Abstract:
RESUMO
A presente pesquisa objetiva  propor medidas de conservação de  arte  rupestre a partir da 
documentação e caracterização químico-mineralógica dos pigmentos e depósitos de alteração 
encontrados no sítio arqueológico Morro do Letreiro, município de Palmeirais, Piauí, Brasil.
Justifica-se o tema por se tratar do estabelecimento de metodologias que possam ser aplicadas 
na etapa de intervenção e remoção dos depósitos de alteração, tanto do sítio em questão como 
de outros sítios arqueológicos com problemas similares, uma vez que sítios com arte rupestre 
apresentam  valor inestimável como patrimônio da  humanidade e que geram conhecimentos 
sobre o passado.  As  visitas de campo ao sítio arqueológico  tiveram a  aplicação de
metodologias já conhecidas pelo grupo de pesquisa em Arqueometria da Universidade Federal 
do Piauí,  na busca da documentação do painel gráfico, bem como dos problemas de 
conservação.  Os  dados coletados foram tratados em laboratório,  sendo organizadas as 
imagens dos  exames  obtidos por  microscopia óptica, tratamento de imagem  com a utilização 
de filtros  DStretch
®
,  análises  químicas  por  Fluorescência de Raios X por  Dispersão de 
Energia (EDXRF)  (análise  elementar)  e  espectroscopia  Raman  (análise molecular)  e  as
medidas  microclimáticas  do sítio arqueológico.  A partir disso, entendeu-se o contexto
etnohistórico  do aldeamento de São Gonçalo do Amarante, marcado pelo genocídio indígena 
dos povos Acaroás e Gueguês.  Quanto a  paisagem do sítio arqueológico,  foram  debatidos 
aspectos como  acessibilidade, visibilidade, visualização e arqueoacústica, que foram 
determinantes para ocupação do sítio, ocorrendo apropriações e usos dessas variáveis. A 
relação  e localização do painel gráfico, no teto do abrigo,  foram  interpretadas  como 
influenciadores dos motivos desenhados.  Ademais,  de acordo com as  observações,  foram 
identificadas  duas  técnicas  na  confecção das  pinturas, uma formada pelo preparo de tinta e 
outra pela fricção direta da matéria-prima, crayon.  A tinta foi  aplicada de forma irregular  no 
suporte rochoso,  sendo diluída de uma forma mais pastosa e outra  mais líquida,  quando 
observada por microscopia  óptica portátil.  Nas análises por EDXRF, observou-se  que o
principal  elemento  químico constituinte das pinturas  é o Ferro (Fe)  responsável pela variação 
de tonalidade  de cor  das tintas. As  análises obtidas por  espectroscopia Raman  identificaram  a 
hematita  (α-Fe2O3)  como  componente  mineral  das  tintas  e  que as eflorescências salinas 
encontravam-se silicificadas pois detectou-se apenas o mineral quartzo (SiO2). A avaliação da
dinâmica climática  (temperatura da rocha  e  umidade  relativa)  mostrou  grandes variações  ao 
longo do dia, sendo essas uma das grandes responsáveis pelos problemas de conservação, 
ainda mais quando considerada a influência das águas  e a condução de sais para o exterior da 
rocha, causando pressão  que  agravaram  o  desplacamento rochoso  do sítio.  Por fim, observou-se que os principais agentes de degradação  tratam-se de fenômenos naturais, como o já 
mencionado, e  de ninhos de vespas, sendo que esse último é mais fácil de ser controlado, 
enquanto o primeiro  ainda representa um grande problema, fazendo  que seja necessário o 
monitoramento constante do sítio arqueológico.    Desta  forma, recomenda-se que sejam 
utilizadas principalmente técnicas mecânicas para remoção dos depósitos de alteração, que 
podem ser complementadas  com o auxílio de reagentes (água  e  álcool), como pautados nas 
cartas patrimoniais.
ABSTRACT
The following  research aims to propose measures of  rock art  conservation  from the 
documentation and chemical-mineralogical  characterization of pigments and alteration 
deposits found at  Morro do Letreiro  archaeological site,  at the  municipality of  Palmeirais, 
Piauí, Brazil. The theme is justified because it is the establishment of methodologies that can 
be applied in the stage  of intervention and removal of the alteration deposits, both of the site 
in question and of other archaeological sites with similar problems, since sites with prehistoric 
arts  have priceless  value as a world heritage and that  generate knowledge about the past.  The 
field’s visits to the archaeological site had the application of methodologies already known by 
the research group in Archaeometry of the Federal University of Piauí, in search of the
graphic panel  documentation, as  well as the conservation problems. The collected data were 
treated in the laboratory, and the images of the tests obtained by optical microscopy, image 
treatment with the use of DStretch
®
filters, chemical analyses  by Energy Dispersive X-ray
Fluorescence  (EDXRF) (elementary analysis) and Raman spectroscopy (molecular analysis) 
and microclimatic measurements of the archaeological site were organized.  From here 
onwards, it was understood the ethnohistorical context of the village of São Gonçalo do 
Amarante,  marked by the indigenous genocide of the Acaroás and Gueguês peoples.
Regarding the landscape of the archaeological site, aspects such as accessibility, visibility, 
visualization and  archaeoacoustics  were discussed, which were  crucial  for the site’s
occupation, occurring appropriations and uses of these variables. The relationship and 
location of the graphic panel, on the  shelter’s  roof, were interpreted as influencing the motifs 
drawn. Moreover, according to the observation, two techniques were identified  in the 
paintings’ preparation, one formed by the paint’s preparation  and the other by the direct 
friction of the raw material, crayon. The paint was applied irregularly to the rocky support, 
being diluted in a  pastier  and a more liquid way, when observed by  portable optical 
microscopy. In the EDXRF analyses,  it was observed that the main chemical element that 
constitutes the paints is Iron (Fe),  responsible for the variation in the color tone of the paints. 
The analyses obtained by Raman spectroscopy identified hematite (α-Fe2O3) as a mineral 
component of the  paints and that the  saline efflorescences  were siliceous because only the 
mineral quartz (SiO2) was detected. The evaluation of climate dynamics (rock temperature and 
relative humidity) showed great variations throughout the day, which are one of the major 
responsible for conservation problems, especially when considering the influence of water 
and the conduct  of salts to the outside of the rock,  causing pressure that aggravated the rocky 
displacement of  the site. Finally, it was observed that the main degradation agents  are natural 
phenomena, such as the one already mentioned, and wasp nests, and the latter is easier to 
control, while the former still represents a major problem, making it necessary to constantly 
monitor the archaeological site. Thus, it is recommended that  mainly mechanical techniques 
be used to remove the alteration deposits, which can be complemented with the aid of 
reagents (water and alcohol), as outlined on the patrimonial letters.