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RESUMO
O tema Física das Radiações e suas aplicações, seja na medicina, na energia, na agricultura ou
em outros campos do conhecimento, tem sido uma das temáticas previstas para ser abordada
no currículo do ensino médio, o que pode ser constatado nos Parâmetros Curriculares
Nacionais do Ensino da Física – PCN (BRASIL, 2002), bem como, atualmente no documento
Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018a). A referida previsão, embora
seja clara e necessária, esbarra em conteúdo que se entende ser complicado de se explorar por
seu caráter pouco didático e não instigante, ou seja, no âmbito dos livros didáticos. Por outro
lado, ao mesmo tempo em que se discute na literatura educacional, a exemplo dos
documentos oficiais (PCN, BNCC), esta temática nos livros didáticos da Física aparece
apenas como uma espécie de apêndice, tendo em vista seu caráter quase opcional, por ser
pouco explorado. Assim, embora ocorram dificuldades, o enfoque desta temática no ensino da
Física tem considerável relevância social, pois há inúmeras aplicações da mesma, por
exemplo, na medicina, em que se pode trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade, ao se
considerar o desenvolvimento de tecnologias médicas tão comuns e necessárias nos dias
atuais. Isto posto, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral analisar
as possibilidades de uma aprendizagem significativa de aspectos fundamentais da Física das
Radiações Ionizantes aplicadas à Radioterapia a alunos da 3ª série do Ensino Médio, tendo
como proposta uma Sequência Didática (Produto Educacional) na perspectiva da Pesquisa-ação. Para isso, como Produto Educacional, se desenvolveu e se aplicou uma Sequência
Didática (SD) baseada em ensino e aprendizagem mais dinâmicos, com produção de
significações dos conteúdos trabalhados, ao se considerar a interdisciplinaridade Física e
tecnologia aplicada a partir da mediação de tal Produto Educacional e tecnologia aplicada à
medicina. O Produto Educacional foi aplicado no decorrer de cinco encontros semanais,
sendo que os quatro primeiros encontros, em decorrência da pandemia provocada pela
COVID-19, ocorreram no formato ensino remoto e, o último, no presencial. Como
instrumentos e técnicas de produção de dados, se fez uso da observação, dos questionários e
das conversações dos grupos de WhatsApp. Por fim, a discussão e análise dos dados
denotaram resultados satisfatórios, pois ficou evidenciado que os participantes desta pesquisa
se sentiram motivados e desenvolveram significações, a partir das experiências vivenciadas
durante a aplicação da Sequência Didática, acerca da Física das Radiações Ionizantes aplicada
à Radioterapia, que no contexto de aprendizagem pela metodologia convencional (tradicional)
apresentam diversas dificuldades, como, por exemplo, desmotivação e não reconhecimento da
relevância social dessa temática. Nesta pesquisa, pôde-se observar que ocorreu exatamente o
inverso: o aluno protagonista de seu aprendizado. Enfim, as ações planejadas e desenvolvidas
durante os Encontros proporcionados pela SD impactaram não somente em um aprendizado
significativo aos alunos, na medida em que se apropriaram de linguagem científica e
ressignificaram conceitos, mas, também no desenvolvimento da consciência
professor/pesquisador no sentido de refletir sobre a sua prática pedagógica e, assim, repensar
a organização do ensino de física.
ABSTRACT
The Physics of Radiation and its applications, whether in medicine, energy, agriculture or in
other fields of knowledge, has been one of the themes planned to be addressed in the high
school curriculum, which can be seen in the National Curricular Parameters of the Teaching
of Physics - PCN (BRASIL, 2002), as well as, currently in the document Base Nacional
Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018a). The mentioned forecast, although clear and
necessary, comes up against content that is understood to be difficult to explore due to its not
very didactic and not instigating nature, that is, in the scope of textbooks. On the other hand,
at the same time that it is discussed in the educational literature, like the official documents
(PCN, BNCC), this theme in Physics textbooks appears only as a kind of appendix, in view of
its almost optional character, for be little explored. Thus, although there are difficulties, the
focus on this theme in the teaching of Physics has considerable social relevance, as ther e are
numerous applications of it, for example, in medicine, in which one can work from an
interdisciplinary perspective, when considering the development of medical technologies so
common and necessary today. That said, this research has a qualitative approach and its
general objective is to analyze the possibilities of a meaningful learning of fundamental
aspects of the Physics of Ionizing Radiations applied to Radiotherapy for students of the 3rd
year of High School, having as proposal a Didactic Sequence (Educational Product ) from the
perspective of Action Research. For this, as an Educational Product, a Didactic Sequence
(DS) was developed and applied based on more dynamic teaching and learning, with the
production of meanings of the contents worked, when considering the interdisciplinarity of
Physics and applied technology from the mediation of such Product Educational and
technology applied to medicine. The Educational Product was applied over the course of five
weekly meetings, with the first four meetings, due to the pandemic caused by COVID-19,
taking place in the remote teaching format and, the last, in person. As instruments and data
production techniques, observation, questionnaires and WhatsApp group conversations were
used. Finally, the discussion and analysis of the data denoted satisfactory results, as it was
evident that the participants of this research felt motivated and developed meanings, from the
experiences lived during the application of the Didactic Sequence, about the Physics of
Ionizing Radiations applied to Radiotherapy, that in the context of learning through the
conventional (traditional) methodology, they present several difficulties, such as, for example,
lack of motivation and non-recognition of the social relevance of this theme. In this research,
it could be observed that exactly the opposite occurred: the student was the protagonist of his
learning. Finally, the actions planned and developed during the Meetings provided by the SD
impacted not only on a significant learning experience for the students, insofar as they
appropriated scientific language and re-signified concepts, but also on the development of
teacher/researcher awareness in the sense of reflecting about their pedagogical practice and,
thus, rethink the organization of physics teaching. |
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