Abstract:
RESUMO
O tema Física das Radiações e suas aplicações, seja na medicina, na energia, na agricultura ou 
em outros campos do conhecimento, tem sido uma das temáticas previstas para ser abordada 
no currículo do ensino médio, o que pode ser  constatado nos Parâmetros Curriculares 
Nacionais do Ensino da Física – PCN (BRASIL, 2002), bem como, atualmente no documento 
Base Nacional Comum Curricular  -  BNCC (BRASIL, 2018a).  A referida  previsão,  embora 
seja clara e necessária, esbarra em conteúdo que se entende ser complicado de se explorar por 
seu caráter pouco didático e  não  instigante, ou seja,  no âmbito dos livros didáticos. Por outro 
lado, ao mesmo tempo em que se discute na literatura  educacional, a exemplo dos 
documentos oficiais (PCN, BNCC),  esta  temática nos livros didáticos  da Física aparece 
apenas como uma espécie de apêndice, tendo em vista seu caráter quase opcional,  por ser 
pouco explorado. Assim, embora ocorram dificuldades, o enfoque desta temática no ensino da 
Física tem considerável relevância social, pois há inúmeras aplicações da mesma, por 
exemplo, na medicina, em que se pode trabalhar na perspectiva da interdisciplinaridade, ao se 
considerar o desenvolvimento de tecnologias médicas tão comuns e necessárias nos dias 
atuais. Isto posto, esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como objetivo geral  analisar 
as possibilidades de uma aprendizagem significativa de aspectos fundamentais da Física das 
Radiações Ionizantes aplicadas à Radioterapia a alunos da 3ª série do Ensino Médio, tendo 
como proposta uma Sequência Didática (Produto Educacional) na perspectiva da  Pesquisa-ação.  Para isso, como Produto Educacional, se desenvolveu e se aplicou uma Sequência 
Didática (SD) baseada  em ensino e aprendizagem mais dinâmicos, com produção de 
significações dos conteúdos trabalhados, ao se considerar a interdisciplinaridade Física e 
tecnologia aplicada a partir da mediação de tal Produto Educacional e tecnologia aplicada à 
medicina.  O Produto Educacional foi aplicado no decorrer de cinco  encontros semanais, 
sendo que os quatro primeiros encontros,  em decorrência da pandemia provocada pela 
COVID-19,  ocorreram no formato ensino remoto e, o último, no presencial. Como 
instrumentos e técnicas de produção de dados, se fez uso da  observação, dos  questionários  e 
das conversações dos grupos  de  WhatsApp.  Por fim, a discussão e análise dos dados 
denotaram resultados  satisfatórios, pois ficou evidenciado que  os participantes desta pesquisa 
se sentiram motivados e desenvolveram significações, a partir  das experiências vivenciadas 
durante a aplicação da Sequência Didática, acerca da Física das Radiações Ionizantes aplicada 
à Radioterapia, que no contexto de aprendizagem pela metodologia convencional (tradicional) 
apresentam diversas dificuldades, como, por exemplo, desmotivação e não reconhecimento da 
relevância social dessa temática. Nesta pesquisa, pôde-se observar que ocorreu exatamente o 
inverso: o aluno protagonista de seu aprendizado.  Enfim, as ações planejadas e desenvolvidas 
durante os Encontros proporcionados pela SD impactaram não somente em um aprendizado 
significativo aos alunos, na medida em que se apropriaram de linguagem científica e 
ressignificaram conceitos, mas, também no desenvolvimento da consciência 
professor/pesquisador no sentido de  refletir sobre a sua prática pedagógica e, assim, repensar 
a organização do ensino de física.
ABSTRACT
The Physics of Radiation and its applications, whether in medicine, energy, agriculture or in 
other fields of knowledge, has been one of the themes planned to be addressed in the high 
school curriculum, which can be seen in the National Curricular Parameters of the Teaching 
of Physics  -  PCN (BRASIL, 2002), as well as, currently in the document Base Nacional 
Comum Curricular  -  BNCC (BRASIL, 2018a). The mentioned forecast, although clear and 
necessary, comes up against content that is understood to  be difficult to explore due to its not 
very didactic and not instigating nature, that is, in the scope of textbooks. On the other hand, 
at the same time that it is discussed in the educational literature, like the official documents 
(PCN, BNCC), this theme in Physics textbooks appears only as a kind of appendix, in view of 
its almost optional character, for be little explored. Thus, although there are difficulties, the 
focus on this theme in the teaching of Physics has considerable social relevance, as ther e are 
numerous applications of it, for example, in medicine, in which one can work from an 
interdisciplinary perspective, when considering the development of medical technologies so 
common and necessary today. That said, this research has a qualitative approach and its 
general objective is to analyze the possibilities of a meaningful learning of fundamental 
aspects of the Physics of Ionizing Radiations applied to Radiotherapy for students of the 3rd 
year of High School, having as proposal a Didactic Sequence (Educational Product ) from the 
perspective of Action Research. For this, as an Educational Product, a Didactic Sequence 
(DS) was developed and applied based on more dynamic teaching and learning, with the 
production of meanings of the contents worked, when considering the interdisciplinarity of 
Physics and applied technology from the mediation of such Product Educational and 
technology applied to medicine. The Educational Product was applied over the course of five 
weekly meetings, with the first four meetings, due to the pandemic caused by COVID-19, 
taking place in the remote teaching format and, the last, in person. As instruments and data 
production techniques, observation, questionnaires and WhatsApp group conversations were 
used. Finally, the discussion and analysis of the data denoted satisfactory results, as it was 
evident that the participants of this research felt motivated and developed meanings, from the 
experiences lived during the application of the Didactic Sequence, about the Physics of 
Ionizing Radiations applied to Radiotherapy, that in the context of learning through the 
conventional (traditional) methodology, they present several difficulties, such as, for example, 
lack of motivation and non-recognition of the social relevance of this theme. In this research, 
it could be observed that exactly the opposite occurred: the student was the protagonist of his 
learning. Finally, the actions planned and developed during the Meetings provided by the SD 
impacted not only on a significant learning experience for the students, insofar as they 
appropriated scientific language and re-signified concepts, but also on the development of 
teacher/researcher awareness in the sense of reflecting about their pedagogical practice and, 
thus, rethink the organization of physics teaching.