Abstract:
RESUMO
Para muitos estudantes  do  Ensino Médio  a Física é  considerada  difícil, e quando 
trabalhada sem contexto torna-se mais complicado a compreensão e perde-se  o  brilho
da Física.  Assim sendo, esse trabalho  desenvolveu a  construção de uma  sequência 
didática  com o intuito de auxiliar os professores diante do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da 2ª série do Ensino Médio frente ao estudo da óptica 
geométrica, leis da reflexão e refração e  dispersão da luz, de maneira que os 
estudantes participem ativamente do processo  de construção de seu conhecimento.
Este trabalho descrito aqui baseia-se nos princípios da Aprendizagem Significativa de 
Marco Antônio Moreira e David Ausubel.  A pesquisa abrangeu a aplicação de uma 
sequência didática na sala da 2ª série  de Ciência Humana e Linguagem (CHL), no 
Centro Educa  Mais Amaral Raposo em Grajaú -  MA. Com  a aplicação de experimentos 
utilizando o kit didático Aventuras na Ciência  –  Aventuras com Raios de Luz, e também 
utilizando a Gamificação através dos jogos da Trilha Geométrica e Óptica Master. As 
avaliações  foram  realizadas de forma contínua e durante todo o processo  de 
cumprimento da sequência didática,  de forma  exitosa em sua  aplicação,  analisando
os resultados apresentados na  avaliação diagnóstica, nos resultados obtidos das 
atividades experimentais como também na participação nos jogos didáticos e, por fim,
nos resultados obtidos na atividade pós-teste.
ABSTRACT
For many high school students, physics is  considered difficult, and when it is taught 
without contextualization, understanding becomes more complicated and the brilliance 
of physics is lost. Therefore, this work developed the construction of a didactic 
sequence with the aim of helping teachers in  the teaching-learning process of 2nd 
grade of high school students in the study of geometric optics, the laws of reflection 
and refraction and the dispersion of light, so that students actively participate in the 
process of constructing their knowledge. The work described here is based on the 
principles of Meaningful Learning by Marco Antônio Moreira and David Ausubel. The 
research involved the application of a didactic sequence in the 2nd year Human 
Sciences and Language (HSL) classroom at the Centro Educa Mais Amaral Raposo 
in Grajaú  -  MA. With the application of experiments using the teaching kit Aventuras 
na Ciência  -  Aventuras com Raios de Luz (Adventures in Science  -  Adventures with 
Light Rays), and also using gamification through the games Trilha Geométrica 
(Geometric Trail) and Mestre da Ótica (Master of Optics). The evaluations were carried 
out continuously throughout the process of completing the didactic sequence, with 
success in its application, analyzing the results presented in the diagnostic evaluation, 
in the results obtained in the experimental activities as well as in the participation in 
the didactic games and, finally, in the results obtained in the post -test activity.