Repositório Institucional da UFPI

A construção da cultura pedagógica na formação de professores a distância

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COUTINHO, Herbert Rogério do Nascimento
dc.date.accessioned 2025-05-20T18:14:09Z
dc.date.available 2025-05-20T18:14:09Z
dc.date.issued 2025-05-20
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3862
dc.description Orientadora: Profª. Dra. Antonia Dalva França Carvalho Examinadora interna: Profª. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinador interno: Profº. Dr. Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti Examinador externo: José Moisés Nunes da Silva - IFRN pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As demandas educacionais e pedagógicas oriundas do incremento da tecnologia, assim como as mudanças provocadas pela sociedade pós-moderna trouxeram o fenômeno da Educação a Distância (EaD). Os aspectos pedagógicos efetivados em ambiente acadêmico decorrem de aspectos culturais, fator inerente a tais incrementos. Nesse contexto, o trabalho em tela apresenta uma análise acerca da construção da cultura pedagógica desenvolvida no contexto da formação de professores da Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal do Piauí (UAB/IFPI), mais especificamente, nos cursos de licenciatura. A pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí (PPGEd/UFPI) como resultados dos estudos desenvolvidos no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral é analisar o processo de construção da cultura pedagógica na formação de professores no âmbito da Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Piauí (IFPI), mais especificamente, nos cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil (UAB). De modo específico pretendemos caracterizar a dimensão sociocultural dos participantes da pesquisa em tela; compreender a racionalidade pedagógica desenvolvida pelos docentes, tutores e coordenadores da UAB/IFPI; e identificar os aspectos educacionais e pedagógicos presentes nas ações pedagógicas dos participantes da presente pesquisa. O subsídio teórico está balizado no que preconiza Levy (1993; 1996; 1998; 1999), Carvalho (2007), Bezerra (2011), Gomez (2015), Pérez Gómez (1995) dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo culturalista pautada nas ideias de Bruner (1996) e Ingold (2010). O local de desenvolvimento da pesquisa foi a UAB/IFPI. As técnicas efetivadas para a coleta de dados consistiram em entrevistas desenvolvidas por meio de roteiros semiestruturados e questionários com perguntas abertas e fechadas. Os participantes foram três coordenadores de curso, cinco docentes e três tutores, distribuídos nos cursos de licenciatura em ciências da natureza, licenciatura em física e licenciatura em matemática. Os oriundos da pesquisa foram sistematizados e analisados sob a ótica da análise de conteúdo de Bardin (1977) e interpretados através da hermenêutica de Habermas (1987) e Gadamer (1999). Os resultados demonstraram que a cultura pedagógica desenvolvida na UAB/IFPI possui uma dimensão sociocultural perpassada por aspectos ontológicos, éticos e políticos, assim como está permeada por demandas educativas e pedagógicas, as quais influenciam e modificam diretamente a percepção do saber - fazer docente. ABSTRACT: The educational and pedagogical demands arising from the increase in technology, as well as the changes provoked by the post-modern society, brought the phenomenon of Distance Education (EaD). The pedagogical aspects carried out in an academic environment result from cultural aspects, a factor inherent to such increments. In this context, the work on screen presents an analysis about the construction of the pedagogical culture developed in the context of teacher training at the Open University of Brazil of the Federal Institute of Piauí (UAB/IFPI), more specifically, in teaching courses. The research was developed within the Graduate Program in Education at the Federal University of Piauí (PPGEd/UFPI) as a result of studies carried out at the Interdisciplinary Center for Research in Education and Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP). The general objective is to analyze the process of construction of the pedagogical culture in the training of teachers in the scope of Distance Education (EaD) of the Federal Institute of Piauí (IFPI), more specifically, in the degree courses of the Open University of Brazil (UAB). In a specific way, we intend to characterize the sociocultural dimension of the research participants on screen; understand the pedagogical rationality developed by UAB/IFPI professors, tutors and coordinators; and to identify the educational and pedagogical aspects present in the pedagogical actions of the participants of this research. The theoretical subsidy is based on what advocates Levy (1993; 1996; 1998; 1999), Carvalho (2007), Bezerra (2011), Gomez (2015), Pérez Gómez (1995) among others. The research approach is qualitative of the culturalist type based on the ideas of Bruner (1996) and Ingold (2010). The research development site was UAB/IFPI. The techniques used for data collection consisted of interviews developed through semi-structured scripts and questionnaires with open and closed questions. The participants were three course coordinators, five professors and three tutors, distributed in the degree courses in natural sciences, degree in physics and degree in mathematics. Those arising from the research were systematized and analyzed from the perspective of content analysis by Bardin (1977) and interpreted through the hermeneutics of Habermas (1987) and Gadamer (1999). The results showed that the pedagogical culture developed at UAB/IFPI has a sociocultural dimension permeated by ontological, ethical and political aspects, as well as being permeated by educational and pedagogical demands, which directly influence and modify the perception of teaching knowledge - doing. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cultura Pedagógica pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Pedagogical Culture pt_BR
dc.subject Distance Education pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.title A construção da cultura pedagógica na formação de professores a distância pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account