Abstract:
RESUMO: As demandas educacionais e pedagógicas oriundas do incremento da tecnologia, assim como
as mudanças provocadas pela sociedade pós-moderna trouxeram o fenômeno da Educação a
Distância (EaD). Os aspectos pedagógicos efetivados em ambiente acadêmico decorrem de
aspectos culturais, fator inerente a tais incrementos. Nesse contexto, o trabalho em tela
apresenta uma análise acerca da construção da cultura pedagógica desenvolvida no contexto da
formação de professores da Universidade Aberta do Brasil do Instituto Federal do Piauí
(UAB/IFPI), mais especificamente, nos cursos de licenciatura. A pesquisa foi desenvolvida no
âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí
(PPGEd/UFPI) como resultados dos estudos desenvolvidos no Núcleo Interdisciplinar de
Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral é
analisar o processo de construção da cultura pedagógica na formação de professores no âmbito
da Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal do Piauí (IFPI), mais especificamente, nos
cursos de licenciatura da Universidade Aberta do Brasil (UAB). De modo específico
pretendemos caracterizar a dimensão sociocultural dos participantes da pesquisa em tela;
compreender a racionalidade pedagógica desenvolvida pelos docentes, tutores e coordenadores
da UAB/IFPI; e identificar os aspectos educacionais e pedagógicos presentes nas ações
pedagógicas dos participantes da presente pesquisa. O subsídio teórico está balizado no que
preconiza Levy (1993; 1996; 1998; 1999), Carvalho (2007), Bezerra (2011), Gomez (2015),
Pérez Gómez (1995) dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa do tipo culturalista
pautada nas ideias de Bruner (1996) e Ingold (2010). O local de desenvolvimento da pesquisa
foi a UAB/IFPI. As técnicas efetivadas para a coleta de dados consistiram em entrevistas
desenvolvidas por meio de roteiros semiestruturados e questionários com perguntas abertas e
fechadas. Os participantes foram três coordenadores de curso, cinco docentes e três tutores,
distribuídos nos cursos de licenciatura em ciências da natureza, licenciatura em física e
licenciatura em matemática. Os oriundos da pesquisa foram sistematizados e analisados sob a
ótica da análise de conteúdo de Bardin (1977) e interpretados através da hermenêutica de
Habermas (1987) e Gadamer (1999). Os resultados demonstraram que a cultura pedagógica
desenvolvida na UAB/IFPI possui uma dimensão sociocultural perpassada por aspectos
ontológicos, éticos e políticos, assim como está permeada por demandas educativas e
pedagógicas, as quais influenciam e modificam diretamente a percepção do saber - fazer
docente.
ABSTRACT: The educational and pedagogical demands arising from the increase in technology, as well as
the changes provoked by the post-modern society, brought the phenomenon of Distance
Education (EaD). The pedagogical aspects carried out in an academic environment result from
cultural aspects, a factor inherent to such increments. In this context, the work on screen
presents an analysis about the construction of the pedagogical culture developed in the context
of teacher training at the Open University of Brazil of the Federal Institute of Piauí (UAB/IFPI),
more specifically, in teaching courses. The research was developed within the Graduate
Program in Education at the Federal University of Piauí (PPGEd/UFPI) as a result of studies
carried out at the Interdisciplinary Center for Research in Education and Epistemology of
Professional Practice (NIPEEPP). The general objective is to analyze the process of
construction of the pedagogical culture in the training of teachers in the scope of Distance
Education (EaD) of the Federal Institute of Piauí (IFPI), more specifically, in the degree courses
of the Open University of Brazil (UAB). In a specific way, we intend to characterize the
sociocultural dimension of the research participants on screen; understand the pedagogical
rationality developed by UAB/IFPI professors, tutors and coordinators; and to identify the
educational and pedagogical aspects present in the pedagogical actions of the participants of
this research. The theoretical subsidy is based on what advocates Levy (1993; 1996; 1998;
1999), Carvalho (2007), Bezerra (2011), Gomez (2015), Pérez Gómez (1995) among others.
The research approach is qualitative of the culturalist type based on the ideas of Bruner (1996)
and Ingold (2010). The research development site was UAB/IFPI. The techniques used for data
collection consisted of interviews developed through semi-structured scripts and questionnaires
with open and closed questions. The participants were three course coordinators, five professors
and three tutors, distributed in the degree courses in natural sciences, degree in physics and
degree in mathematics. Those arising from the research were systematized and analyzed from
the perspective of content analysis by Bardin (1977) and interpreted through the hermeneutics
of Habermas (1987) and Gadamer (1999). The results showed that the pedagogical culture
developed at UAB/IFPI has a sociocultural dimension permeated by ontological, ethical and
political aspects, as well as being permeated by educational and pedagogical demands, which
directly influence and modify the perception of teaching knowledge - doing.