Repositório Institucional da UFPI

MANUAL BÁSICO DE REGRAS: o uso do role playng game (RPG) como uma ferramenta didática no ensino da dinâmica na física na educação básica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author GOMES, Diego de Oliveira
dc.date.accessioned 2024-11-08T13:58:05Z
dc.date.available 2024-11-08T13:58:05Z
dc.date.issued 2024-11-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/3771
dc.description Orientador: Prof. Dr. Valdemiro da Paz Brito Examinador interno: Prof. Dr. Nelson Studart Filho Examinador interno: Prof. Dr. José Pimentel de Lima Examinador interno: Prof. Dr. Micaias Andrade Rodrigues pt_BR
dc.description.abstract RESUMO O presente trabalho aborda a aplicação de um modelo de jogo didático, Produto Educacional, que consiste em um jogo com um formato de Manual Básico de Regras que utiliza o Role Playing Game (RPG) como ferramenta didática para o ensino da Dinâmica na Física, na Educação Básica. A utilização do RPG em sala de aula tem como objetivo construir e aplicar um modelo de jogo didático como uma metodologia ativa, sob a perspectiva da aprendizagem significativa. Isto consistiu na elaboração de um modelo de RPG que pudesse identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes participantes da pesquisa, através do uso de questionários relacionados ao RPG e aos conteúdos de Física. Os seus objetivos consistiram em: investigar quais as formas mais eficientes de usar um jogo educacional ou de incorporar as Metodologias Ativas a este jogo; verificar se os conteúdos de Física abordados são os mais adequados à metodologia proposta e aferir qualitativamente os resultados obtidos no teste do Manual de Regras. A proposta tinha a finalidade de despertar o interesse do aluno no estudo de Física, estimulando a sua participação ativa em seu processo de formação, e, ao mesmo tempo, trazendo significado para os conteúdos vistos em sala de aula através da aventura proposta no Manual/Jogo de RPG que devem ser solucionadas através dos conhecimentos prévios de seus participantes. Este trabalho contém uma explicação geral do que é o RPG e seu funcionamento e a análise dos dados produzidos se deu por meio do método de análise textual discursiva, aplicado aos resultados das respostas dos questionários e sobre as impressões do Professor autor desse trabalho, em uma aventura de RPG aplicada em turmas de alunos da 1ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Teresina-PI. Através dos resultados obtidos com os instrumentos de coleta de dados e das observações feitas durante e após a aplicação do RPG, objeto deste trabalho, percebemos que o uso desse jogo propiciou uma grande interação entre os alunos, despertando nestes um maior interesse pela disciplina de Física, além de melhorias no que diz respeito à argumentação e à exposição de suas ideias. Desta forma, a aplicação do RPG de forma remota promoveu uma aprendizagem significativa, mostrando ainda, que a introdução dos jogos lúdicos foi bem recebida pelos alunos e aumentou a interação entre professor e aluno. Por fim, percebemos através dos resultados que o RPG é um recurso que auxilia o Ensino de Física, aproximando o ensino da teoria com a prática, facilitando assim, a aprendizagem dos conceitos físicos de Dinâmica. ABSTRACT The present work address the application of a didactic game model, an Educational Resource, which consists of a game with a Player’s Handbook that uses the Role Playing Game (RPG) as a didactic tool to teach Dynamics in Physics, during classes in Basic education. The use of RPG in the classroom aims to build and apply a didactic game model as an active methodology, under a meaningful learning. This consisted in the elaboration of a model of RPG that could identify the cognitive abilities developed by the students participating in the research, through the use of questionnaires related to the RPG and the topics on Physics. The objectives are: to investigate the most efficient ways to use an educational game or to incorporate active methodologies into this game; to verify if the Physics topics approached are the most adequate to the proposed methodology; and qualitatively assess the results obtained during the test of the player’s handbook. The goal of this work is to arouse students' interest in the studying Physics, stimulating their active participation in their educational process, and, at the same time, bringing meaning to the topics seen in the classroom through the campaign proposed by the handbook/ RPG game that must be solved through the previous knowledge of its participants. This work contains a general explanation of what RPG is and its functioning, and the analysis of the data produced was carried out through text discourse analysis, applied to the answers of the questionnaires and on the impressions of the teacher-author of this work, in a RPG campaign applied in classes of students of the 1st (first) series of high school in a public school in the city of Teresina-PI. Through the results obtained with the data collection tools and the observations made during and after the application of the RPG campaign, subject of this work, we realized that the use of this game provided a great interaction between the students, arousing in them a greater interest about Physics, as well as improvements in terms of argumentation and the exposition of their ideas. Thus, the remote application of the RPG campaign promoted meaningful learning, showing that the introduction of recreational games was well received by the students and increased the interaction between teacher and student. Finally, we realized through the results that RPG is a helpful resource for teaching Physics, bringing the teaching of theory closer to practice, thus facilitating the learning of the physical concepts of Dynamics. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Role Playing Game pt_BR
dc.subject Manual básico de regras pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Ensino de física pt_BR
dc.subject Physics teaching pt_BR
dc.subject Role-Playing Game pt_BR
dc.subject Player’s handbook pt_BR
dc.subject Meaningful learning pt_BR
dc.title MANUAL BÁSICO DE REGRAS: o uso do role playng game (RPG) como uma ferramenta didática no ensino da dinâmica na física na educação básica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account