regarding
changes in educational practice based on reflection. To achieve the proposed objective, the
following specific objectives were outlined: to identify the initial and continuing formative
processes of higher education teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University,
Mozambique-Manica; to describe the processes of teaching learning in the professional
development of teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-
Manica; and to characterize the changes due to teaching learning, regarding the processes of
reflection on educational practice, during the professional development of higher education
teacher trainers from the Pedagogy Course at Púnguè University, Mozambique-Manica.
Discussions on higher education, professional development, and teaching learning of teacher
trainers were supported by studies by Anastasiou (2008), Costa (2008), Cunha (2002), Day
(2001), Garcia (1999), Gómez (1992), Hargreaves (1999), Imbernón (2011), Martins (2019),
Masetto (1998, 2003), Morosini (2000), Nóvoa (2009), Ramalho (2004), Roldão (2005),
Shulman (1996), Schon (2000), Veiga (2012), Zabalza (2004), among others. The
methodological foundation was based on Bertaux (2010), Clandinin and Connelly (2015),
among other theorists. This is a qualitative narrative research, based on the autobiographical
method, developed with six teacher trainers from Púnguè University, Mozambique-Manica. For
data production, narrative interviews, training memoranda, and pedagogical letters were used.
The empirical data produced were organized into categories and subcategories, whose analysis
was based on the propositions of Souza (2014) and Bardin (2016). The results showed that
teacher trainers, in their initial and continuing formative process, constructed various
knowledge in the process of professional development, contributing to a more confident
performance, to decision-making in daily life, to a more innovative educational practice,
qualitatively reflecting on the teaching-learning process of students in higher education.
Therefore, the professional development of teacher trainers supports the construction and
reconstruction of experiences through reflections on formative processes, aiming to produce a
professional autonomy based on a ground capable of enabling the teacher trainer to perceive
themselves as a subject who knows how to analyze objective conditions not always favorable
to educational practice, assuming a commitment to the quality of their action in teaching,
research, and extension, as a fundamental element for the transformation of reality.