Abstract:
RESUMO
Para muitos estudantes do Ensino Médio a Física é considerada difícil, e quando
trabalhada sem contexto torna-se mais complicado a compreensão e perde-se o brilho
da Física. Assim sendo, esse trabalho desenvolveu a construção de uma sequência
didática com o intuito de auxiliar os professores diante do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio frente ao estudo da óptica
geométrica, leis da reflexão e refração e dispersão da luz, de maneira que os
estudantes participem ativamente do processo de construção de seu conhecimento.
Este trabalho descrito aqui baseia-se nos princípios da Aprendizagem Significativa de
Marco Antônio Moreira e David Ausubel. A pesquisa abrangeu a aplicação de uma
sequência didática na sala da 2ª série de Ciência Humana e Linguagem (CHL), no
Centro Educa Mais Amaral Raposo em Grajaú - MA. Com a aplicação de experimentos
utilizando o kit didático Aventuras na Ciência – Aventuras com Raios de Luz, e também
utilizando a Gamificação através dos jogos da Trilha Geométrica e Óptica Master. As
avaliações foram realizadas de forma contínua e durante todo o processo de
cumprimento da sequência didática, de forma exitosa em sua aplicação, analisando
os resultados apresentados na avaliação diagnóstica, nos resultados obtidos das
atividades experimentais como também na participação nos jogos didáticos e, por fim,
nos resultados obtidos na atividade pós-teste.
ABSTRACT
For many high school students, physics is considered difficult, and when it is taught
without contextualization, understanding becomes more complicated and the brilliance
of physics is lost. Therefore, this work developed the construction of a didactic
sequence with the aim of helping teachers in the teaching-learning process of 2nd
grade of high school students in the study of geometric optics, the laws of reflection
and refraction and the dispersion of light, so that students actively participate in the
process of constructing their knowledge. The work described here is based on the
principles of Meaningful Learning by Marco Antônio Moreira and David Ausubel. The
research involved the application of a didactic sequence in the 2nd year Human
Sciences and Language (HSL) classroom at the Centro Educa Mais Amaral Raposo
in Grajaú - MA. With the application of experiments using the teaching kit Aventuras
na Ciência - Aventuras com Raios de Luz (Adventures in Science - Adventures with
Light Rays), and also using gamification through the games Trilha Geométrica
(Geometric Trail) and Mestre da Ótica (Master of Optics). The evaluations were carried
out continuously throughout the process of completing the didactic sequence, with
success in its application, analyzing the results presented in the diagnostic evaluation,
in the results obtained in the experimental activities as well as in the participation in
the didactic games and, finally, in the results obtained in the post -test activity.