Repositório Institucional da UFPI

EXPERIMENTAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÓPTICA GEOMÉTRICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ROSA, Célio Roberto Santos Penha
dc.date.accessioned 2024-11-18T11:51:51Z
dc.date.available 2024-11-18T11:51:51Z
dc.date.issued 2024-11-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3781
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Janete Batista de Brito Examinadora: Profa. Dra. Edina Maria de Sousa Luz Examinador: Prof. DR. Antonio de Macedo Filho Examinador: Prof. Dr. Micaias Andrade Rodrigues pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Para muitos estudantes do Ensino Médio a Física é considerada difícil, e quando trabalhada sem contexto torna-se mais complicado a compreensão e perde-se o brilho da Física. Assim sendo, esse trabalho desenvolveu a construção de uma sequência didática com o intuito de auxiliar os professores diante do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio frente ao estudo da óptica geométrica, leis da reflexão e refração e dispersão da luz, de maneira que os estudantes participem ativamente do processo de construção de seu conhecimento. Este trabalho descrito aqui baseia-se nos princípios da Aprendizagem Significativa de Marco Antônio Moreira e David Ausubel. A pesquisa abrangeu a aplicação de uma sequência didática na sala da 2ª série de Ciência Humana e Linguagem (CHL), no Centro Educa Mais Amaral Raposo em Grajaú - MA. Com a aplicação de experimentos utilizando o kit didático Aventuras na Ciência – Aventuras com Raios de Luz, e também utilizando a Gamificação através dos jogos da Trilha Geométrica e Óptica Master. As avaliações foram realizadas de forma contínua e durante todo o processo de cumprimento da sequência didática, de forma exitosa em sua aplicação, analisando os resultados apresentados na avaliação diagnóstica, nos resultados obtidos das atividades experimentais como também na participação nos jogos didáticos e, por fim, nos resultados obtidos na atividade pós-teste. ABSTRACT For many high school students, physics is considered difficult, and when it is taught without contextualization, understanding becomes more complicated and the brilliance of physics is lost. Therefore, this work developed the construction of a didactic sequence with the aim of helping teachers in the teaching-learning process of 2nd grade of high school students in the study of geometric optics, the laws of reflection and refraction and the dispersion of light, so that students actively participate in the process of constructing their knowledge. The work described here is based on the principles of Meaningful Learning by Marco Antônio Moreira and David Ausubel. The research involved the application of a didactic sequence in the 2nd year Human Sciences and Language (HSL) classroom at the Centro Educa Mais Amaral Raposo in Grajaú - MA. With the application of experiments using the teaching kit Aventuras na Ciência - Aventuras com Raios de Luz (Adventures in Science - Adventures with Light Rays), and also using gamification through the games Trilha Geométrica (Geometric Trail) and Mestre da Ótica (Master of Optics). The evaluations were carried out continuously throughout the process of completing the didactic sequence, with success in its application, analyzing the results presented in the diagnostic evaluation, in the results obtained in the experimental activities as well as in the participation in the didactic games and, finally, in the results obtained in the post -test activity. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Metodologia de ensino pt_BR
dc.subject Óptica geométrica pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Experimentação e gamificação pt_BR
dc.subject Didactic sequence pt_BR
dc.subject Geometric optics pt_BR
dc.subject Experimentation and gamification pt_BR
dc.title EXPERIMENTAÇÃO E GAMIFICAÇÃO COMO METODOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA ÓPTICA GEOMÉTRICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account