Repositório Institucional da UFPI

ASPECTOS DA FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM OS TRATAMENTOS RADIOTERÁPICOS: uma abordagem para o ensino médio

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FEITOSA, Jose Mailson Ramos
dc.date.accessioned 2024-11-18T11:59:23Z
dc.date.available 2024-11-18T11:59:23Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3782
dc.description Orientador: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo Examinadora interna: Profa. Claudia Adriana de Sousa Melo Examinadora interna: Profa. Dra. Disnah Barroso Rodrigues Suplente: Prof. Dr. Francisco Ferreira Barbosa Filho Suplente: Profa. Dra. Antonina Mendes Feitosa Soares pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O tema Física das Radiações e suas aplicações, seja na medicina, na energia, na agricultura ou em outros campos do conhecimento, tem sido uma das temáticas previstas para ser abordada no currículo do ensino médio, o que pode ser constatado nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino da Física – PCN (BRASIL, 2002), bem como, atualmente no documento Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018a). A referida previsão, embora seja clara e necessária, esbarra em conteúdo que se entende ser complicado de se explorar por seu caráter pouco didático e não instigante, ou seja, no âmbito dos livros didáticos. Por outro lado, ao mesmo tempo em que se discute na literatura educacional, a exemplo dos documentos oficiais (PCN, BNCC), esta temática nos livros didáticos da Física aparece apenas como uma espécie de apêndice, tendo em vista seu caráter quase opcional, por ser pouco explorado. Assim, embora ocorram dificuldades, o enfoque desta temática no ensino da Física tem considerável relevância social, pois há inúmeras aplicações da mesma, por exemplo, na medicina, em que se pode trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade, ao se considerar o desenvolvimento de tecnologias médicas tão comuns e necessárias nos dias atuais. Isto posto, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral analisar as possibilidades de uma aprendizagem significativa de aspectos fundamentais da Física das Radiações Ionizantes aplicadas à Radioterapia a alunos da 3ª série do Ensino Médio, tendo como proposta uma Sequência Didática (Produto Educacional) na perspectiva da Pesquisa-ação. Para isso, como Produto Educacional, se desenvolveu e se aplicou uma Sequência Didática (SD) baseada em ensino e aprendizagem mais dinâmicos, com produção de significações dos conteúdos trabalhados, ao se considerar a interdisciplinaridade Física e tecnologia aplicada a partir da mediação de tal Produto Educacional e tecnologia aplicada à medicina. O Produto Educacional foi aplicado no decorrer de cinco encontros semanais, sendo que os quatro primeiros encontros, em decorrência da pandemia provocada pela COVID-19, ocorreram no formato ensino remoto e, o último, no presencial. Como instrumentos e técnicas de produção de dados, se fez uso da observação, dos questionários e das conversações dos grupos de WhatsApp. Por fim, a discussão e análise dos dados denotaram resultados satisfatórios, pois ficou evidenciado que os participantes desta pesquisa se sentiram motivados e desenvolveram significações, a partir das experiências vivenciadas durante a aplicação da Sequência Didática, acerca da Física das Radiações Ionizantes aplicada à Radioterapia, que no contexto de aprendizagem pela metodologia convencional (tradicional) apresentam diversas dificuldades, como, por exemplo, desmotivação e não reconhecimento da relevância social dessa temática. Nesta pesquisa, pôde-se observar que ocorreu exatamente o inverso: o aluno protagonista de seu aprendizado. Enfim, as ações planejadas e desenvolvidas durante os Encontros proporcionados pela SD impactaram não somente em um aprendizado significativo aos alunos, na medida em que se apropriaram de linguagem científica e ressignificaram conceitos, mas, também no desenvolvimento da consciência professor/pesquisador no sentido de refletir sobre a sua prática pedagógica e, assim, repensar a organização do ensino de física. ABSTRACT The Physics of Radiation and its applications, whether in medicine, energy, agriculture or in other fields of knowledge, has been one of the themes planned to be addressed in the high school curriculum, which can be seen in the National Curricular Parameters of the Teaching of Physics - PCN (BRASIL, 2002), as well as, currently in the document Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018a). The mentioned forecast, although clear and necessary, comes up against content that is understood to be difficult to explore due to its not very didactic and not instigating nature, that is, in the scope of textbooks. On the other hand, at the same time that it is discussed in the educational literature, like the official documents (PCN, BNCC), this theme in Physics textbooks appears only as a kind of appendix, in view of its almost optional character, for be little explored. Thus, although there are difficulties, the focus on this theme in the teaching of Physics has considerable social relevance, as ther e are numerous applications of it, for example, in medicine, in which one can work from an interdisciplinary perspective, when considering the development of medical technologies so common and necessary today. That said, this research has a qualitative approach and its general objective is to analyze the possibilities of a meaningful learning of fundamental aspects of the Physics of Ionizing Radiations applied to Radiotherapy for students of the 3rd year of High School, having as proposal a Didactic Sequence (Educational Product ) from the perspective of Action Research. For this, as an Educational Product, a Didactic Sequence (DS) was developed and applied based on more dynamic teaching and learning, with the production of meanings of the contents worked, when considering the interdisciplinarity of Physics and applied technology from the mediation of such Product Educational and technology applied to medicine. The Educational Product was applied over the course of five weekly meetings, with the first four meetings, due to the pandemic caused by COVID-19, taking place in the remote teaching format and, the last, in person. As instruments and data production techniques, observation, questionnaires and WhatsApp group conversations were used. Finally, the discussion and analysis of the data denoted satisfactory results, as it was evident that the participants of this research felt motivated and developed meanings, from the experiences lived during the application of the Didactic Sequence, about the Physics of Ionizing Radiations applied to Radiotherapy, that in the context of learning through the conventional (traditional) methodology, they present several difficulties, such as, for example, lack of motivation and non-recognition of the social relevance of this theme. In this research, it could be observed that exactly the opposite occurred: the student was the protagonist of his learning. Finally, the actions planned and developed during the Meetings provided by the SD impacted not only on a significant learning experience for the students, insofar as they appropriated scientific language and re-signified concepts, but also on the development of teacher/researcher awareness in the sense of reflecting about their pedagogical practice and, thus, rethink the organization of physics teaching. pt_BR
dc.description.sponsorship Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Física das radiações ionizantes pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Metodologia da pesquisa-ação pt_BR
dc.subject Physics of ionizing radiation pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.subject Action research methodology pt_BR
dc.title ASPECTOS DA FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM OS TRATAMENTOS RADIOTERÁPICOS: uma abordagem para o ensino médio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account