Abstract:
RESUMO
A presente pesquisa objetiva propor medidas de conservação de arte rupestre a partir da
documentação e caracterização químico-mineralógica dos pigmentos e depósitos de alteração
encontrados no sítio arqueológico Morro do Letreiro, município de Palmeirais, Piauí, Brasil.
Justifica-se o tema por se tratar do estabelecimento de metodologias que possam ser aplicadas
na etapa de intervenção e remoção dos depósitos de alteração, tanto do sítio em questão como
de outros sítios arqueológicos com problemas similares, uma vez que sítios com arte rupestre
apresentam valor inestimável como patrimônio da humanidade e que geram conhecimentos
sobre o passado. As visitas de campo ao sítio arqueológico tiveram a aplicação de
metodologias já conhecidas pelo grupo de pesquisa em Arqueometria da Universidade Federal
do Piauí, na busca da documentação do painel gráfico, bem como dos problemas de
conservação. Os dados coletados foram tratados em laboratório, sendo organizadas as
imagens dos exames obtidos por microscopia óptica, tratamento de imagem com a utilização
de filtros DStretch
®
, análises químicas por Fluorescência de Raios X por Dispersão de
Energia (EDXRF) (análise elementar) e espectroscopia Raman (análise molecular) e as
medidas microclimáticas do sítio arqueológico. A partir disso, entendeu-se o contexto
etnohistórico do aldeamento de São Gonçalo do Amarante, marcado pelo genocídio indígena
dos povos Acaroás e Gueguês. Quanto a paisagem do sítio arqueológico, foram debatidos
aspectos como acessibilidade, visibilidade, visualização e arqueoacústica, que foram
determinantes para ocupação do sítio, ocorrendo apropriações e usos dessas variáveis. A
relação e localização do painel gráfico, no teto do abrigo, foram interpretadas como
influenciadores dos motivos desenhados. Ademais, de acordo com as observações, foram
identificadas duas técnicas na confecção das pinturas, uma formada pelo preparo de tinta e
outra pela fricção direta da matéria-prima, crayon. A tinta foi aplicada de forma irregular no
suporte rochoso, sendo diluída de uma forma mais pastosa e outra mais líquida, quando
observada por microscopia óptica portátil. Nas análises por EDXRF, observou-se que o
principal elemento químico constituinte das pinturas é o Ferro (Fe) responsável pela variação
de tonalidade de cor das tintas. As análises obtidas por espectroscopia Raman identificaram a
hematita (α-Fe2O3) como componente mineral das tintas e que as eflorescências salinas
encontravam-se silicificadas pois detectou-se apenas o mineral quartzo (SiO2). A avaliação da
dinâmica climática (temperatura da rocha e umidade relativa) mostrou grandes variações ao
longo do dia, sendo essas uma das grandes responsáveis pelos problemas de conservação,
ainda mais quando considerada a influência das águas e a condução de sais para o exterior da
rocha, causando pressão que agravaram o desplacamento rochoso do sítio. Por fim, observou-se que os principais agentes de degradação tratam-se de fenômenos naturais, como o já
mencionado, e de ninhos de vespas, sendo que esse último é mais fácil de ser controlado,
enquanto o primeiro ainda representa um grande problema, fazendo que seja necessário o
monitoramento constante do sítio arqueológico. Desta forma, recomenda-se que sejam
utilizadas principalmente técnicas mecânicas para remoção dos depósitos de alteração, que
podem ser complementadas com o auxílio de reagentes (água e álcool), como pautados nas
cartas patrimoniais.
ABSTRACT
The following research aims to propose measures of rock art conservation from the
documentation and chemical-mineralogical characterization of pigments and alteration
deposits found at Morro do Letreiro archaeological site, at the municipality of Palmeirais,
Piauí, Brazil. The theme is justified because it is the establishment of methodologies that can
be applied in the stage of intervention and removal of the alteration deposits, both of the site
in question and of other archaeological sites with similar problems, since sites with prehistoric
arts have priceless value as a world heritage and that generate knowledge about the past. The
field’s visits to the archaeological site had the application of methodologies already known by
the research group in Archaeometry of the Federal University of Piauí, in search of the
graphic panel documentation, as well as the conservation problems. The collected data were
treated in the laboratory, and the images of the tests obtained by optical microscopy, image
treatment with the use of DStretch
®
filters, chemical analyses by Energy Dispersive X-ray
Fluorescence (EDXRF) (elementary analysis) and Raman spectroscopy (molecular analysis)
and microclimatic measurements of the archaeological site were organized. From here
onwards, it was understood the ethnohistorical context of the village of São Gonçalo do
Amarante, marked by the indigenous genocide of the Acaroás and Gueguês peoples.
Regarding the landscape of the archaeological site, aspects such as accessibility, visibility,
visualization and archaeoacoustics were discussed, which were crucial for the site’s
occupation, occurring appropriations and uses of these variables. The relationship and
location of the graphic panel, on the shelter’s roof, were interpreted as influencing the motifs
drawn. Moreover, according to the observation, two techniques were identified in the
paintings’ preparation, one formed by the paint’s preparation and the other by the direct
friction of the raw material, crayon. The paint was applied irregularly to the rocky support,
being diluted in a pastier and a more liquid way, when observed by portable optical
microscopy. In the EDXRF analyses, it was observed that the main chemical element that
constitutes the paints is Iron (Fe), responsible for the variation in the color tone of the paints.
The analyses obtained by Raman spectroscopy identified hematite (α-Fe2O3) as a mineral
component of the paints and that the saline efflorescences were siliceous because only the
mineral quartz (SiO2) was detected. The evaluation of climate dynamics (rock temperature and
relative humidity) showed great variations throughout the day, which are one of the major
responsible for conservation problems, especially when considering the influence of water
and the conduct of salts to the outside of the rock, causing pressure that aggravated the rocky
displacement of the site. Finally, it was observed that the main degradation agents are natural
phenomena, such as the one already mentioned, and wasp nests, and the latter is easier to
control, while the former still represents a major problem, making it necessary to constantly
monitor the archaeological site. Thus, it is recommended that mainly mechanical techniques
be used to remove the alteration deposits, which can be complemented with the aid of
reagents (water and alcohol), as outlined on the patrimonial letters.