Repositório Institucional da UFPI

NECESSIDADES FORMATIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: sgnificações produzidas por professores em contexto de pesquisa-formação

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, Josiane Sousa Costa de
dc.date.accessioned 2025-05-07T19:06:38Z
dc.date.available 2025-05-07T19:06:38Z
dc.date.issued 2025-05-07
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3838
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Eliana de Sousa Alencar Marques Examinadora externa: Profa. Dra. Luciana de Oliveira Rocha Magalhães Examinadora externa: Profa. Dra. Wanda Maria Junqueira de Aguiar Examinadora interna: Profa.Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Cristiane de Sousa Moura Teixeira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A pesquisa de doutorado elegeu como objeto de investigação o desenvolvimento profissional docente a partir de ações formativas dirigidas para formação humana. Parte-se da compreensão de que ações formativas com potencial de colaborar com a formação humana de professores são aquelas que medeiam o desenvolvimento da consciência crítica acerca de como se constitui a educação numa sociedade capitalista e como se constitui a própria docência. Este trabalho está vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Processos Educativos do PPGEd/UFPI. Partiu-se do problema de pesquisa: qual a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisaformação e o desenvolvimento profissional de docentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA? Tem como objetivo geral: Investigar a relação constituída entre as significações produzidas sobre necessidades formativas em contexto de pesquisa-formação e o desenvolvimento profissional de docentes no IFMA. A pesquisa sobre o desenvolvimento profissional docente mediado pelas significações de necessidades formativas fundamenta-se no Materialismo Histórico-dialético e na Psicologia HistóricoCultural. O campo empírico foi o contexto de formação contínua criado pela pesquisaformação, com três professores de licenciaturas do IFMA. A produção de dados aconteceu por meio do Memorial Reflexivo do Processo Formativo e das Sessões Reflexivas. O procedimento analítico utilizado foram os Núcleos de Significação. Os resultados da pesquisa foram sistematizados a partir de três núcleos de significação. No primeiro núcleo predominam as significações dos partícipes acerca de suas necessidades formativas e evidenciaram a produção de novas necessidades ante a mediação do pesquisador no contexto da pesquisaformação. O segundo núcleo analisa quais condições estão sendo oferecidas à formação contínua nos campi do IFMA, e se reflete sobre qual a intencionalidade no atual modo de formar seus professores. As significações do terceiro núcleo revelam o movimento rumo à tomada de consciência produzida pelos partícipes diante do acesso ao estudo, munidos de reflexão crítica no enfrentamento às iniciativas fundamentalistas, conservadoras e mercadológicas. A conclusão da pesquisa comprova a tese de que o professor se desenvolve profissionalmente quando, em atividade de pesquisa-formação, produz novas significações sobre suas necessidades formativas em meio a movimentos espiralados de negação, luta e saltos qualitativos ABSTRACT: The purpose of this research was to investigate the professional development of teachers through training activities focused on human development. It was based on the understanding that formative actions with the potential to collaborate with the human formation of teachers are those that mediate the development of critical awareness about how education is constituted in a capitalist society and how teaching process is constituted. This work is associated with the Human Formation and Educational Processes area of research at PPGED/UFPI. The research issue was: what is the relationship between the significations produced about formative needs in a research-training context and the professional development of teachers at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - IFMA? Its general objective is to investigate the relationship between the perceptions produced about training needs in a research-training context and the professional development of teachers at the IFMA. The investigation about teacher professional development mediated by the meanings of training needs is based on Historical-Dialectical Materialism and Historical-Cultural Psychology. The empirical field was the context of continuous training created by the research-training, with three IFMA degree teachers. The production of information was done through the Reflective Memorial of the Training Process and the Reflective Sessions. The analytical procedure used was the Nuclei of Meaning. The research results were systematized into three of meaning. In the first nucleus, the participants' meanings about their training needs predominated and showed the production of new needs in the face of the researcher's mediation in the context of the training-research. The second section analyses the conditions under which continuing education is being offered on IFMA campuses, as well as reflecting on the intentionality of the current way of training teachers. The meanings of the third section reveal the movement towards awareness produced by the participants when faced with access to study equipped with critical reflection in the face of fundamentalist, conservative and market initiatives. The conclusion of the research proves the thesis that teachers develop professionally when, in a research-training activity, they produce new meanings about their training needs in the midst of spiral movements of rejection, struggle and qualitative increases. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Profissional pt_BR
dc.subject Significações pt_BR
dc.subject Necessidade Formativa pt_BR
dc.subject Pesquisa - Formação pt_BR
dc.subject Formação Humana pt_BR
dc.subject Professional Developmente pt_BR
dc.subject Meanings pt_BR
dc.subject Training Needs pt_BR
dc.subject Research-Training pt_BR
dc.subject Human Formation. pt_BR
dc.title NECESSIDADES FORMATIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: sgnificações produzidas por professores em contexto de pesquisa-formação pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account