Abstract:
RESUMO:Sendo governança pública fundamentada nos mecanismos de liderança, estratégia
e controle, associados às funções de avaliar, direcionar e monitorar a gestão das
organizações. O Tribunal de Contas da União (TCU), com o objetivo de avaliar a
governança nos órgãos públicos do Brasil, definiu um modelo de governança pública
que as instituições brasileiras deveriam seguir e, para mensurar a aderência a esse
modelo, adotou um processo de avaliação, mediante aplicação de um questionário,
o qual tem suas respostas condensadas no Índice Integrado Governança e Gestão
(iGG). Assim, tendo como métrica de avaliação de desempenho da gestão
acadêmica das Universidades Federais do Brasil os indicadores de desempenho a
Taxa de Sucesso na Graduação(TsG) e a Taxa de Evasão na Graduação(TeG) e,
como indicadores de qualidade, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante
(ENADE), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Curso (IGC).O
objetivo desta pesquisa foi analisar os efeitos da aderência as boas práticas
governança das universidades, nos resultados de gestão expressos pelos
indicadores acadêmicos de desempenho e de qualidade das 63 universidades
federais do Brasil, avaliadas pelo TCU no período de 2017 a 2021. No contexto
metodológico, a pesquisa sustentou-se utilizando as técnicas quantitativa e
qualitativa. Sendo o aspecto quantitativo, caracterizado pela etapa referente à
coleta de dados acadêmicos das universidades no sítio oficial do Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e dos dados de
governança, no sítio do Tribunal de Contas da União (TCU). De posse da massa de
dados, utilizando o banco de dados relacional opensource Postgresql, estes foram
organizados de forma estruturada, categorizada e padronizada para gerar a base de
dados analítica da pesquisa. E, na abordagem qualitativa, optou-se por explorar os
dados de forma pormenorizados e gerar informações que permitissem identificar
tendências, apontar impressões, orientar direcionamentos e subsidiar conclusões.
Nas análises dos dados, utilizou-se a ferramenta de Businnes Intelligence (BI) da
Microsoft, Power BI para gerar as informações que fundamentasse a apresentação
dos resultados. Ao final da pesquisa, observou-se que, dentro do escopo de tempo
da análise dos dados, ainda não é possível associar diretamente os bons resultados
das universidades, em seus indicadores acadêmicos, a um bom desempenho em
seus índices de governança. Entretanto, isto não significa que a aderência às boas
práticas de governança não seja relevante para o sucesso da gestão nas
universidades federais. Mas, sim, talvez que o TCU deva rever sua metodologia de
avaliação a qual adota um único modelo de questionário para todos os tipos de
organizações e/ou que o tempo curto da análise dos dados não tenha sido suficiente
para que os efeitos da boa governança sejam sensíveis em números e/ou que o
processo avaliativo adotado pelo Ministério da Educação (MEC) não estimule que as
universidades a competitividade e busquem melhores resultados acadêmicos e/ou
que a metodologia referente ao processo político das universidades na escolha de
seus gestores máximos, seja fator degenerativo para que os efeitos da boa
governança reflitam nos resultados de gestão. Assim, estudar essas variáveis,
isoladas ou combinadas, é fundamental para obter a melhor compreensão dos
efeitos da boa governança nos resultados da gestão acadêmica das universidades
federais do Brasil.
ABSTRACT:Being public governance based on leadership, strategy and control mechanisms,
associated with the functions of evaluating, directing and monitoring the management
of organizations. The Federal Audit Court (TCU), with the objective of evaluating
governance in public bodies in Brazil, defined a public governance model that
Brazilian institutions should follow and, to measure adherence to this model, adopted
an evaluation process, through the application of a questionnaire, whose answers
are condensed in the Integrated Governance and Management Index (iGG). Thus,
having as a performance evaluation metric of the academic management of the
Federal Universities of Brazil the performance indicators the Graduation Success
Rate (TsG) and the Graduation Evasion Rate (TeG) and, as quality indicators, the
National Exam of Student Performance (ENADE), the Preliminary Course Concept
(CPC) and the General Course Index (IGC). The objective of this research was to
analyze the effects of adherence to good governance practices of universities, on the
management results expressed by academic performance and quality indicators of
the 63 federal universities in Brazil, evaluated by TCU in the period from 2017 to
2021. In the methodological context, the research was sustained using quantitative
and qualitative techniques. The quantitative aspect is characterized by the step
referring to the collection of academic data from universities on the official website of
the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP)
and of governance data, on the website of the Federal Court of Auditors (TCU). In
possession of the mass of data, using the opensource Postgresql relational
database, they were organized in a structured, categorized and standardized way to
generate the analytical database of the research. And, in the qualitative approach,
we chose to explore the data in detail and generate information that would allow us to
identify trends, point out impressions, guide directions and support conclusions. In
the data analysis, Microsoft's Business Intelligence (BI) tool, Power BI, was used to
generate the information that supported the presentation of the results. At the end of
the research, it was observed that, within the scope of time of data analysis, it is still
not possible to directly associate the good results of universities, in their academic
indicators, with a good performance in their governance indexes. However, this does
not mean that adherence to good governance practices is not relevant to the success
of management in federal universities. But yes, perhaps that the TCU should review
its evaluation methodology to adopt a single questionnaire model for all types of
organizations and/or that the short time of data analysis was not enough for the
effects of good governance to be sensitive in numbers and/or that the evaluation
process adopted by the Ministry of Education (MEC) does not encourage universities
the competitiveness and seek better academic results and/or that the methodology
referring to the political process of universities in choosing their top managers is a
degenerative factor for that the effects of good governance are reflected in
management results. Thus, studying these variables, isolated or in combination, is
essential to obtain a better understanding of the effects of good governance on the
results of academic management of federal universities in Brazil