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RESUMO :O Pensamento do Ciclo de Vida (PCV) é uma abordagem sistêmica que analisa os impactos ambientais, sociais e econômicos de um produto, serviço ou processo ao longo de seu ciclo de vida. Sua incorporação no contexto educacional promove uma compreensão interdisciplinar. No entanto, sua implementação é limitada, com ênfase na Avaliação do Ciclo de Vida. Isso destaca a necessidade de um modelo de integração curricular para fornecer orientações de forma abrangente. Nesta pesquisa, objetivou-se fornecer subsídios às instituições de ensino para a implementação da abordagem do PCV na formação educacional, visando sua integração nos currículos de cursos de graduação. A pesquisa foi desenvolvida em três cursos de graduação da
Universidade Federal do Piauí, sendo Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura. A pesquisa foi conduzida conforme as seguintes etapas: (1) mapeamento dos currículos dos cursos, através da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, utilizando a análise de conteúdo, e o mapeamento dos planos de disciplinas, empregando uma ferramenta de análise “roteiro”; (2) observação da prática docente na disciplina obrigatória Ciências do Ambiente; (3) elaboração de um modelo de integração curricular baseado no PCV, com diretrizes teóricas e práticas; e (4) seleção de disciplinas para proposição de aulas. A análise dos PPC aponta elementos associados ao PCV e seu potencial para inclusão nos currículos, revelando similaridades e diferenças. Embora todos reconheçam a importância da responsabilidade social e ambiental, e da visão sistêmica e global, cada curso adapta esses princípios às suas áreas específicas de atuação, destacando preocupações específicas, como o ciclo de vida dos materiais, o desenvolvimento sustentável regional e a gestão de sistemas produtivos. A análise também evidencia a importância do pensamento crítico, da formação multidisciplinar e da capacidade de solucionar problemas complexos. No
curso de Eng. de Materiais, destacam-se disciplinas: Aditivação e Degradação de Polímeros e Biomateriais (química verde); Reciclagem de Materiais e Ciências do Ambiente (gestão ambiental). Na Eng. de Produção destacam-se disciplinas: Logística e Cadeia de Suprimentos(logística reversa); Ciências do Ambiente (aspectos ambientais); Ergonomia e Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho (impactos sociais); e Projeto do Produto e do Processo (ciclo de vida do produto). A observação das práticas docentes na disciplina de Ciências do Ambiente, relevou variações na implementação da abordagem do PCV entre os docentes, com o Docente A adotando uma abordagem mais abrangente em contraste com o Docente B, que implementou de forma pontual. Os desafios para a implementação do PCV incluem um esforço colaborativo entre instituições de ensino, professores e outros atores educacionais, incluindo investimentos em formação docente, desenvolvimento curricular e recursos adequados para apoiar práticas interdisciplinares. O modelo de integração curricular proposto envolve duas etapas: apropriação
docente e discente. A trajetória docente inclui exposição inicial, formação contínua e
compreensão do tema. A trajetória discente foca na aplicação prática, visando o
desenvolvimento de habilidades nos estudantes alinhadas com a perspectiva do PCV. Também foram propostos quinze temas de aulas para diferentes disciplinas dos cursos. Em síntese, os resultados da pesquisa fornecem subsídios para as instituições de ensino e professores, a fim de orientar a implementação do PCV nos currículos educacionais. Isso contribui para a formação de engenheiros, ampliando as habilidades técnicas e os capacitando a liderar soluções sustentáveis e inovadoras, alinhadas com os desafios da crise ambiental, garantindo assim um impacto positivo a longo prazo na sociedade e no meio ambiente.
Palavras-chave: abordagem sistêmica; currículos; interdisciplinaridade; ciclo de vida; guia
didático.
ABSTRACT :
Life Cycle Thinking (LCT) is a systemic approach that analyzes a product, service, or process's environmental, social, and economic impacts throughout its life cycle. Its incorporation into the educational context promotes an interdisciplinary understanding. However, its implementation is limited, emphasizing Life Cycle Assessment. This highlights the need for a comprehensive curricular integration model to guide the integration thoroughly. This research aimed to supporteducational institutions in implementing the LCT approach in educational training, aiming for its integration into undergraduate course curricula. The research was conducted in three undergraduate courses at the Federal University of Piauí: Materials Engineering, Production
Engineering, and Cartographic and Surveying Engineering. The research was conducted
according to the following steps: (1) mapping the course curricula through the analysis of the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) using content analysis, and mapping the course plans using a "script" analysis tool; (2) observing the teaching practice in the mandatory Environmental Science course; (3) developing a curricular integration model based on LCT, with theoretical and practical guidelines; and (4) selecting courses for proposing lessons. The PPC analysis identifies elements associated with LCT and its potential for inclusion in the curricula, revealing similarities and differences. While all courses recognize the importance of social and environmental responsibility and a systemic and global perspective, each course adapts these principles to their specific areas of expertise, highlighting specific concerns such as the life cycle of materials, regional sustainable development, and the management of production systems. The analysis also highlights the importance of critical thinking, multidisciplinary training, and the ability to solve complex problems. In the Materials Engineering course, some subjects include Polymer Additives and Degradation and Biomaterials (green chemistry), Recycling of Materials and Environmental Sciences (environmental management). In Production Engineering, some subjects include Logistics and Supply Chain (reverse logistics); Environmental Sciences (environmental aspects); Ergonomics and Occupational Health, Safety, and Hygiene (social impacts); and Product and Process Design (product life cycle). The observation of teaching practices in the Environmental Sciences course revealed variations in the implementation of the LCT approach among the professors, with Professor A adopting a more comprehensive approach in contrast to Professor
B, who implemented it in a more limited manner. The challenges for implementing LCT include collaborative efforts between educational institutions, teachers, and other educational stakeholders, as well as investments in teacher training, curriculum development, and adequate resources to support interdisciplinary practices. The proposed curricular integration modelinvolves two stages: teacher and student engagement. The teacher's trajectory includes initial exposure, continuous training, and understanding of the topic. The student's trajectory focuses on practical application, aiming to develop skills in students aligned with the LCT perspective. Fifteen lesson topics were also proposed for different courses. In summary, the research results support educational institutions and teachers to guide the implementation of LCT in educational curricula. This contributes to the training of engineers, expanding their technical skills and enabling them to lead sustainable and innovative solutions, aligned with the challenges of the environmental crisis, thereby ensuring a positive long-term impact on society and the environment.
Keywords: systemic approach; curricula; interdisciplinarity; life cycle; teaching guide. |
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