Abstract:
RESUMO :Atualmente, os jovens procuram os meios que os proporcionem as respostas mais rápidas e fáceis possíveis, nessa busca por respostas de fácil acesso muitas vezes
são aceitas teorias incompatíveis com os estudos da Ciência. Essa prática em aceitar
qualquer tipo de respostas tem prejudicado o meio escolar fazendo com que os jovens
não tenham mais interesse pela concepção científica, tornando-os em “tábula rasa”.
Nesse sentido, a construção de um modelo de Sequência Didática que colabore para
uma aprendizagem significativa surge a todo momento como necessidade nas escolas,
devido a forma volátil e dinâmica da escola com seu público que a cada dia torna-se
mais jovem. No entanto, mesmo com a alta rotatividade do público, alguns obstáculos
na aprendizagem não mudam, como o caso das concepções alternativas que sempre
existiram, e provavelmente continuarão existindo, por uma razão básica, o ser humano
sempre irá formular explicações razoáveis, sem fundamento científico, para explicar
situações problema do dia a dia. Por esse motivo, explicações equivocadas sempre
produziram concepções alternativas. Nessa perspectiva o presente trabalho aborda a
implementação de uma Sequência Didática voltada para modificação das concepções
alternativas referentes aos primeiros fenômenos da Óptica: Absorção, Reflexão e
Refração da luz. Para isso, teoria escolhida para fundamentação dessa pesquisa é
Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A SE é composta por 4
estágios, sendo o primeiro responsável pela identificação das concepções alternativas,
o segundo estágio promove a avaliação formativa através da construção de mapas
conceituais, o terceiro estágio compreende a atividade com simulador virtual. E por
fim, o último estágio que possui a missão de avaliar todos os resultados analisados
durante os estágios iniciais. Os resultados apresentados durante o fim da aplicação
do produto educacional se mostraram satisfatórios, pois motivaram a participação dos
alunos nas aulas do ensino de Física, além da verificação de aquisição de
conhecimento sobre os fenômenos de absorção, reflexão e refração.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Concepções alternativas, Ensino de
Física, Óptica.
ABSTRACT :Currently, young individuals seek the means that provide them with the quickest and easiest answers possible. In this quest for easily accessible answers, theories incompatible with scientific studies are often embraced. This practice of accepting any type of answer has detrimentally affected the educational environment, causing the
youth to lose interest in scientific concepts, rendering them as "blank slates." In this
context, the development of a Didactic Sequence model that contributes to meaningful
learning emerges as a constant necessity in schools, due to the volatile and dynamic
nature of the educational setting, with an increasingly youthful audience each day.
Nevertheless, even with the high turnover of the audience, some obstacles to learning
remain unchanged, such as the case of alternative conceptions that have always
existed, and likely will continue to exist for a fundamental reason: human beings will
always formulate reasonable explanations, devoid of scientific foundation, to elucidate
everyday problems. For this reason, misconceptions have consistently generated
alternative conceptions. From this perspective, the present study addresses the
implementation of a Didactic Sequence aimed at modifying alternative conceptions
related to the primary phenomena of Optics: Absorption, Reflection, and Refraction of
light. To achieve this, the theory chosen for the foundation of this research is David
Ausubel's Theory of Meaningful Learning.The Didactic Sequence comprises four
stages. The first stage is responsible for identifying alternative conceptions, while the
second stage fosters formative evaluation through the construction of conceptual maps.
The third stage involves activities with a virtual simulator, and finally, the last stage is
dedicated to evaluating all the results analyzed during the initial stages. The results
presented at the end of the application of the educational product proved satisfactory,
as they motivated student engagement in Physics classes, in addition to verifying the
acquisition of knowledge about the phenomena of absorption, reflection, and refraction.
Keywords: Meaningful Learning, Alternative Conceptions, Physics Education, Optics.