Abstract:
RESUMO: Fundamental para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, a relação professor e aluno e, mais especificamente, a discussão presente na literatura sobre a influência das expectativas do par mais experiente sobre o sujeito em formação não são recentes. Entre os trabalhos desenvolvidos, há os de Vidal et al. (2019), Alves (2009), Vieira (2018), e Britto e Lomonaco (1983), os quais possuem em comum o fato de terem fundamentado suas investigações no debate sobre as profecias autorrealizadoras, mais especificamente em pesquisa que remonta à década de 1960, desenvolvida por Rosenthal e Jacobson (1992), nos Estados Unidos, a qual procurou saber se as expectativas docentes a respeito da competência intelectual de seus alunos poderia constituir uma profecia autorrealizadora (Rosenthal; Jacobson, 1992). A partir dessa discussão e, em especial, dos resultados da pesquisa desenvolvida pelos estadunidenses, que evidenciaram a influência das expectativas docentes sobre seus alunos, a presente pesquisa é pertinente no Brasil. Assim, tem por objetivo analisar a relação existente entre as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória futura de seus alunos e o desempenho destes na Prova Brasil. Especificamente, busca identificar o Efeito Pigmalião a partir dos resultados da Prova Brasil; caracterizar as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória futura de seus alunos; e verificar o desempenho dos alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental na Prova Brasil. É concentrada na análise dos Microdados relacionados ao Censo Escolar e da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc) (Prova Brasil), vinculados ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ano base 2017, que são disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A investigação é explicativa quanto aos objetivos e possui natureza quantitativa. A hipótese que norteou o trabalho é de que existe relação entre as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória educacional futura de seus alunos e o desempenho destes na Prova Brasil. Para o alcance dos objetivos, foi realizada a análise estatística dos Microdados de dois arquivos: o relacionado ao questionário destinado aos professores, contendo informações sobre suas percepções a respeito da trajetória acadêmica de suas turmas, e de outro relativo às notas dos alunos (5º e 9º anos do Ensino Fundamental) com os quais interagiam. A análise foi realizada por meio do Programa Statistical Package for Science (SPSS), e constata, via coeficiente de Spearman, que existe correlação estatisticamente significativa entre as expectativas de professores do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental quanto à trajetória educacional futura de seus alunos e o desempenho deles na Prova Brasil. Contribui em relação ao estudo sobre o Efeito Pigmalião quando sugere o uso do conceito de Representações Sociais (Moscovici, 1978) como uma das possíveis explicações para a manifestação das expectativas docentes. Conclui que os professores, ao manifestarem suas expectativas, por meio do questionário que lhes foi aplicado, a respeito da trajetória acadêmica de seus alunos, fazem-no a partir de suas Representações Sociais sobre suas turmas.
ABSTRACT: Fundamental to the development of teaching and learning, the teacher and student relationship and, more specifically, the discussion in the literature about the influence of the expectations of the more experienced pair on the subject in training are not new. Among the works developed, there are those by Vidal et al. (2019), Alves (2009), Vieira (2018), and Britto and Lomonaco (1983), which have in common the fact that they based their investigations on the debate about self-fulfilling prophecies, more specifically on research dating back to the 1960s, developed by Rosenthal and Jacobson (1992), in the United States, which sought to find out whether expectations of the teachers regarding the intellectual competence of their students could constitute a self-fulfilling prophecy (Rosenthal; Jacobson, 1992). From this discussion and, in particular, the results of the research carried out by the Americans, which highlighted the influence of the expectations of the teachers on their students, the present research is relevant in Brazil. Thus, it aims to analyze the relationship between the expectations of teachers in the 5th and 9th grades of Brazilian Elementary School regarding the future trajectory of their students and the performance of these in the Prova Brasil. Specifically, it seeks to identify the Pygmalion Effect based on the results of the Prova Brasil; to characterize the expectations of the teachers in the 5th and 9th grades of Brazilian Elementary School regarding the future trajectory of their students; and verify the performance of students in the 5th and 9th grades of Brazilian Elementary School in the Prova Brasil. It focuses on the analysis of Microdata related to the School Census and the National Assessment of School Performance (Anresc) (Prova Brasil), linked to the Basic Education Assessment System (Saeb), base year 2017, which are made available by the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (Inep). The investigation is explanatory as to its aims and has a quantitative nature. The hypothesis that guided the work is that there is a relationship between the expectations of teachers in the 5th and 9th grades of Brazilian Elementary School regarding the future educational trajectory of their students and the performance of these in the Prova Brasil. To achieve the objectives, statistical analysis of Microdata from two files was carried out: the one related to the questionnaire intended for teachers, containing information about their perceptions regarding the academic trajectory of their classes, and another relating to the scores of the students (5th and 9th grade of Brazilian Elementary School) with whom the teachers interacted. The analysis was carried out using the Statistical Package for Science Program (SPSS), and finds, via Spearman's coefficient, that there is a statistically significant correlation between the expectations of teachers in the 5th and 9th grades of Brazilian Elementary School regarding the future educational trajectory of their student and students’ performance in the Prova Brasil. It contributes to the study of the Pygmalion Effect when it suggests the use of the concept of Social Representations (Moscovici, 1978) as one of the possible explanations for the manifestation of the expectations of the teachers. It concludes that teachers, when expressing their expectations, through the questionnaire applied to them, regarding the academic trajectory of their students, do so based on their Social Representations about their classes.