Repositório Institucional da UFPI

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA BÁSICA PARA O ENSINO MÉDIO BASEADAS EM MEDIAÇÃO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA NETO, Joaquim, Marques da
dc.date.accessioned 2024-11-13T12:13:41Z
dc.date.available 2024-11-13T12:13:41Z
dc.date.issued 2024-11-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3780
dc.description Orientador: Prof. Dr. Célio Aécio Medeiros Borges. Examinador interno: Prof. Dr. Marcos Antônio Tavares Lira. Examinador externo: Prof. Dr. José da Silva Rodrigues - IFPI . pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este trabalho teve como objetivo a utilização de atividades experimentais para o ensino de eletrodinâmica, com o propósito de resolver a questão: a utilização de atividades experimentais no ensino de eletrodinâmica, na educação básica pode melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem? Diante da necessidade de exercitar de maneira prática o que foi ensinado em sala de aula e de apresentar aos estudantes os conceitos da Física de maneira pratica elaboramos uma sequência didática com atividades para análise do comportamento de componentes de circuitos elétricos (resistores, baterias, capacitores) em diferentes configurações. Dessa maneira, recorremos aos estudos sobre a teoria sócio histórico cultural de Lev Semenovich Vygotsky, pois a partir dos seus conceitos de zona de desenvolvimento proximal e mediação se adequa melhor podemos alcançar nossos objetivos. Esta sequência didática gerou um produto educacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Essa pesquisa foi aplicada no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante CEEP José Pacífico de Moura Neto no município de Teresina-PI, para alunos da 3º série do Ensino médio, no qual os alunos foram divididos em seis grupos de três participantes. Foi realizado um pré-teste, utilização de um questionário, com o propósito de analisar o conhecimento prévio dos alunos e, posteriormente, verificou-se uma melhora expressiva nas notas dos alunos nessa unidade através da realização da prova pós aplicação da sequência didática. Este trabalho teve uma abordagem qualitativa e quantitativa que juntas forneceram resultados de todo processo. Verificou-se que com a aplicação da sequência didática, os estudantes mostraram-se mais colaborativos, participando mais efetivamente do processo de ensino e de aprendizagem. Foi notado o surgimento de uma maior interação entre os alunos que possibilitou diálogos e debates dos conteúdos envolvidos. Dessa forma, acreditamos, a construção do saber a partir da mediação do professor. Palavras-chave: Eletrodinâmica. Circuitos. Ensino Médio. Mediação. ABSTRACT :This work aimed to use experimental activities for the teaching of electrodynamics, with the purpose of solving the question: can the use of experimental activities in the teaching of electrodynamics, in basic education, improve the quality of the teaching and learning process? Faced with the need to practice in a practical way what was taught in the classroom and to introduce students to the concepts of Physics in a practical way, we developed a didactic sequence with activities to analyze the behavior of electrical circuit components (resistors, batteries, capacitors) in different settings. In this way, we resort to studies on the socio-historical-cultural theory of Lev Semenovich Vygotsky, because from his concepts of zone of proximal development and mediation that best suits us, we can achieve our goals. This didactic sequence generated an educational product of the National Professional Master's Degree in Physics Teaching (MNPEF) at the Federal University of Piauí (UFPI). This research was applied at the CEEP José Pacífico de Moura Neto State Vocational Education Center in the city of Teresina-PI, for students of the 3rd grade of high school, in which the students were divided into six groups of three participants. A pre-test was carried out, using a questionnaire, with the purpose of analyzing the students' prior knowledge and, later, there was a significant improvement in the students' grades in this unit through the test after the application of the didactic sequence. This work had a qualitative and quantitative approach that together provided results of the entire process. It was found that with the application of the didactic sequence, the students were more collaborative, participating more effectively in the teaching and learning process. It was noticed the emergence of a greater interaction between the students that made possible dialogues and debates of the involved contents. In this way, we believe, the construction of knowledge from the teacher's mediation. Kewwords: Electrodynamics. circuits. High school. Mediation. pt_BR
dc.description.sponsorship Não informado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Física – Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Recurso Didático - Experimentos pt_BR
dc.subject Eletrodinâmica pt_BR
dc.title ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO DE ELETRODINÂMICA BÁSICA PARA O ENSINO MÉDIO BASEADAS EM MEDIAÇÃO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account