Repositório Institucional da UFPI

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA: Aplicação da Teoria Social da aprendizagem na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Marcos Patrício Martins da
dc.date.accessioned 2024-11-08T13:59:57Z
dc.date.available 2024-11-08T13:59:57Z
dc.date.issued 2024-11-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3772
dc.description Orientador(a): Prof. Dr. Micaías Andrade Rodrigues. Examinador interno:Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel. Examinador externo: Prof. Dr. Messias Vilbert de Sousa Santos Examinador externo: Prof. Dr. João Eduardo Fernandes Ramos. Examinador externo: Edina Maria de Sousa Luz - UESPI pt_BR
dc.description.abstract RESUMO : Este estudo tem como tema o desenvolvimento e a aplicação de uma Sequência Didática (SD) para o Ensino Óptica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em consonância com a Teoria Social da Aprendizagem, de Étienne Wenger. A aplicação desta SD deu-se no Centro de Educação Profissional Professor Ruy Leite Berger Filho, pertencente à Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Os sujeitos participantes dessa pesquisa foram os alunos da EJA, etapa VII do turno da noite. Esta SD utilizou experimentos de baixo custo, simuladores PhET e GeoGebra, aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp, questionários criados e enviados através do Google Forms, vídeos educativos do YouTube e oficinas de aprendizagem. A SD levou em conta o perfil típico dos alunos da EJA: estudantes que possuem uma certa experiência de vida e que normalmente trabalham. Por isso, a abordagem utilizada priorizou a construção dos conceitos da Óptica em conjunto com os alunos, valorizando as suas experiências individuais e o relacionamento da turma através da troca de experiências. Durante a aplicação da SD, observou-se o bom engajamento dos alunos nas atividades propostas. O ambiente de relacionamento de grupo criado favoreceu a livre participação dos alunos em levantar e responder os questionamentos. A utilização de simuladores para explicar os fenômenos ópticos foi bem aceita pelos estudantes. A observação do Eclipse Solar Anular de 14/10/2023, realizada de forma individual em ambiente não escolar e compartilhada por eles através do grupo de mensagens instantâneas, contribuiu para a consolidação da Comunidade de Prática (CP) em ambiente virtual. As oficinas de aprendizagem propostas ao final da SD, com a construção dos dois dispositivos, “O Disco de Newton” e “A Câmara Escura”, foram decisivas para demonstrar a eficácia da aprendizagem de grupo através da formação da CP. Foi para auxiliar os professores dessa modalidade que esta SD foi idealizada, mas nada impede que ela possa ser utilizada no ensino regular, desde que o professor realize as adaptações que julgar necessárias. Palavras-chave: ensino de física; educação de jovens e adultos; sequência didática; comunidade de prática; teoria social da aprendizagem. ABSTRACT :This study focuses on the development and application of a Didactic Sequence (DS) for teaching Optics in the Youth and Adult Education (YAE) modality, in line with Étienne Wenger's Social Learning Theory. The DS was implemented at the Professional Education Center Professor Ruy Leite Berger Filho, which is part of the State Department of Education of Piauí. The participants in this research were students from the YAE, stage VII of the night shift. This DS utilized low-cost experiments, PhET and GeoGebra simulators, the WhatsApp instant messaging app, questionnaires created and sent via Google Forms, educational YouTube videos, and learning workshops. The DS took into account the typical profile of YAE students: individuals who have some life experience and usually work. Therefore, the approach used prioritized the construction of Optics concepts together with the students, valuing their individual experiences and the class relationships through the exchange of experiences. During the DS implementation, good student engagement in the proposed activities was observed. The group relationship environment created favored the free participation of students in raising and answering questions. The use of simulators to explain optical phenomena was well received by the students. The observation of the Annular Solar Eclipse on 10/14/2023, conducted individually in a non-school environment and shared by them through the instant messaging group, contributed to the consolidation of the Community of Practice (CP) in a virtual environment. The learning workshops proposed at the end of the DS, with the construction of two devices, "Newton's Disk" and "The Camera Obscura," were decisive in demonstrating the effectiveness of group learning through the formation of the CP. This DS was designed to assist teachers in this modality, but nothing prevents it from being used in regular education, provided that the teacher makes the necessary adaptations. Keywords: physics teaching; youth and adult education; didactic sequence; community of practice; social learning theory. pt_BR
dc.description.sponsorship Não informado. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fisica - Estudo e ensino pt_BR
dc.subject Sequência Didática pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos( EJA) pt_BR
dc.subject Óptica pt_BR
dc.title SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ÓPTICA: Aplicação da Teoria Social da aprendizagem na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account